Almôndegas em Leite de Coco e Especiarias com Esparguete de Caril


Numa altura de Primavera e com tempo quase de inverno, há pouca vontade de sair de casa. Mesmo assim o fim de semana passou-se com as rotinas habituais – que eu sou uma criatura de algumas rotinas – e a manhã de sabado foi passada como sempre entre a aula de piscina do Zé Maria, as compras no Mercado biológico e as compras no supermercado. Mas durante a tarde o tempo piorou… por aqui quase um dilúvio, chuva a cair bem forte, enquanto eu e a minha sobrinha mais velha nos metemos na cozinha a fazer um bolo de chocolate escolhido por ela! Nada melhor para fazer numa tarde de sábado chuvosa do que bolos para comer ainda quentinhos…

E como a chuva não nos comanda a vida, a apesar de a alterar um bocadinho, ainda houve um jantar de amigos há muito a ser continuamente adiado e um serão bem passado.

E para mim, domingo foi mesmo dia de descanso, com o sofá e a manta e as minhas séries favoritas a fazerem as honras da tarde.

Afinal a primavera chuvosa de Abril ainda nos deixa fazer planos simpáticos.

E hoje, como o dia continua contento e chuvoso, um parto cheio de cor e sabor para animar um bocadinho.

E continuam os workshops na iniciativa Moda Up, da Marque Soares. Dia  30 de Abril e dia 7 de Maio, serão os próximos, com receitas que vos irão certamente agradar. Além de workshops ligados à culinária, e como poderão ver no cartaz abaixo, há outro tipo de workshops, iniciativas e encontros, para todos os gostos.


Ingredientes para 2 pessoas:



160g de esparguete (eu usei esparguete com sabor a caril)

350g de carne picada (usei vaca)

1 ovo

2 colheres de sopa de pão ralado

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

2 dentes de alho

1 cebola

200ml de leite de coco

1 colher de chá de garam masala

1 colher de chá de coentros em pó

2 tomates pelados


Preparação:


Comece por preparar as almôndegas. Numa taça coloque a carne picada e tempere com sal e pimenta. Acrescente o ovo e o pão ralado e amasse bem até obter uma espécie de massa. Forme então bolinhas do tamanho de nozes e reserve.

Entretanto pique a cebola com os dentes de alho e leve num tacho ao lume, juntamente com um pouco de azeite e deixe refogar. Acrescente depois o tomate pelado partido e cubinhos e acrescente as especiarias. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente depois o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Quando levantar fervura acrescente as almôndegas, de modo a que fiquem bem coberta pelo molho, e deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até estarem cozinhadas.

Entretanto coza o esparguete em água temperada de sal, até ficar al dente. 

Sirva as almôndegas com o esparguete e acompanhe com brócolos cozidos.


Bom Apetite!

17 respostas

    1. Trerasia Chagas,

      Obrigada.
      O esparguete é seco, na marca milaneza, uma variedade colocada recentemente no mercado de massas com sabores. É muito saboroso.
      Um beijinho,
      Joana

  1. Apesar da chuva, que nos tolda os planos e a vontade de sair de casa, é óptimo quando essa rotina imposta é quebrada por acasos 🙂
    Fiquei super curiosa com o molho das almôndegas – vou experimentar adaptar, para umas almôndegas de tofu.
    Boa semana
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

  2. Uma ideia bastante aromática e colorida, para alegrar um dia meio "murcho" e cinzento. Fins de semana de chuva, chamam por algo doce e este não foi diferente. Fiz a tarte de amêndoa e framboesa, mas com o que tinha em casa, neste caso cerejas congeladas. Mas tinha mais massa que recheio, pois a forma era redonda e tinha os bordos altos. Muito boa e a repetir (ou dobro a quantidade do recheio ou arranjo uma forma baixinha e pequena).

    1. Sara, (presumo que seja a Sara, já lhe conheço a maneira de escrever!)
      A tarte, se usar uma forma muito alta, e apesar de a massa de amêndoa crescer um pouco, realmente é melhor duplicar as quantidades. Com cerejas deve ficar igualmente saborosa, assim como com mirtilos e até morangos.
      Quanto aos dias de chuva e cinzentos, nada melhor do que os aproveitar para cozinhar.
      Um beijinho,
      Joana

    2. Sim era eu, a Sara Oliveira a "comentadora"! Voltarei a esta tarte, seja com a forma grande ou pequena (já ando a "namorar" à bastante tempo a forma rectangular e a quadrada). Por acaso, tinha imaginado com morangos. Mas também deve funcionar bem com uvas e maçãs em pedaços não muito pequenos, banana em rodelas, e quem sabe com outro tipo de nozes em farinha (avelã, noz pecã, castanha do maranhão e até amendoim). Farinha de avelã e pedaços de chocolate, em vez da fruta, também deve ser bastante interessante…Basta uma boa base e imaginação! Sara Oliveira

  3. Fiz as almôndegas com umas congeladas de peru que nem sabia bem como lhes dar a volta e outro sabor. Ficaram mais que aprovadas. Prato que os meus filhotes peçam para repetir e digam que está bom entra directamente na lista dos a repetir nas ementas semanais. Ant

    1. Ainda bem que correu bem e que todos gostaram desta singela sugestão. que torna umas simples almôndegas em algo mais saboroso.

      Um beijinho,
      Joana

  4. Ola Joana

    Preciso de uma dica para esta receita maravilhosa

    Na ausnecia de garam masala o q sugere para a substituir?
    Tenho caril em po serve?!

    Bjs e obrigada

    1. IAM,

      O caril em pó serve perfeitamente para substituir. Vai ver que fica igualmente saboroso.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *