A semana começa com mais uma compota. Com a ultima que preparei, com pêssego e hortelã, a minha erva favorita. Uma compota bastante aromática e fresca que serviu para gastar os ultimos pêssegos que a minha avó me trouxe. Mais uma sugestão!
Ingredientes para 4 frescos (200ml):
1 quilo de pêssegos (pesados já arranjados sem pele nem caroços)
3 pernadas de hortelã
800g de açúcar
Preparação:
Numa panela coloque os pêssegos partidos em pequenos pedaços. Junte o açúcar e 2 pernadas de hortelã. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Passe o doce com a varinha mágica, tirando a hortelã primeiro, e juntelhe depois as folhinhas frescas da hortelã restante. Misture e coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco – como uma despensa ou armário.
Bom Apetite!
10 respostas
Só uma questão… guardas as compotas no frigorifico?
Fiz recentemente um pudim de pêssego com hortelã que tb ficou uma delícia! Dois sabores que combinam na perfeição.
babette
Comecei recentemente a aprender e a fazer doces e compotas… A última que fiz, como tinha muitos do meu avô, foi de pêssegos e decidi precisamente juntar-lhes hortelã! Nunca tinha provado mas é uma combinação genial…
Aliás como me parecem todas as que vais partilhando aqui… é uma questão de tempo até as experimentar =)
Beijinhos*
PS: adoro este bloga =)
Lindas compotas e doces …
Parabéns
abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/
uma delicia pra esse calorzao…boa semana
lucianisss.blogspot.com
ola
acabei de fazer doce de pessego, fiz menos quantidade a na bimby, não fez ponto estrada, fica bom a mesma?
Boa ideia!
Bjs
Onde moro, herdamos dos nossos colonizadores (portugueses ) o dom de fazermos doces. Venho de uma família de doceiros.Temos uma tradição em compotas de pêssegos, além dos doces cristalizados e as passas de pêssegos.Outra tradição são: as marmeladas,pessegadas,figadas, etc..
Adorei as receitas daqui.
Abraços.
Olá,
Experimentei esta receita mas infelizmente acho que deixei tempo a mais no lume e ficou bastante duro o doce. Tem alguma sugestão para a reutilização deste doce já que não me parece que vá ficar bom para comer com pão ou tostas.
Obrigada e fico a aguardar sugestões.
Olá Sandra,
Realmente e pelo que descreve, o seu doce ferver demais e passou o ponto. Poderá tentar salvá-lo acrescentando água e voltando a ferver uns minutos até ficar com a consistÊncia certa. O que fazer com ele tão duro não sei, só mesmo se for para usar como cobertura e recheio de bolos ou de cheesecake.
Espero ter ajudado,
Joana