Souflê de Bacalhau

Não há que ter medo de preparar um soufflé. Claro que são delicados, melindrosos até. Não gostam de forno a abrir e fechar e vão abatendo se os demorarmos muto a servir.

Mas também há vantagens num soufflé. São económicos e versáteis. São até rápidos de preparar e podem ser feitos de carne ou de peixe, de legumes ou de queijos. E até com restinhos do frigorífico….

Se nunca fizeram um soufflé, de que estão à espera? Se nunca experimentarem nunca saberão se conseguem… Não há que ter medo. E é um orgulho quando o levamos para a mesa: alto, fofo, delicado.

Ingredientes para 2 pessoas:

100g de queijo ralado

450ml de leite

50g de farinha

2 colheres de sopa de azeite

4 ovos

300g de bacalhau cozido e em lascas

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho coloque o azeite e deixe aquecer. Junte depois a farinha, mexendo bem e vá depois acrescentando o leite aos poucos e poucos até engrossar e formar uma espécie de molho branco. Acrescente depois as gemas, o queijo ralado e o bacalhau desfiado e mexa bem. Retifique de sal e pimenta .

Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado anterior.

Unte uma forma redonda com um pouco de azeite e coloque o preparado anterior. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até o soufflé ter subido e estar dourado.

Sirva de imediato, antes que abata, com legumes cozidos ou uma salada.

Bom Apetite!

10 respostas

    1. Já o fiz, é muito bom, apenas uma nota,o azeite, o leite, a farinha e as gemas devem ser misturadas aos poucos, e não as gemas por ultimo, não dá certo, pelo menos a mim não deu.

  1. Huuummm q delícia 😉
    Obgd!
    As claras em castelo juntam-se ao preparado ainda quente? ou tem que se esperar que arrefeça?
    Obgd e bjinhos

    Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *