Hambúrguer de Porco com Queijo

Fazer hambúrgueres em casa é um hábito normal. E carne picada é algo que habitualmente compro e tenho em casa. Claro que escolho sempre no talho a carne que quero para picar, e esta é picada à minha frente, e nunca compro carne picada pré embalada que, se lerem bom com atenção o que vem escrito na embalagem é muitas vezes “preparado de carne picada”, que além de carne tem pão ou farinhas, além de muitos “E” e outros aditivos dispensáveis.

E uma das finalidades da carne picada – seja frango, porco, peru ou vaca – é fazer uns saborosos hambúrgueres caseiros.

Estes foram para um dos habituais jantares de domingo no sofá e, em vez das habituais batatas fritas, tiveram como complemento um nutritivo creme de legumes.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pães de hambúrguer

250g de carne de porco picada

1 ovo

4 colheres de sopa de pão ralado

½ cebola ralada

Sal e pimenta q.b.

2 fatias de queijo

1 colher de sopa de maionese

Preparação:

Numa taça coloque a carne picada. Pique a cebola finamente e junte-a também à carne assim como o ovo e o pão ralado. Amasse bem para unir todos os ingredientes e forme depois 2 hambúrgueres mais ou menos do mesmo tamanho.

Aqueça bem uma frigideira, ou uma chapa anti-aderente, e grelhe os hambúrgueres de ambos os lados, temperando-os com um pouco de sal e pimenta. Quando estiverem quase prontos, cubra.os com uma fatia de queijo e deixe-o derreter com o calor da carne e da chapa ou frigideira. Aproveite e toste também os pãezinhos.

Barre cada um dos pães com um pouco de maionese e junte o hambúrguer de queijo, tapando com a outra metade do pão.

Sirva com uma salada de folhas verdes ou com uma sopa de legumes para uma refeição simples mas completa.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Joana, onde compra carne de peru ou frango picada, que não esteja previamente embalada? Já tentei pedir no talho de alguns hipermercados mas disseram-me que as máquinas de picar não trabalhavam com aquelas carnes…

  2. Parece-me bem, mas para ser mesmo caseiro, falta o pão também ser. Para quando uma receita de pão de hamburguer caseiro?

  3. também sou fã de hamburguers caseiros e faço muitos de cada vez. Adiciono algumas especiarias salteio finamente a cebola antes de a juntar á carne picada para não a sentir crua no resultado final. É sempre uma salvação quando estamos um pouco desprevenidos, e se tivermos um pouco de criatividade até podemos exibi-los aos nossos comensais de uma forma original.
    Bom fim de semana,
    Gigi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *