Caril de Frango

Eu devo dizer que sou daquelas pessoas que gosta de experimentar culinárias, sabores e temperos diferentes! E gosto muito de cozinha indiana.
Hoje trago um clássico: Caril!
Tendo esta receita como base pode-se fazer caril de tudo: camarão, galinha, caranguejo, borrego…
E não tenham medo de experimentar: o pior que pode acontecer é não gostarem!
Aconselho é a usarem um bom caril: normalmente aqueles das marcas das especiarias não costumam ser muito bons. Mas em qualquer hipermercado encontram caril de qualidade bem superior na parte dos molho e temperos (normalmente de marcas inglesas ou mesmo orientais!)
E já que vão comer caril, façam-no como deve ser, acompanhem com paparis e arroz basmati cozido!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango
3clh bem cheias de pó de caril
azeite ou óleo q.b. (alguns puristas dizem que a comida indiana jamais deve ser feita com azeite!)
1 cebola picada
1clh sopa de polpa de tomate
2dl de leite de coco (eu uso sempre de lata ou de garrafinha))
1 dente de alho
coentros
sal
arroz basmati (ou agulha) cozido
paparis

Preparação:

Corte o frango em pedaços, retire-lhe a pele e tempere com 1 colher de pó de caril. Faça um refogado com o azeite(ou óleo!) e a cebola picada. Quando a cebola começar a querer alourar, junte o frango e, sobre o lume vá mexendo com cuidado até refogar um pouco mais.
Espalhe por cima o resto do caril e a polpa de tomate e mexa.
Esmague o dente de alho e os coentros com sal grosso e junte ao caril. Deixe cozinhar em lume muito brando, tapado e sem adicionar água. A água libertada pela cebola e pelo próprio frango é suficiente.
Quando a carne estiver cozinhada, junte o leite de coco. E deixe ferver mais 5 minutos.
Rectifique os temperos, e sirva quente com o arroz e os paparis!

Bom Apetite!

23 respostas

  1. Bom dia,

    comi num restaurante em Palmela um Caril de Gambas, hummmm… delicioso!

    Nunca fiz em casa nenhum caril, vou apontar esta receita, obrigada pela dica! 😉

    Também me ofereceram um pacote, com um saquinho de coco e outro de caril, especialmente para fazer Caril de Goa. Dá para fazer com frango, gambas, borrego e etc.

    Bom fim-de-semana!

  2. Tudo menos caril… já comi e confesso, não gostei. Aqui em casa, entram todos as especiarias, excepções feitas para o caril e a pimenta. Esta receita, concerteza, não vou experimentar, mas desde já, desejo bom apetite a quem o faça. Bom fim de semana:)

  3. Fiz o bolo de chocolate 5 minutos tirada do teu blog e tenho-te a dizer que, foi um sucesso aqui em casa, simplesmente adoramos, ficou óptimo! Nunca pensei que pudesse fazer um bolo tão bom em apenas 5 minutos. Agora o que eu te queria pedir (se souberes) é a receita da cobertura de chocolate para cobrir o bolo, pois a minha filhota pediu-me. Fico a aguardar pela resposta:)

  4. a melhor cobertura, (e mais simples), é, na minha opinião simplesmente derreteres chocolate de culinária com um pouco de margarina e logo que esteja derretido colocares por toda a superfície do bolo. Logo que arrefeça fica uma camadinha de chocolate crocante!
    Se ela preferir uma camada mais líquida, leva a aquecer sem ferver um pouco de natas e junta~lhe o chocolate de culinária até derreter. Depois é só colocar por cima do bolo!
    Espero ter podido ajudar.

  5. ola, eu costumo fazer caril de frango, a receita é um pouco diferente mas nao muito. quanto ao caril fiz a minha própia mistura com base num livro de especiarias. ficou muito bom e é o que uso agora. sabe melhor do que a mistura do supermercado….hei-de postar a receita um dia destes..
    bjs

  6. viva…

    … só duas recomendações:

    – usar azeite em vez de óleo em cozinha indiana é um erro. o sabor do azeite é muito mais forte e perde-se um pouco do sabor indiano

    – tenho um amigo indiano que me disse uma coisa interessante: “eu não sei o que é caril. na índia o que temos é só garam masala, caril é invenção dos ingleses”. ou seja, será preferível utilizar em meu entender o garam masala (para um português não há-de fazer muita diferença, mas há que ir de encontro às origens do prato)

  7. Garam Masala é uma mistura de várias especiarias (e ervas) não é o caril. É verdade que para além do “frango de caril indiano” também há o frango com esta mistura, é ligeiramente mais forte, em sabor, mas é igualmente bom. Esta mistura é uma mistura de doce e picante, é excelente. Eu porei a receita. Desde já aviso, que alguns ingredientes podem não ser encontrados à venda em Portugal e que outros podem variar.

  8. Eu faço a mistura de especiarias. Não uso o caril. E gosto de pôr um pouco de malagueta fresca. Se calhar estou a deturpar a receita, mas tb há tanta comida servida nos restaurantes indianos e que foi inventada na Inglaterra. Outra coisa que provavelmente faço mal é em usar azeite, mas em minha casa não entra óleo. Estive a ver um discurso do Jamie Oliver nos estados Unidos e segundo ele a India é um dos países com mais obesos e com problemas de saúde associados à alimentação. A comida é boa mas há que ter cuidado com as receitas que se escolhem fazer e não esquecer que a dieta mediterrânica ainda é a melhor.

  9. Olá, gostava de deixar um comentário a este prato delicioso que é o Caril de Frango(Indiano). Assim, deixava umas dicas transmitidas por nativos da Índia: O caril que tenho é "extra special curry powder hot" da Osman's TAJ MAHAL (ainda não encontrei este caril à venda em Portugal)e é bastante picante.
    A receita é muito simples: refoga-se picando uma cebola grande, 2 dentes de alho, um ou dois tomates, uma malagueta verde, em óleo (eles usam só óleo) ou azeite, até ficar transparente. De seguida junta-se o frango aos bocados e temperados de sal. Após 3 minutos de refogar, envolve-se muito bem, 1 colher de sopa deste caril(se for caril normal dever-se-à colocar 2 a 3 colheres de sopa e adicionar uma pitada de piri-piri) e sumo de meio limão, de seguida junta-se 2 copos de água e deixa-se cozer durante 10 minutos. De seguida e finalmente, após a passagem do tempo atrás referido, deve-se juntar e envolver um lata de leite de coco e deixa-se cozinhar até o frango estar macio e o molho apurado a gosto.

    Qualquer dúvida envie-me email: simoes.jorge@gmail.com

    Os meus cumprimentos.

    Jorge Simões
    Faro

  10. Olá Jorge Simões, podem ter sido indianos a passar essa receita. Mas essa receita foi criada na Grã Bretanha. Não é Indiana. Isto foi-me dito por um dono de um restaurante indiano e já pude confirmá-lo por outras vias.

  11. Posso estar enganado, mas nunca vi caril indiano levar tomate e não gosto muito do resultado.
    Em relação ao debate aqui sobre os ingredientes do caril (que é uma mistura de especiarias), estes podem variar muito de região para região ou até de marca para marca, no caso do caril de pacote, que já se vende preparado. É uma boa ideia preparar a mistura em casa, misturando os ingredientes e quantidades a gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *