Pêssegos Assados com Crumble de Aveia e Sementes

Na nova casa existia um pessegueiro que decidimos manter. O nosso novo pessegueiro já nos presenteou com alguns pêssegos doces e saborosos.

Os primeiros acabaram a ser colhidos ligeiramente verdes para não se estragarem durante a nossa ausência e foram durante alguns dias parte do “lanche” que nos acompanhava para a praia.

Assim que chegamos a casa, havia uns poucos prontos a ser colhidos e ainda outros caídos do chão.

Senti que tinha de cozinhar alguma coisa com os pêssegos do nosso pessegueiro. A quantidade de pêssegos é pequena, pelo que fazer uma compota estava fora de questão.

Foram então um delicioso pequeno almoço. Pêssegos aromáticos assados e um crumble crocante perfeito para fazer companhia aos pêssegos macios.

Espero que gostem desta sugestão, que tanto pode ser um pequeno almoço diferente, como uma sobremesa de verão, mais simples, e que acompanha deliciosamente  com um pouco degelado de nata ou baunilha.

Ingredientes para 1 pessoa:

2 pêssegos pequenos

25g de aveia

15g de manteiga

15g de açúcar ou 1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de sementes de linhaça

1 colher de chá de sementes de girassol

1 colher de chá de pasta de baunilha

1 colher de sopa de água de rosas (opcional)

Preparação:

Lave bem os pêssegos e corte-os ao meio retirando cuidadosamente o caroço. Coloque-os depois numa pequena taça que possa ir ao forno, com a concavidade voltada para cima e regue com o água d rosas, se usar, e com a pasta de baunilha.

Àparte misture a aveia com as sementes, o açúcar ou mel e a manteiga e amasse até obter uma espécie de migalhas grossas.

Coloque esta mistura sobre os pêssegos, enchendo as concavidades e leve a assar durante 10 a 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC até que os pêssegos estejam macios e o crumble dourado.

Sirva ainda morno com um pouco de iogurte natural, se for como pequeno almoço, ou com gelado de nata ou baunilha se estiver a pensar numa sobremesa.

Bom Apetite!

5 respostas

  1. Aqui está uma ideia muito simpática para uma sobremesa simples, de improviso ou não, mas cheia de sabor. É uma ideia diferente para usar a fruta, variando um pouco do tradicional: compotas, bolos e tartes com fruta. Confesso que estou a apreciar este género de sobremesas, à base de fruta assada ou mesmo cozida, e que por vezes, dá para aproveitar aquelas peças de fruta murchas, maduras demais ou sem sabor, e que por vezes não sabemos o que fazer com elas. E são versáteis, podendo serem servidas simples ou como acompanhamento (ou complemento) de um iogurte, bolo ou mesmo uma panacotta (lembro-me de uma que fiz acompanhada com morangos assados). Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Cá em casa também temos um pequeno pessegueiro que nos presenteou este ano pela primeira vez, mas tem tantos, tantos pêssegos que esta receita vem mesmo a calhar!
    Beijinhos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *