No mesmo dia em que fiz o Doce de Pêssego, fiz também este Doce de Cerejas com Canela. É mais trabalhoso porque presupõe que se tirem os caroços às cerejas, tarefa bastante simplificada quando se usa um descaroçador de cerejas e azeitonas. O meu contratempo foi terem-me oferecido umas cerejas do Fundão tão grandes e gordas que não couberam no meu descaroçador, obrigando-me à tarefa inglória de as descaroçar à mão cortando-as ao meio e retirando o caroço.
Trabalhos à parte deu um excelente doce!
Ingredientes:
Cerejas
Acúcar
Pau de canela
água
Preparação:
Depois de descaroçadas, pese as cerejas, e num tacho onde tudo caiba à vontade coloque as cerejas e a mesma quantidade de açúcar (ou um pouquinho menos), 1 pau de canela e 2dl de água por cada quilo de cerejas. Leve ao lume e proceda do mesmo modo como para o Doce de Pêssego: assim que levantar fervura baixe para o lume para o mínimo no bico mais pequeno do fogão e deixe apurar, mexendo de vez em quando. Quando estiver no ponto, deixar arrefecer, colocar nos frascos esterilizados, rotular e guardar em local fresco!
Bom Apetite!
3 respostas
Que gulodices deliciosas há por aqui! O de cereja é o meu doce preferido. É a minha mãe que o faz, mas não me recordo que lhe junte água. Isso não atrasa o “ponto”?…
Cá por minha casa é assim que se faz… Nunca o experimentei de outra maneira, pode ser que demore mais um bocadinho, mas não é significativo!
Este comentário foi removido pelo autor.