Papelotes Aromáticos de Salmão

Há que variar a maneira como cá em casa habitualmente comemos peixe. Ganha quase sempre a versão grelhada apenas com umas pedrinhas de sal. Porque é assim que tanto eu como o M. mais gostamos de comer peixe.

De vez em quando lá sai uma versão no forno, no tacho, ou misturado com arroz ou massa! Desta vez a solução encontrada foram os papelotes, uma versão que também me agrada bastante, e que já não fazia há algum tempo. E desta vez, não levei os  papelotes ao forno, cozinhei-os no fogão, numa frigideira anti-aderente – e resultou lindamente!

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas ou 2 lombos de salmão (se usar congelado, deixe descongelar primeiro)

1 cebola pequena

1 raminho de alecrim

sal e pimenta q.b.

óleo de sésamo q.b.

Preparação:

Corte dois rectangulos de papel de alumínio. No centro de cada um coloque o salmão e tempere-o depois com uma pitada de sal e pimenta e um pouco de óleo de sésamo.

Corte a cebola em cubinhos e divida-a pelos dois papelotes  colocando por cima um raminho pequeno de alecrim.( A cebola ajudará a criar humidade de modo a que o peixe não seque, e, se não gostar de a comer rtire-a depois do peixe cozinhado.)

Feche os papelotes com cuidado, de modo a que o vapor criado durante a cozedura não se escape.

Coloque uma fridideira anti-aderente ao lume que deve ser muito brando e sobre esta coloque os papelotes. Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.(Se fizer os papelotes no forno este deverá estar a cerca de 180ºC e demorará sensivelmente o mesmo tempo a cozinhar).

Abra os papelotes já na mesa e sirva juntamente com uma salada e umas batatinhas salteadas.

Bom Apetite!

17 respostas

  1. Confesso que papelotes é da das minhas alternativas favoritas ao grelhar. Mas nunca me tinha ocorrido sequer fazer numa frigideira… e da próxima já vou experimentar 😉

  2. Parece-me muito bem, visto que escapa-me sempre formas alternativas de cozinhar peixe. Pode-se substituir o óleo de alecrim por azeite? 🙂

  3. Boas ! Essa receita parece ser uma delicia parabéns. Sou luso-francesa, e penso que há um erro no nome da receita. É Papillotes, não sei se papelotes é a tradução em portugues, se for peço desculpa.

    Vou dar uma vista de olho no blog

  4. Salmão é um peixinho muito bem recebido na minha mesa adoramos e este ficou uma delicia amiga, gostei muito.

    bjs

  5. Olá Joana. Se gostar dela, vote na minha sardinha no concurso de sardinhas das Festas de Lisboa. É só clicar um "gosto" na foto da sardinha 281 do álbum#10 das sardinhas para votação, na página do Facebook das Festas de Lisboa. Se for eleita a minha sardinha aparece nos cartazes. Muito Obrigada, beijinhos*

  6. costumo fazer assim. fica mto bom e nao deixa cheiro. tempero c bastante limão. um bocadito de azeite, oregaos e se tenho bacon, coloco uns pedacitos. fica mesmo bom!

  7. Joana

    a culinária é uma arte

    mas

    arte maior, é saber cativar as pessoas para uma cozinha simples de fazer, boa de comer

    que deixa espaço e tempo para os risos e outras paixões

    e é assim que lhe agradeço a existência deste blog e o seu "feito em casa" onde tanto me revi, pois as mulheres da minha vida também me contaram os seus segredos, da única forma possível

    deixando-me fazer, fazendo!

    é por isso que conto histórias…

    um abraço e obrigada!

    manuela

  8. Fiz ontem esta receita e ficou óptima! Em vez do óleo de girassol usei um pouco de óleo normal e em vez do alecrim, usei salsa.
    Ficou muito bom…acho que o segredo aqui é mesmo a cebola!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *