Lombinhos de Peixe com Espinafres e Broa

Hoje acordei a pensar em como sou afortunada. Assim de repente, ao acordar senti-me plena e feliz. Com o beijo que o Miguel me deu antes de sair de casa, com o sol a entrar pela janela, pelo pequeno-almoço tomado na varanda de minha casa. Com o ouvir da vizinha de baixo a regar as suas lindas orquídeas.

Nas últimas semanas a minha vida transformou-se. Pode às vezes não parecer, pelos textos que aqui tenho escrito, e pelas pessoas que me têm chamado a atenção por isso mesmo, mas a partir de agora sei que tudo irá ser diferente. Este blogue continua a ser a minha casa, a minha partilha e uma parte para sempre muito importante da minha vida. Dedico-me a ele de corpo e alma apenas porque sim. E espero, portanto, que continuem a gostar de cá vir, procurar receitas, inspiração e partilhar alguns momentos da minha vida.

Hoje, tal como em outros dias, acordei feliz. A pensar que tenho muita, muita sorte. Em vos ter desse lado e em ter “os meus” deste lado. Em sentir esta felicidade plena. Tão plena que por vezes me dá um frio na barriga por pensar que, provavelmente, não a mereço e ainda vai chegar o momento em que esta felicidade poderá acabar….

Para hoje uma receita plena de coisas boas, para partilhar com felicidade!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 lombinhos de peixe (sem pele nem espinhas)

150 g de espinafres descongelados

1 cenoura grande

1 cebola

1 raminho de salsa

3 dentes de alho

¼ de Broa de milho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

1 limão

Preparação:

Tempere os lombinhos de peixe com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe a marinar.

Entretanto pique a cebola e 2 dentes de alho e leve-os ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite. Acrescente depois a cenoura previamente ralada, os espinafres descongelados e bem espremidos e metade da salsa picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar durante alguns minutos.

Assim que os legumes estiverem cozinhados coloque-os num prato ou pirex, e sobre estes coloque os lombinhos de peixe previamente escorridos da marinada.

No robot de cozinha coloque a broa partida em pedaços, a restante salsa e o dente de alho. Tempere com um pouco mais de azeite e triture bem até ficar com uma broa bem picada e aromatizada. Coloque depois esta mistura sobre os lombinhos de peixe e legumes, cobrindo bem, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até a broa estar dourada e o peixe cozinhado.

Sirva os lombinhos de peixe com uma salada verde ou com umas batatinhas assadas no micro-ondas.

Bom Apetite!

21 respostas

  1. Não há melhor do que acordar feliz 🙂 o dia corre logo melhor!
    Adorei esse peixe!
    Beijinhos e um bom dia 🙂

  2. Saber identificar esses momentos, dar-lhes valor e vivê-los, é a melhor forma que temos de retribuir à vida aquilo que ela nos dá… Parabéns;)
    Estes lombinhos são sempre uma optima ideia para dar um requinte extra a um prato de filetes.

  3. Esse frio, ou melhor esse "quentinho" na barriga ajuda ainda mais ao sol que brilha!…que dure muito e sempre essa sensação, porque na verdade, a Joana sabe transformar, gastronomicamente falante, transformar limões em limonadas…e nisso reside uma grande sabedoria! Bem haja!

  4. I love this recipe ! Reminds me of you making soap at home, Mom.
    And it's fun to see photos of your house there and see
    Dad in that comfy chair we sat in when we visited,
    attempting to use the slow internet 🙂

    I can't wait to hear how the soap turned out in terms
    of using it. Does it smell different since it is made with
    animal fat? Any other differences from vegetable-based soap?

    Love you!

  5. é tão bom quando acordamos carregado de energia positiva 🙂
    Este prato ficou com aspeto bastante sugestivo.
    Gostei muito.

  6. Que bom estar feliz, aproveite, ser Feliz é o melhor de tudo nesta vida. Nunca desisita de nos fazer felizes com a sua inspiração gastronomica. Obrigada

  7. Ainda há pouco ao beijar o meu mais-que-tudo de mais de 20 anos, pensar nas nossas filhas e na minha vida pensei isso também… por isso não podia deixar de sorrir ao ler o que a Joana escreveu. Isto apesar da crise, do dinheiro que falta, das contas e dos cortes que tenho que fazer e da incerteza do futuro. E pode crer que há muitos aqui que a apreciam e admiram. Por isso continue a mimar-nos, OK?
    Beijinhos
    Ana Martins

  8. Olá Joana,
    Ainda bem que estás feliz, fico feliz por ti.
    Muitas vezes também me sinto assim, mas com mais frequência sinto-me Grata por tudo o que tenho, e consegui alcançar.
    Beijo Grande,
    Teresa C.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *