Os nossos jantares regulares com grupos de amigos vão-se mantendo. Em alguns casos, os jantares tornam-se almoços por ser mais simples por causa das crianças – porque estamos numa fase que, quase todos os anos há um bebé novo – e apesar de algumas alterações todos vamos sendo capazes de conjugar as nossas agendas e os nossos afazeres e mesmo assim manter as nossas rotinas. Há mais barulho, mais ausências da mesa, mais choro e ranho pelo meio, mas mesmo assim somos capazes de ir mantendo esta essência que é tão precisa. Podemos aumentar a família, ter uma maior responsabilidade enquanto pais, mas isso não nos tem impedido de estar e conviver com os nossos amigos, de preparar saborosas iguarias, de rir muito e de continuar a ter espaço para estar com os outros.
Porque continua a haver vida para além dos filhos. E, na minha opinião é uma vida com alterações, é certo, mas continua a haver espaço para tudo. Porque os pais também precisam de manter algumas das suas rotinas.
E foi para um desses jantares de amigos, entre consultas para uns, ida à farmácia para outros e sestas a horas menos próprias para ainda outros que preparei uma entrada simples que, no dia a dia pode ser um prato principal.
Não era bem isto que eu queria fazer, mas tinha quase 3 dúzias de ovos em casa, e nada melhor que fazer algo que lhes desse algum andamento… No final não sobrou nadinha e entre pequenos e graúdos ficou aprovada!
Entretanto aproveito para informar que este domingo, dia 7 de Junho, estarei na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h30, no pavilhão da Esfera dos Livros para os habituais autógrafos e dois dedos de conversa com todos aqueles que quiserem e puderem por lá passar. Terei todo o gosto em vos conhecer ou reencontrar!
Ingredientes para 10 pessoas (como entrada):
10 ovos
100g de queijo ralado (usei queijo da ilha)
300ml de natas (usei natas com baixo teor de gordura)
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de salsa picada
100g de presunto em fatias finas
Preparação:
Abra os ovos para uma taça. Junte-lhes as natas e bata bem com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea. Tempere a gosto com sal e pimenta (atenção ao sal porque tanto o queijo como o presunto contêm sal, junte a salsa picada o queijo ralado e misture bem.
Pique depois o presunto, com uma faca, e de uma forma grosseira e acrescente ao preparado anterior.
Coloque a mistura num pirex ou assadeira funda e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a mistura estar cozinhada e dourada. (Quando retirar do forno é normal que a fritara esteja “inchada” e que depois abata!)
Sirva depois de fria, cortada em pedaços e acompanhe com uma salada verde.
Bom Apetite!
13 respostas
Mais uma boa sugestão! Há que manter algumas rotinas, mesmo com algumas adaptações. A vida é assim mesmo, e o convívio é necessário. Conto estar na feira do livro nesse dia, aproveitando para comprar os dois livros que faltam. Um bom início de semana, Sara Oliveira
Sara,
Fico à espera de finalmente a conhecer. Afinal falamos todos os dias!
Um beijinho,
Joana
Uma pergunta: esses ingredientes são para 10 pessoas, e se forem somente para duas pessoas? Pode dizer?
Obrigada pela atenção!
Esta receita foi preparada para 10 pessoas como uma entrada. Se fosse para um prato principal daria para 4 pessoas.
Portanto para duas pessoas, e como prato principal aconselho a fazer metade da receita.
Um beijinho,
Joana
um belo piteu…
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Parece muito bom, e o mais agradável é que é super fácil de confecionar:)
Uma boa semana para si!
manuela
Manuela,
É mesmo muito simples. E o melhor é que basta variar os ingredientes para ter sempre uma combinação diferente e a seu gosto.
Um beijinho,
Joana
Huuuummmmm!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada Susana. Foi mesmo Hummm pois não sobrou nada!
Um beijinho,
Joana
Que bom manter um grupo de amigos e partilhar boa comida à mesa com quem mais gostamos. Faço o mesmo, é do melhor que a vida tem. A receita é ótima e fácil, adorei.
Beijinho. Susana
http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/
Obrigada!
Realmente ter um grupo de amigos assim, é maravilhoso, além de muito divertido!
Um beijinho,
Joana
Estava a pensar substituir as natas por iogurte natural. Que acha?