Frango com Lima e Gengibre

Não é por acaso que o novo livro se chama “Receitas para todos os dias”. Tem muito que ver com a maneira como eu cozinho, com ingredientes que todos temos em casa, com alguma rapidez e preparados de maneira muito simples para que realmente sirvam o propósito de ajudar quem tem de cozinhar todos os dias e já está um pouco cansado de fazer todos os dias as mesmas coisas.

Este frango de hoje podia fazer parte do novo livro, porque serve todos esses propósitos. Frango é algo que particamente todos compramos e temos sempre em casa. E um ingredientes que muitas vezes já não sabemos como preparar e acabamos por fazer sempre da mesma maneira. Juntar lima, sweet chilli e gengibre é uma forma de o fazer com sabores um pouco diferentes, e de tonar o frango assado menos banal… E se não têm lima em casa, usem limão. E não costumam ter sweet chilli? Não é a mesma coisa mas podem substituir por um pouco de mel e juntar um pouco de piri-piri moído. Mais uma receita que é apenas uma inspiração para todos os dias.

Ingredientes para 2 pessoas:

½ frango partido em pedaços

Sal e pimenta q.b.

1 lima

1 colher de sopa de molho sweet Chilli

1 dente de alho

1 pedacinho do tamanho de um dente de alho de gengibre fresco

Azeite q.b.

Folhas de manjericão q.b.

Preparação:

Tempere o frango com um pouco de sal e pimenta. Junte depois o dente de alho e o gegibre ralado, um pouco da raspa da lima e o seu sumo, o molho sweet chilli e regue com um fio de azeite. Envolva bem na marinada e, se possível deixe tomar gosto durante algum tempo.

Coloque o frango e a marinada num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e tape com papel de alumínio.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC até que o frango esteja tostadinho e cozinhado.

Polvilhe com folhas de manjericão fresco e sirva com arroz e uma salada.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. A receita apesar de ter alguns ingredientes semelhantes, não é igual à receita de 2010. Não faria sentido publicar a mesma receita duas vezes…. Experimente também este para ver qual é o melhor!
    Um beijinho.
    Joana

    1. Esqueci-me de referir que depois se deve retirar o papel de alumínio para deixar tostar uns minutos antes de servir.
      Joana Roque

  2. Muito bom! Tb costumo inventar um bocado com os temperos q tenho, basta conjugar de maneira diferente p tornar um prato de sempre uma 'novidade'. Thanks pela sugestão! Bjinhos!

  3. A questão está no sweet chilli. São sempre os ingredientes que atrapalham a realização das receitas, pois por vezes não conhecemos sequer o que sejam, em que supermercado se encontram e qual o aspecto dos mesmos. Por isso muitos blogues deste género fotografam os ingredientes antes da confecção o que acho uma excelente ideia. Fazem publicidade às marcas e falam se gostam ou não. Fica a dica.

    1. Além de na introdução da receita sugerir uma substituição do sweet chilli, aqui no blogue poderá também encontrar uma receita sobre como fazer o seu próprio molho sweet chilli..
      A sugestão de colocar a foto dos ingredientes é válida, mas nunca fez parte da organização deste blogue.
      Quanto ao sweet chilli é um molho agridoce picante muito usado na cozinha oriental e que se encontra com relativa facilidade em hipermercados, na secção de comida internacional.
      Espero ter ajudado.
      Joana Roque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *