Bacalhau à Preciosa

Esta receita de bacalhau no forno ganha o nome da sua executante e “criadora”. O nome de quem me ensinou a receita e me acompanhou a fazê-la, passo a passo, enquanto eu a recriava.

É uma daquelas receitas relativamente simples de bacalhau, que faz lembrar as os pratos de Bacalhau à Casa dos típicos restaurantes portugueses. Com ingredientes básicos: batatas, cebolas, alho, bacalhau, azeite, louro, grelos.

Uma receita que só me faz lembrar almoços de domingo em família e que será certamente recriada em outra ocasião.

Arriscam-se a experimentar?

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos pequenos de bacalhau previamente demolhados

2 cebolas

1 folha de louro

1 malagueta seca (ou piri-piri a gosto)

2 dentes de alho

3 colheres de sopa de polpa de tomate

4 batatas médias

1 molhinho de espinafres ou de grelos

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as cebolas e os dentes de alho. Corte e cebola em meias luas e lamine os dentes de alho. Leve depois um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas e os dentes de alho e deixe começar a refogar. Acrescente agora a folha de louro, a polpa de tomate e tempere com a malagueta ou piri-piri e com um pouco de pimenta. Deixe refogar um pouco, cerca de 5 minutos e acrescente agora os lombinhos de bacalhau, deixando-os estufar no refogado. Assim que começarem a ficar cozinhados e macios, com a ajuda de um garfo desfaça-os em lascas e envolva-os na cebolada. Junte as folhas de espinafres ou de grelos (se usar grelos convém dar-lhes uma fervura primeiro) e envolva bem no preparado retificando de sal.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Leve-as a fritar até que começem a querer alourar, mas não a deixe ficar muito fritas. Escorra depois as batatas sobre papel absorvente.

No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa coloque as batatas e, por cima destas disponha a mistura de bacalhau e espinafres.

Leve ao forno previamente aquecido apenas para alourar e sirva de imediato com uma salada verde.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Adoro receitas com nome das pessoas (autores dos pratos), porque é sinal de comida boa e deliciosa! Já sei o que fazer no fim de semana, pois tenho um molho de grelos à minha espera… Desejo-lhe um bom dia, Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *