Apesar de o verão não ser propriamente a altura ideal para fazer caril, assim que olhei para a gaveta do meu frigorífico e vi a beringela, a primeira coisa que me veio à cabeça foi caril. (Isto apesar de ter comprado a beringela para fazer recheada…) Lembrei-me também que tinha um pouco de carne de vaca e um resto de leite de coco que tinha sobrado já nem me lembro de quê, e que por acaso estava congelado – sim, podem congelar as sobras do leite de coco se não usarem a lata inteira.
Pois bem, esta é a história deste caril, que acompanhou com um “molho” de pepino, iogurte e hortelã também conhecido por tzatziki.
Espero que gostem.
Ingredientes para 2 pessoas:
250g de carne de vaca para estufar
1 beringela pequena
1 tomate grande maduro
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de pó de caril
Piri-piri moído q.b.
125ml de leite de coco
1 cebola grande
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume um tacho com o óleo vegetal e acrescente a cebola e os alhos deixando refogar um pouco. Junte depois o pó de caril e o piri.piri a gosto e deixe ir refogando, em lume brando e, se necessário, vá acrescentando golinhos de água. Junte depois o tomate partido em cubinhos e deixe refogar mais dois minutos.
Acrescente depois a carne de vaca partida em cubinhos, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe refogar até a carne começar a ficar macia. Acrescente depois a beringela também cortada em cubinho e o leite de coco, retifique de sal e pimenta e deixe cozinhar até a beringela estar macia.
Sirva com arroz branco e molho de iogurte, pepino e hortelã.
Bom Apetite!
3 respostas
Faz um pouco de impressão ao olhar para esse prato de comida
E porque é que ao anónimo lhe" faz um pouco de impressão"? É porque lhe apetecia comer e não pode, porque é vegetariano e também não pode, porque é pretencioso e acha que a cozinha de todos os dias em nossas casas, tem de ter assinatura de chef, ou é invejoso e como tal, diz mal do que lhe apetece encoberto com o anonimato ? É que tudo pode acontecer,,, Esclareça lá. Eu pelo menos gostaria de saber pois admiro o trabalho da Joana há tantos anos neste blogue que apesar de estar de férias continua a partilhar a sua cozinha com todos nós!
Pois eu também admiro mas não invalida que tenhamos que dizer amen a tudo!…..