Almôndegas de Peru com Redução de Vinho Tinto

A semana começa, ainda que para alguns mais sortudos, seja ainda fim de semana! Em vésperas de Carnaval, deixo-vos ficar uma receita de almôndegas de peru que se tornam um bocadinho mais especiais por causa da redução de vinho tinto. Este molho fica perfumado e aveludado e complementa na perfeição o sabor mais suave das almôndegas. E tudo fica ainda mais perfeito se acompanharem com um puré de batata bem cremoso.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de peito de peru picado

1 ovo

sal e pimenta q.b.

3 colheres de sopa de pão ralado

azeite q.b.

1 colher de chá bem cheia de farinha

1 pé de tomilho fresco

100ml de vinho tinto

150ml de caldo de aves morno (pode também usar água)

Preparação:

Prepare as almôndegas misturando a carne picada com o ovo, o pão ralado e temperado tudo com sal e pimenta. Amasse bem e forme bolinhas do tamanho de nozes.

Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e frite as almôndegas, em lume brando, até ficarem cozinhadas e bem douradas. Retire e reserve.

Sem limpar a frigideira acrescente o vinho e raspe bem todos os resíduos que a frigideira possa ter, e onde está concentrado o sabor das almôndegas de acabou de fritar. Dissolva a farinha no caldo morno e junte ao vinho. Rectifique de sal e pimenta e acrescente o tomilho. Deixe cozinhar em lume brando até o molho ter reduzido e engrossado e o alcool do vinho ter evaporado.

Sirva as almêndegas com a redução de vinho tinto e puré de batata.

Bom Apetite!

11 respostas

  1. Ora aqui estão umas almôndegas que me agradam deveras. A redução do vinho do porto deve complementar a carne de forma fabulosa.

  2. Mais uma receita a experimentar e a ser aprovada como t~em sido todas as que já fiz.Contigo Joana,até eu que nunca me entendi bem com tachos e panelas faço um brilharete na cozinha.Ontem fiz anos,um dos presentes do top da lista,era o Feito em casa.Recebi,foi o presente da minha filha, Joana como tu:-)Surpreendeste-me muito,1º pela apresentação do livro.Adorei.Parece um caderninho de receitas.O conteúdo,ainda melhor do que eu esperava.Obrigada a ti Joana, e às mulheres da tua vida que te deram grandes ensinamentos e valores.Muita coisa que contas identifico-me contigo,nas obrigações que a minha mãe me dava e que eu detestava,ainda hoje me são úteis e passei-as para a minha filha.Beijinhos e desculpa o testamento.

  3. Parecem-me muito bem as almôndegas de peru nesse molhinho de vinho. Nunca experimentei fazer assim.
    Normalmente quando faço almôndegas para acompanhar com molho de tomate ou de caril utilizo farinha em vez de pão ralado. A própria farinha das almôndegas acaba por aveludar o molho. Tenho que experimentar com pão ralado. Ah! Já agora, parabéns pelo livrinho. O marido ofereceu ontem 🙂 gostei muito da apresentação e da forma como tudo está organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *