Camarão Panado com Panko

Não há nada melhor do que um fim de semana calmo, e foi quase isso que tivemos neste que passou. Entre o tempo de “descanso” voltei com mais vontade à cozinha. Fiz uma compota de laranja deliciosa que depois partilharei aqui, entre outras coisas mais simples.

Mas também tive os meus percalços… A chuva fez-me ter vontade de preparar umas bolachinhas. E assim fiz. Coloquei-as no forno e…. nunca mais me lembrei, a não ser quando o cheiro a queimado me fez correr para a cozinha e descobrir umas bolachas completamente carbonizadas…lá se foram as bolachas para o chá.

Mas nem tudo é mau, e estes camarões estavam bem bons!

Ingredientes para 2 pessoas como entrada:

400g de miolo de camarão grande

1 clara de ovo

Panko q.b. *

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere o miolo de camarão com um pouco de sal e pimenta e reserve.

Bata a clara com um garfo apenas para a misturar e coloque numa taça. Noutra taça coloque o Panko.

Seque o miolo de camarão com um pouco de papel de cozinha e passe-o depois pela clara de ovo e depois pelo panko. Frite o camarão em óleo vegetal quente até que fique dourado (é um processo muito rápido, por isso tenha atenção para não deixar queimar!) e escorra sobre papel absorvente.

Sirva o camarão panado, ainda quente, com um pouco de molho sweet chilli ou agridoce.

Bom Apetite!

*Panko é um tipo de pão ralado muito usado na culinária Japonesa. É mais grosso do que o pão ralado tradicional e permite uma cobertura mais crocante depois de frito. Poderá encontrar este tipo de pão ralado em algumas lojas especializadas em produtos orientais, ou em supermercados (como o Jumbo e o Supercor) com uma boa secção de produtos asiáticos. Em alternativa poderá utilizar pão branco fresco ralado grosseiramente num robot de cozinha.

9 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *