Doce de Pêssego com Hortelã

A semana começa com mais uma compota. Com a ultima que preparei, com pêssego e hortelã, a minha erva favorita. Uma compota bastante aromática e fresca que serviu para gastar os ultimos pêssegos que a minha avó me trouxe. Mais uma sugestão!

Ingredientes para 4 frescos (200ml):

1 quilo de pêssegos (pesados já arranjados sem pele nem caroços)

3 pernadas de hortelã

800g de açúcar

Preparação:

Numa panela coloque os pêssegos partidos em pequenos pedaços. Junte o açúcar e 2 pernadas de hortelã. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” que não se feche de imediato, o doce está pronto.)

Passe o doce com a varinha mágica, tirando a hortelã primeiro, e juntelhe depois as folhinhas frescas da hortelã restante. Misture e coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco – como uma despensa ou armário.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Comecei recentemente a aprender e a fazer doces e compotas… A última que fiz, como tinha muitos do meu avô, foi de pêssegos e decidi precisamente juntar-lhes hortelã! Nunca tinha provado mas é uma combinação genial…
    Aliás como me parecem todas as que vais partilhando aqui… é uma questão de tempo até as experimentar =)

    Beijinhos*

    PS: adoro este bloga =)

  2. Onde moro, herdamos dos nossos colonizadores (portugueses ) o dom de fazermos doces. Venho de uma família de doceiros.Temos uma tradição em compotas de pêssegos, além dos doces cristalizados e as passas de pêssegos.Outra tradição são: as marmeladas,pessegadas,figadas, etc..
    Adorei as receitas daqui.
    Abraços.

  3. Olá,
    Experimentei esta receita mas infelizmente acho que deixei tempo a mais no lume e ficou bastante duro o doce. Tem alguma sugestão para a reutilização deste doce já que não me parece que vá ficar bom para comer com pão ou tostas.
    Obrigada e fico a aguardar sugestões.

    1. Olá Sandra,

      Realmente e pelo que descreve, o seu doce ferver demais e passou o ponto. Poderá tentar salvá-lo acrescentando água e voltando a ferver uns minutos até ficar com a consistÊncia certa. O que fazer com ele tão duro não sei, só mesmo se for para usar como cobertura e recheio de bolos ou de cheesecake.

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *