Dois acontecimentos diferentes deram origem a que eu finalmente experimentasse esta sobremesa.
Em primeiro lugar tinha acabado de ler recentemente (e finalmente) o “Julie&Julia”, da Julie Powell e por causa disso andava outra vez enamorada do meu “Mastering the Art of French Cooking” da Julia Child, de tal maneira que o tinha como leitura de cabeceira escolhendo receitas aqui e ali para fazer. Entre essas receitas estava o Clafoutis de cereja. Mas o preço não me convidada ainda a comprar cerejas, ainda por cima para utilizar numa sobremesa. Mas, sem estar a contar chegou cá a casa uma cesta cheia trazida pelos meus avós. E, apesar do trabalho de ter de as descaroçar, não resisti a finalmente fazer o Clafoutis da Julia Child.
Ingredientes:
(em Mastering the Art of French Cooking, pág.607 – Julia Child e outros)
340gr de cerejas descaroçadas ( de preferência das vermelhas escuras e carnudas – eu usei outra variedade mais pálida)
240ml de leite
60gr de açúcar + 60gr de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 pitada de sal
70gr de farinha
Preparação:
Junte os ovos com o leite, 60gr de açúcar, o extracto de baunilha, a farinha e o sal e com a varinha mágica ou o liquidificador bata tudo muito bem.
Unte um pirex ou prato de ir ao forno com um pouco de manteiga e coloque uma camada fina da massa que preparou. Leve ao forno quente (180ºC) durante 1 ou 2 minutos só até essa primeira camada assentar. Retire do forno e espalhe as cerejas previamente descaroçadas e polvilhe com as restantes 60gr de açúcar. Cubra com o resto da massa e alise a superfície.
Coloque novamente no forno e deixe cozinhar cerca de uma hora. O clafoutis estará pronto quando estiver inchado e dourado e quando ao introduzir um palito esta sair limpo.
Sirva o clafoutis ainda morno previamente polvilhado com açúcar em pó.
Bom Apetite!
15 respostas
Ficou com optimo aspecto…
Bjcas
Huuummm! Que maravilha! Por acaso também ainda nunca fiz clafoutis (nem de cereja nem de outra fruta qualquer), mas agora ao ver o teu fiquei cá com uma vontade!! E tenho comprado umas cerejas tão maravilhosas, bem grossas, vermelhas e carnudas (e carotas, é certo!) que acho que ficariam mesmo bem nesta sobremesa! Talvez este fim de semana faça a estreia! Beijocas e um óptimo fim de semana!
hum mas que bom.
eu com cerejas tambem nunca fiz fiz de pera e gostei muito
tenho que experimentar este
bom fim de semana
Ficou com um óptimo aspecto.
A fruta torna sempre as sobremesas bem especiais!
Está com um aspecto maravilhoso!
Desde que aumentaste o tamanho das fotos que este blogue está ainda mais apetitoso.
beijos
Está com óptimo aspecto. Os Clafoutis de fruta, andam na moda aqui na blogosfera:))
O clafoutis de cereja é um dos meus bolos favoritos. Embora não o faça com frequência porque as cerejas são caríssimas, adoro o sabor e lá em casa dura pouco mais de 2 horas!!!
Até que enfim que faço aqui o meu primeiro comentário!!!…:) Acho as tuas comidas maravilhosas!!! Sempre com um aspecto delicioso e com vontade de acabar de ler a receita e fazer logo de imediato…:-) Também adoro cozinhar e acredito que cozinhar é mesmo uma arte, uma vontade, uma disposição de fazer bem a nós e ao próximo!!! Já experimentei muitas das tuas receitas, em algumas dei o meu toque especial,não porque não goste da tua versão, mas também gosto de dar o meu "cunho" pessoal!!! Este fim de semana vou já experimentar esta "clafoutis de cereja" que achei o máximo por ter cerejas que é das frutas que mais gosto!!! Um bjinho e boas receitas!!!…:))
Adorei!!! Tb ando viciada em cerejas, alias desde que tenho o blog estou cada vez mais viciada!!!
Bjinhos
Sandra
Experimente colocar um cheirinho de vinho de Porto (ou kirsch) na massa, o sabor fica um um quê parecido com crepes. Vai ver que vai gostar. Eu normalmente gosto de servir o clafoutis depois de frio com uma bola de gelado de chocolate. Uma delícia.
Também experimentei o clafoutis esta semana e publiquei, adorámos todos, o teu ficou lindo também, beijos e bom fim de semana.
Adoro as suas receitas e as fotos fantásticas!
Esta deve ser óptima e já agora, o pano em ponto de cruz é uma beleza!
Bem haja e boas receitas!
Esta receita é uma verdadeira Iguaria….Merece um reconhecimento especial.
Passe no meu Blog porque tem uma lembrança para si.
Bjs
Hummmm mas que aspecto!
Fiz essa receita, mas depois de pronta a massa fica escaldada, ficou faltando alguma coisa na receita ou não.. Não é uma massa fofa..Gostaria de saber se é assim mesmo..Obrigada