Lembro-me perfeitamente do dia em que recebi o meu primeiro livro “Uma Aventura”. Estava na escola primária e foi-me oferecido pela mãe da minha colega S. que trabalhava num livraria. Com “Uma Aventura na Escola” nasceu um gosto enorme pela leitura, mas principalmente por livros de mistério, crime e aventura. E já nessa altura um outro gosto se começou a desenvolver, o gosto pela comida e pela culinária. Dava comigo a ler cenas onde se descreviam lanches, almoços e outras refeições e sentia sempre uma enorme vontade de comer o que estava a descrito. O doce de laranja amarga com scones da aventura que é passada num castelo na Escócia, ou o pão com quadradinhos de chocolate que comem os amigos no vão de escada do prédio das gémeas, onde se reuniam para arranjar soluções às suas aventuras. Quando comecei a ler os livros “Os Cinco”, a minha vontade de provar sandes de carne assada, laranjadas, bolos de fruta manteve-se com a descrição dos piqueniques e farnéis e, mais tarde, quando descobri Eça de Queirós babava (e ainda babo) a ler descrições dos banquetes e dos jantares em “Os Maias” ou o “Crime do Padre Amaro”.
Enquanto preparava estes simples ovos mexidos (que ninguém precisa de receita para fazer) lembrei-me de imediato do livro “Uma Aventura no Porto”, em que, depois de uma noite acordados a resolverem um qualquer mistério, os amigos, cheios de fome, vão para casa preparar ovos mexidos com salsichas que, segundo uma das personagens tinham de ser batidos 100 vezes para ficarem saborosos. Não pude deixar de sorrir enquanto me lembrava disso. E hoje, em vez de uma receita trago uma história.
Ingredientes para 1 pessoa:
1 ovo grande + 1 clara
1 salsicha tipo alemã
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de manteiga
1 ceboleta (spring onion)
Preparação:
Leve a manteiga ao lume, numa frigideira anti aderente e deixe derreter. Acrescente depois a salsicha previamente cortada em rodelas finas e deixe saltear até ficar loura.
Entretanto bata o ovo com a clara e um pouco de sal e pimenta e acrescente à frigideira. Vá mexendo com uma colher de pau à medida que os ovos vão coagulando, deixando cozinhar.
Sirva os ovos mexidos sobre fatias de pão de sementes ligeiramente torradas e polvilhe com a ceboleta cortada em rodelas finas.
Bom Apetite!
15 respostas
Olá Joana
Também eu fiquei apaixonada pelas descrições de comida na literatura. Em criança, os livros dos cinco, para além das aventuras, marcaram-me com os sconnes.
Bom fim de semana e boas inspirações!
Um pratinho bem simples, e muito pràtico nas horas do aperto, e sem duvida bem deliciosa.
levo comigo esta receitinha, beijinhos grandes e bom fim de semana
Também me recordei dessa coleção "Os Cinco", na altura apreciava mais Alexandre Dumas e Samuel Langhorne Clemens, (Mark Twain).
Adoro ovos, como todos os dias com prazer.
Beijo
Vânia
Hoje minha visita é para anunciar
uma novo circulo de minha vida.
Continuarei com as homenagens
que é a razão do blog (A VIAGEM)
A imagem escolhida por mim no novo visual
tem tudo a ver com o futuro, não só do blog,
mas da surpresa que a qualquer
momento será anuciada no blog.
Hoje sou parte da vida de cada
pessoa amiga e tão amada por mim,
também sou membro do Clube dos Novos Autores.
Com muita alegria convido você a paricitipar com
todos nós do clube também.
Minha Viagem prossegue amando e acarinhando todas
minhas lindas amizades.
Deixando um pedido muito importante para mim.
Eu não estou deixando vocês ,
E sim, entrarei na casa de cada um de vocês.
Conto com o carinho de sempre em meu blog,
Esteja comigo como sempre estiveram
Deus estara com você e comigo.
Segure nas mãos de Deus e na minha e vamos nessa
Deus já abençoou.
Com carinho.
Um feliz final de semana beijos.
Evanir
Com muito carinho estou seguindo seu blog.
Que ideia boa. Adorei. Aproveito para convidá-la a participar de uma promoção interessante no meu blog. Aparece lá! Bjbj. Nil
spring onions em lisboa? onde???
Muito obrigada. Gostei da ideia e da prosa. As spring onios é que me dão volta ao juízo. Já o J. Oliver faz muitas receitas com elas, mas os supermercados portugueses ainda não as disponibilizam. Seria uma coisa interessante semeá-las no jardim, mas também não tenho visto as sementes. Enfim, a globalização ainda está atrasada… Saudações
Que coincidencia… ovos mechidos, foi o nosso jantar ontem lá em casa. Mas as variantes eram diferentes. Atum e cebola 🙂
Um prato super simples e rápido de fazer,….e cheios de boas recordações!
Beijinhos
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.com
Um prato delicioso!!! Bjs.
Coincidência mesmo…. Ontem o jantar cá de casa foi ovos mexidos com salsichas e pimenta, mas sem spring onions, obviamente…
Sou uma fiel seguidora da Joana, antes os blogues, agora o livro que é quase uma biblia e com o qual já contagiei algumas amigas.
Tenho uma dúvida que nunca vi publicada em lado nenhum e que gostava da ajuda da Joana. Verifico que a Joana utiliza muitas vezes as claras congeladas. A minha dúvida é como é que as congela? Individualmente? E como descongela?
Obrigada por tudo, Joana.
Cara colher-de-pau sou uma seguidora do seu blogue e delicio-me com as receitas publicadas por si, as quais, as vezes exprimento!Gostaria de lhe propor o seguinte desafio: preparaçao de batatas noisettes?
Adoro ovos! Mexidos, fritos, escalfados, gosto muito e nunca falta em casa. Esta receita é optima, tem historia e tambem sabe á minha infancia!:)
beijos
então deves ler (se é que ainda não leste) os livros de Jorge Amado.
vais adorar!
Mais uma bela inspiração. Pena o meu namorado não gostar de cebola, mas qdo ele não está estas receitas são a minha eleição 😉