Eu devo dizer que sou daquelas pessoas que gosta de experimentar culinárias, sabores e temperos diferentes! E gosto muito de cozinha indiana.
Hoje trago um clássico: Caril!
Tendo esta receita como base pode-se fazer caril de tudo: camarão, galinha, caranguejo, borrego…
E não tenham medo de experimentar: o pior que pode acontecer é não gostarem!
Aconselho é a usarem um bom caril: normalmente aqueles das marcas das especiarias não costumam ser muito bons. Mas em qualquer hipermercado encontram caril de qualidade bem superior na parte dos molho e temperos (normalmente de marcas inglesas ou mesmo orientais!)
E já que vão comer caril, façam-no como deve ser, acompanhem com paparis e arroz basmati cozido!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango
3clh bem cheias de pó de caril
azeite ou óleo q.b. (alguns puristas dizem que a comida indiana jamais deve ser feita com azeite!)
1 cebola picada
1clh sopa de polpa de tomate
2dl de leite de coco (eu uso sempre de lata ou de garrafinha))
1 dente de alho
coentros
sal
arroz basmati (ou agulha) cozido
paparis
Preparação:
Corte o frango em pedaços, retire-lhe a pele e tempere com 1 colher de pó de caril. Faça um refogado com o azeite(ou óleo!) e a cebola picada. Quando a cebola começar a querer alourar, junte o frango e, sobre o lume vá mexendo com cuidado até refogar um pouco mais.
Espalhe por cima o resto do caril e a polpa de tomate e mexa.
Esmague o dente de alho e os coentros com sal grosso e junte ao caril. Deixe cozinhar em lume muito brando, tapado e sem adicionar água. A água libertada pela cebola e pelo próprio frango é suficiente.
Quando a carne estiver cozinhada, junte o leite de coco. E deixe ferver mais 5 minutos.
Rectifique os temperos, e sirva quente com o arroz e os paparis!
Bom Apetite!
23 respostas
Bom dia,
comi num restaurante em Palmela um Caril de Gambas, hummmm… delicioso!
Nunca fiz em casa nenhum caril, vou apontar esta receita, obrigada pela dica! 😉
Também me ofereceram um pacote, com um saquinho de coco e outro de caril, especialmente para fazer Caril de Goa. Dá para fazer com frango, gambas, borrego e etc.
Bom fim-de-semana!
Tudo menos caril… já comi e confesso, não gostei. Aqui em casa, entram todos as especiarias, excepções feitas para o caril e a pimenta. Esta receita, concerteza, não vou experimentar, mas desde já, desejo bom apetite a quem o faça. Bom fim de semana:)
Fiz o bolo de chocolate 5 minutos tirada do teu blog e tenho-te a dizer que, foi um sucesso aqui em casa, simplesmente adoramos, ficou óptimo! Nunca pensei que pudesse fazer um bolo tão bom em apenas 5 minutos. Agora o que eu te queria pedir (se souberes) é a receita da cobertura de chocolate para cobrir o bolo, pois a minha filhota pediu-me. Fico a aguardar pela resposta:)
a melhor cobertura, (e mais simples), é, na minha opinião simplesmente derreteres chocolate de culinária com um pouco de margarina e logo que esteja derretido colocares por toda a superfície do bolo. Logo que arrefeça fica uma camadinha de chocolate crocante!
Se ela preferir uma camada mais líquida, leva a aquecer sem ferver um pouco de natas e junta~lhe o chocolate de culinária até derreter. Depois é só colocar por cima do bolo!
Espero ter podido ajudar.
obrigada por me teres ajudado:-)
ola, eu costumo fazer caril de frango, a receita é um pouco diferente mas nao muito. quanto ao caril fiz a minha própia mistura com base num livro de especiarias. ficou muito bom e é o que uso agora. sabe melhor do que a mistura do supermercado….hei-de postar a receita um dia destes..
bjs
viva…
… só duas recomendações:
– usar azeite em vez de óleo em cozinha indiana é um erro. o sabor do azeite é muito mais forte e perde-se um pouco do sabor indiano
– tenho um amigo indiano que me disse uma coisa interessante: “eu não sei o que é caril. na índia o que temos é só garam masala, caril é invenção dos ingleses”. ou seja, será preferível utilizar em meu entender o garam masala (para um português não há-de fazer muita diferença, mas há que ir de encontro às origens do prato)
Garam Masala é uma mistura de várias especiarias (e ervas) não é o caril. É verdade que para além do “frango de caril indiano” também há o frango com esta mistura, é ligeiramente mais forte, em sabor, mas é igualmente bom. Esta mistura é uma mistura de doce e picante, é excelente. Eu porei a receita. Desde já aviso, que alguns ingredientes podem não ser encontrados à venda em Portugal e que outros podem variar.
Fiz e adorei!!!
Super =)
Só queri perguntar o que são paparis?. Pode alguem responder aqui.
Eu faço a mistura de especiarias. Não uso o caril. E gosto de pôr um pouco de malagueta fresca. Se calhar estou a deturpar a receita, mas tb há tanta comida servida nos restaurantes indianos e que foi inventada na Inglaterra. Outra coisa que provavelmente faço mal é em usar azeite, mas em minha casa não entra óleo. Estive a ver um discurso do Jamie Oliver nos estados Unidos e segundo ele a India é um dos países com mais obesos e com problemas de saúde associados à alimentação. A comida é boa mas há que ter cuidado com as receitas que se escolhem fazer e não esquecer que a dieta mediterrânica ainda é a melhor.
Olá, gostava de deixar um comentário a este prato delicioso que é o Caril de Frango(Indiano). Assim, deixava umas dicas transmitidas por nativos da Índia: O caril que tenho é "extra special curry powder hot" da Osman's TAJ MAHAL (ainda não encontrei este caril à venda em Portugal)e é bastante picante.
A receita é muito simples: refoga-se picando uma cebola grande, 2 dentes de alho, um ou dois tomates, uma malagueta verde, em óleo (eles usam só óleo) ou azeite, até ficar transparente. De seguida junta-se o frango aos bocados e temperados de sal. Após 3 minutos de refogar, envolve-se muito bem, 1 colher de sopa deste caril(se for caril normal dever-se-à colocar 2 a 3 colheres de sopa e adicionar uma pitada de piri-piri) e sumo de meio limão, de seguida junta-se 2 copos de água e deixa-se cozer durante 10 minutos. De seguida e finalmente, após a passagem do tempo atrás referido, deve-se juntar e envolver um lata de leite de coco e deixa-se cozinhar até o frango estar macio e o molho apurado a gosto.
Qualquer dúvida envie-me email: simoes.jorge@gmail.com
Os meus cumprimentos.
Jorge Simões
Faro
Olá Jorge Simões, podem ter sido indianos a passar essa receita. Mas essa receita foi criada na Grã Bretanha. Não é Indiana. Isto foi-me dito por um dono de um restaurante indiano e já pude confirmá-lo por outras vias.
Posso estar enganado, mas nunca vi caril indiano levar tomate e não gosto muito do resultado.
Em relação ao debate aqui sobre os ingredientes do caril (que é uma mistura de especiarias), estes podem variar muito de região para região ou até de marca para marca, no caso do caril de pacote, que já se vende preparado. É uma boa ideia preparar a mistura em casa, misturando os ingredientes e quantidades a gosto.
no norte da India e paquistani tanto caril leva tomate
Gostava de obter a receita do bolo de chocolate que tanto gostaram e pediram a receita para a cobertura.Obrigada Nate'
Fix hj o caril indiano…todos adoraram…thanks
caril é muito bom e esta receita calhou mesmo bem.
Fiz hoje, e ficou bom demais! O meu marido está neste momento a repetir! 🙂
Adoro mais minha filha mas meu marido detesta diz que nao e indiano lol
Faço igual só não coloco polpa de tomate. Fica delicioso!
Bom ano
A polpa de tomate é opcional e em pouco altera a receita.
Um beijinho,
Joana
Hoje para o jantar foi esta receita que fiz, mas eu utilizei coxa de frango (cozi antes).
Ana Lopes