Só tenho que agradecer aos meus queridos leitores, Os que ontem estiveram no showcooking do El Corte Inglés (entre os quais também alguns amigos especiais como a Suzana, a Manuela, a Alexandra, o Célio e a Anucha), os que mandaram mensagens tão simpáticas para o mail e facebook a elogiarem o novo livro e as receitas e a presença na tv. Obrgada por serem sempre tão atenciosos e por me terem feito sentir tão feliz depois de mais uns dias fora de casa e que não me permitiram estar com o Zé Maria no dia em que fez 9 meses.
Entre uma ida e outra a Lisboa e os compromissos habituais, vai havendo tempo para cozinhar. Algumas coisas muito simples, como saladas de grão com atum que eu adoro, mas outros dias umas coisas mais especiais e que acabam por resultar muito bem, como estes croquetes de bacalhau e batata doce, uma combinação perfeito que foi o nosso jantar na vanda num dia que teve um final de tarde perfeito para refeições ao ar livre.
E como o fim de semana se avizinha e dizem que vai ser chuvoso, tenho uma sugestão para quem é da zona do Porto: que vão até aos Workshops Pop-up, na Rua do Almada, para a apresentação do “Receitas para todos os dias” e dois dedos de conversa. Estarei lá pelas 16h para vos receber.
Ingredientes para 12 croquetes:
1 posta de bacalhau
1 batata doce grande
Sal e pimenta q.b.
1 gema
Pão ralado ou panko (pão ralado japonês)
2 tomates
1 pimento vermelho assado
Vinagre q.b.
Preparação:
Descasque a batata doce e corte-a em cubinhos. Leve-a a cozer num tacho com água temperada com uma pitada de sal. Assim que as batatas levantarem fervura acrescente o bacalhau e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias e o bacalhau cozido.
Retire tudo e escorra bem. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfie-o. Reserve.
Volte a colocar as batatas no tacho e coloque-as novamente num lume baixo para lhes retirar o excesso que humidade que possam ter. Com um esmagador de batatas – ou um passe vite – desfaça as batatas em puré e acrescente o bacalhau desfiado misturando bem de modo a obter uma espécie de massa. Acrescente a gema de ovo, tempere de sal e pimenta a gosto e misture bem. (Se achar a mistura muito líquida e que não seja possível de moldar os croquetes à mão, acrescente um bocadinho de pão ralado.)
Molde depois os croquetes e passe-os pelo pão ralado ou panko antes de os fritar em óleo ou azeite até que fiquem dourados.
Para a salada corte o tomate em cubinhos pequenos assim como o pimento vermelho previamente assado (poderá usar de conserva ou assar o pimento no bico do fogão). Tempere a salada com sal, azeite e vinagre e sirva com os croquetes de bacalhau e batata doce.
Bom Apetite!
5 respostas
Adorei a sugestão 🙂
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Bom dia! 🙂
Tenho ouvido muito falar desse pão ralado japonês por deixar tudo mais crocante. Pode dizer-me onde se compra?
Desde já, obrigada 🙂
Diana
bela refeição!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que receita Maravilhosa, só de olhar já dá vontade de experimentar… Huuuuuuuuuuummmmmmm!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil)
http://decolherpracolher.com.br
Que óptimo aspeto. Apetece experimentar!