As nozes vieram de casa dos meus avós paternos, onde a velha nogueira nos continua a brindar com o seu fruto apesar de há muito ninguém lá estar para tratar dela. Foram gentilmente descascadas pelas mãos do meu avô materno, que sabia que a neta mais velha ia gostar de receber este mimo para os seus cozinhados. E foi num pacotinho todo catita, com uma fita vermelha e branca e uma etiqueta de papel pardo que os meus pais me entregaram este presente.

Tanto mimo tão bom em algo tão simples. E para agradecer, um bolo de noz com caramelo!

Ingredientes:

Caramelo de noz

100g de miolo de noz

100g de acúcar

100g de marnetiga

100ml de leite

Bolo:

3 ovos

150g de farinha

150g de açúcar

150g de manteiga

Preparação:

Comece pelo caramelo. Num tachinho coloque  a manteiga partida em pedaços e o açúcar e leve a lume brando. Deixe cozinhar até ficar com um molho de cor caramelo e espesso, o que deve demorar cerca de 10 minutos. Acrescente depois as nozes e o leite (com muito cuidado para não se queimar). Mexa bem e coloque esta mistura num forma redonda de 22cm de diametro previamente untada e polvilhada.

Prepare depois o bolo. Misture a manteiga amolecida com o açúcar. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem e por fim a farinha. Coloque por cima do caramelo de nozes e leve ao forno previamente aquecido (180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozido.

Desenforme para o prato de servir e polvilhe com açúcar em pó.

Bom Apetite!

18 Responses

  1. O bolo em si jà é bonito mas com esse caramelo ficou divino, adoreiiiiiiiii

    beijinhos e bom fim de semana

  2. Que bolo maravilhoso, ficou mesmo bom com todo essa amor e carinho, carregado de simbologia….bjokitass

  3. Não só está lindo como também repleto de carinhos, só pode estar delicioso.
    Beijo.
    Vânia

  4. boa tarde joana! Como de costume venho sendo uma leitora assiuda do seu blog. Esclareça-me só uma duvida: n se batem as claras em castelo neste bolo pois não?

    cumprimentos

  5. Eu fiz! Eu fiz!
    Ficou delicioso. Acabou num instante!
    A minha dúvida era em relação a levar ou não fermento. Usei farinha autolevedante.
    Obrigada por partilhar a receita!
    Teresa

  6. Sim muito bom mas muito doce.Coloquei um pouquinho de fermento so depois de feito percebi k era tarte e nao um bolo alto.Meu marido aprovou.Obrigada pela dica um abraco.