Pizza em 15 minutos do Jamie Oliver

O ultimo livro do Jamie Oliver, intitulado “Jamie´s 30 minutes meals” tem um conceito bastante diferente do que estamos habituados a ver nos livros de culinária. Neste livro são preparadas refeições completas com, por exemplo, entrada, prato principal e sobremesa em apenas 30 minutos –  desde o momento em que se começam a confeccionar até que vão para a mesa. Parece impossível mas não é!

Ainda não experimentei nenhum dos menus de 30 minutos propostos pelo Jamie, mas esta pizza já foi feita cá em casa pelo menos duas vezes e posso garantir que desde o momento que comecei, até ao momento que a coloquei na mesa, não demorei mais de 15 minutos – mas é importante seguir os passos como descritos pelo Jamie Oliver. E o mais incrível é que também fiz a massa!

Estou rendida a esta pizza!

Ingredientes para 1 Pizza:

(adaptado de “Jamie´s 30 minutes meals”- Jamie Oliver, pág. 60)

(chávena usada com 250ml de capacidade)

1 chávena de farinha com fermento

1/2 chávena de água morna

sal q.b.

azeite q.b.

125g de tomate pelado

1 colher de sopa de oregãos

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

1 dente de alho

100g de queijo mozarella ralado

4 fatias finas de fiambre

4 fatias finas de presunto

10 azeitonas descaroçadas

Preparação:

Ligue o forno no máximo, e coloque uma frigideira com cerca de 30cm de diametro ao lume.

No robot de cozinha coloque a farinha, a água morna e tempere de sal e com um fio de azeite. Ligue o robot e deixe formar uma bola.

Retire a massa do robot e coloque-a numa superfície enfarinhada juntando um pouco mais de farinha se necessário. Estenda a massa com a ajuda do rolo até ter cerca de 30 cm de diametro e coloque-a na frigideira que deve estar bem quente.

Coloque agora no robot de cozinha o tomate pelado, o dente de alho, os oregãos, uma pitada de sal, o vinagre e um fio de azeite. Triture tudo e coloque sobre a massa da pizza que tem ao lume. Cubra agora com a mozarella e com o fiambre e o presunto.

Tire a frigideira do lume, coloque-a no forno e deixe a pizza cozinhar durante 5 minutos ou até ficar dourada e cozinhada.

Retire do forno, decore com as azeitonas e regue com um fio de azeite antes de servir.

Bom Apetite!

36 respostas

  1. Já andei com esse livro debaixo de olho, mas deixei me tentar por outros. Deve ser óptimo como quase todas as receitas dele.Quanto á tua pizza, não fica atrás de muitas que vemos em restaurantes italianaos. Belissíma!!!

    Bjinhos,

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

  2. Bom dia
    peço desculpa pela minha ignorância ou então falta de experiência, mas a frigideira (c/cabo de borracha) pode ir ao forno bem quente??
    Vou ter q fazer esta pizza,está um espectáculo…
    Obrigada.
    A.Neto

  3. Desculpa, ainda estou a andar à roda com a velocidade com que fizeste esta pizza. Espectáculo!! Tenho que experimentar, mesmo!!
    Um abraço

  4. Este gajo é espectacular mesmo não é? Ando a ver se consigo a colecção toda dos livros dele e os da Nigella também, que também adoro!
    Ficou fantástica essa pizza adorei!
    Beijinhos doces.

  5. Esta receita é uma tentação por ser tão rápida! Confesso que compro sempre as bases de pizza já feitas (geralmente as de marca branca do Continente), mas acho que desta vez vou experimentar fazer também a base.

  6. Para quem anda de olho no livro e não se atrapalha com a versão inglesa, no site da play.com custa 19,49€ (já com portes), enquanto que na fnac custa 29,50€. *

  7. já a fiz ontem. Mesmo sem robot, amassando a massa à mão, é um instante. e fiz uma segunda, mas comoa frigideira estava ocupada, foi directa para o forno e tb não ficou nada má!

  8. Já que aqui se fala do robot de cozinha (aparelho que eu não tenho mas cobiço ;o))) gostava de perguntar à colher-de-pau qual é o robot de cozinha que tem em casa (tipo, marca, modelo) e/ou que me aconselharia a comprar, para fazer este tipo de massa e outras coisas que já têm aparecido por aqui. É que esta é uma daquelas receitas que fico com vontade de provar, mas pouco entusiasmada com a ideia de fazer massa à mão 🙁 Tudo o que puder ajudar a tornar a cozinha do dia-a-dia mais expedita é bem-vindo!
    Obrigada desde já e um beijinho!

  9. Fiquei tão curiosa que a experimentei na 6ª feira passada, acabei por a deliciar comendo-a com uma mão dentro de um prato com água fria…. é verdade esqueci-me que a frigideira estava quente e queimei a mão direita!! Depois de muita agua fria e fenistil estou pronta pra' volta a fazer!! É óptima!!

  10. Hoje apetecia-nos pizza cá em casa e como já não era muito cedo para fazer uma receita tipica lembrei-me desta que tinha visto aqui á uns dias!

    Ficou um espectáculo !!

    Boas receitas!

    diana

  11. Eu agradeço a resposta à pergunta do Anónimo ali de cima: como é que se coloca uma frigideira em forno quente, não estraga??
    Obrigada, Boas Festas!

  12. Fiz ontem esta receita e devo dizer que está ao nível de qualquer pizzaria, rápida muito boa, e não menos importante barata. Façam que vão adorar!

    Obrigada por me motivar a arriscar na cozinha…é sempre agradável ir para fora do nosso patamar de conforto e as coisas correrem bem.

  13. Olá Joana, hoje fizemos esta pizza, com algumas adaptações, mas ficou fenomenal! Obrigado pela partilha de receitas sempre tão saborosas! Bjinhos

  14. Olá!! Tal como tu, também sou uma grande fã do Jamie. Adoro a Nigella mas acabo por fazer dela muitos e muitos bolos, enquanto que com o jamie me perco em todas as comidas!! Tenho vários livros dele em Portugues mas o 30 minutos ainda não foi lançado cá…. tem em que lingua?? E onde arranjou??? Tenho visto a série no 24kitchen e ando doida a apontar receitas por não ter o livro… 🙂 Ah e esta pizza vi o jamie a fazer na tv 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *