As fotos de comida que tenho colocado via instagram (para me seguirem é aqui: http://instagram.com/joanaroque78 ) têm gerado muitos comentários e pedidos de receitas de coisas que eu não costumo colocar no blogue, apesar de as fazer várias vezes. É o caso do pão que tenho feito ultimamente e que, ao publicar uma foto do mesmo acabado de sair do forno, gerou uma onda de “desilusão” por a receita não se encontrar no blogue e por isso vários pedidos para partilhar a receita. Por aqui só não faço por vocês o que não posso, e se queriam a receita, aqui está ela.
Gosto muito de saber que há mais pessoas a gostarem de fazer o seu pão em casa… Os pequenos almoços – e como eu gosto do pequeno almoço – são sempre mais saborosos acompanhados por uma fatia de pão caseiro, ainda que feito no forno elétrico de uma apartamento…
(E desculpem lá o ar queimado do meu querido pão, mas só me lembrei dele quando me começou a cheirar a queimado. Era quase meia-noite e eu estava na sala a ver o Masterchef e a responder a mails…)
Ingredientes para 1 pão:
275ml de água morna (aproximadamente 37ºC)
250g de farinha integral
250g de farinha de trigo (de preferência tipo 65, mas ao menos que não seja fina para bolos!)
1 saqueta de levedura seca – tipo fermento de padeiro seco (cerca de 5g)
1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol
Sal q.b.
Preparação:
Numa taça grande coloque as duas farinhas, o sal, as sementes e o fermento. Misture bem e abra uma covinha ao centro. Vá juntando a água aos poucos e envolvendo a farinha, de modo a formar uma massa. Coloque a massa na bancada enfarinhada e amasse durante alguns minutos batendo a massa com os nós dos dedos e esticando-a com as palmas das mãos. Se não quer amassar a massa à mão, pode sempre optar por amassar na máquina de pão, se tiver, ou com as pás próprias de amassar de uma batedeira elétrica.
Forme uma bola com a massa e coloque dentro de uma taça ou forma enfarinhada a levedar.
Quando a massa tiver dobrado de volume, vire-a sobre um tabuleiro também enfarinhado e dê-lhe a forma de um pão tentando mexer na massa o menos possível. Polvilhe com um pouco mais de farinha e deixe levedar mais um pouco.
Faça depois uns cortes no pão com uma faca afiada – é mais uma questão estética que outra coisa, polvilhe com um pouco de farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC.
Assim que coloca o pão no forno – que deverá colocar em uma das prateleiras do forno, coloque também água fria no tabuleiro do forno. Como este está quente, em contato com a água fria vai criar vapor que, dizem os entendidos, ajuda o pão a ficar com uma crosta mais estaladiça.
Deixe o pão cozinhar cerca de 30 a 40 minutos, até ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha. Idealmente deverá ser cortado em fatias depois de frio, mas há quem não resista a pão quente com manteiga.
Bom Apetite!
12 respostas
Queimado o teu pão está lindo e apetitoso ,hoje tarde vou fazer adoro pão escuro.Jinhos da Lua…
Tenho uma MFP, mas tenho que me dedicar a fazer o ppão no forno.
Não gosto do resultado do pão na máquina. Vou usá-la só para amassar e o resto vou fazer da força tradicional.
Integral fica sempre mais escurinho, quase nem se nota o tostado 🙂
Ficou escurinho como eu gosto.
Bjs, Susana
Adoro pão fresco e integral anda mais, mas nunca faço pão em casa. Mas tem óptimo aspecto 🙂
Olá,
Está a decorre um passatempo no meu blogue, para sortear um template grátis para um blogue.
Se quiser participar é só seguir o link:
thecotton-sky.blogspot.pt
Parece muito bom.Beijos
Obrigada pela partilha! Vou experimentar em breve!
Olá Joana. Tentei fazer esta receita mas não correu bem. Aqui o fermento também é o fermipan? A quantidade de água está correta? Fiquei com uma massa muito dura que nao levedou 🙁
Olá Joana,
Por coincidência esta é a receita que costumo fazer, a única diferença é que últimamente acrescento mais variedade de sementes como a chia, flocos de aveia ou ainda farelo de trigo.
Até deixei de comprar a farinha para pão, já com mistura de sementes.
Bjs,
Teresa C.
Teresa,
Por acaso, flocos de aveia por vezes também junto. Já a chia prefiro colocar no iogurte ou na granola.
Eu também não compro farinhas já misturadas. Fica mais caro e acho que não compensa.
Um beijinho,
Joana
wooow find the best site
mrdadyar
solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.