Bolo de Nozes Recheado com Doce de Ovos

Foi difícil escolher um bolo que assinalasse o primeiro aniversário do Zé Maria. A comemoração no dia foi apenas um jantar, para os avós, pais, tios e primos. E, amanhã haverá um lanche para juntar os nossos amigos e os nossos sobrinhos emprestados – a nossa outra família.

Mas que bolo escolher? A decoração foi o mais simples, com uma vela e umas bandeiras para dar um ar de criança a qualquer bolo. Mas continuava sem saber que bolo fazer. Entretanto tinha nozes em casas, muitas nozes que tinham vindo ainda o ano passado da nogueira que ainda existe em casa dos meus avós paternos. Arranjei-as todas e decidi, na hora, que o bolo do Zé Maria seria de noz, com recheio de doce de ovos. Para ele é indiferente, que ainda não come doces, e por aqui é uma combinação clássica e sempre vencedora.

Portanto o bolo foi feito aqui pela mãe, com muito amor e carinho (e muito entusiasmo pelo primeiro bolo de aniversário do rapazola). E cantámos os parabéns. E celebrámos este primeiro ano de vida a desejar mais vida.

Ingredientes:

(adaptado de “Saberes e Sabores” – vaqueiro, Outono de 2014, página18)

150g de miolo de noz

100g de amido de milho (Maizena)

100g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

2 colheres de sopa de canela em pó

250g de manteiga à temperatura ambiente

250g de açúcar amarelo

5 ovos

Doce de ovos:

8 gemas de ovo

8 colheres de sopa de açúcar

100ml de água

Preparação:

Comece por preparar o doce de ovos. Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar e deixe levantar fervura. Diminua o lume e conte cerca de 5 minutos a ferver lentamente. 

Entretanto misture as gemas numa taça e adicione um pouco da calda de açúcar às gemas, em fio, para as temperar. Junte depois toda a calda misturando bem e volte a colocar tudo na tacho. Leve ao lume muito brando, sem parar de mexer, até que a mistura engrosse. Retire e deixe arrefecer completamente.

Entretanto prepare o bolo.

Num robot de cozinha coloque as nozes, as farinhas, o fermento e a canela e triture bem.

Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até obter um creme homogéneo. Adicione-lhe as gemas, uma a uma, sem parar de bater, mas raspando a pasta que for ficando agarrada às paredes da taça.

Bata as claras em castelo bem firme.

Alternadamente incorpore suavemente a mistura das nozes e as claras à base de gemas e manteiga. Mexa delicadamente até ter uma mistura homogénea.

Divida a massa por duas formas previamente untadas e forradas com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Depois de cozinhados retire os bolos e deixe arrefecer. Coloque um dos bolos no prato de servir e recheie com metade do creme de ovos. Coloque por cima o outro bolo e cubra com o restante creme.

Decore a gosto com nozes ou outra decoração.

Bom Apetite!

mais receitas

24 respostas

  1. Ó Joana, o Zé Maria está tão lindo… Quanto ao bolo, parece-me uma excelente sugestão, a avaliar pelo aspeto delicioso. Que a festa amanhã seja maravilhosa. Haverá sempre muitos aniversários para comemorar (é o que todos nós desejamos), mas o primeiro é sempre o primeiro! Bom fim de semana e um beijinho.

  2. Está bem bonito – o bolo e o Zé Maria 🙂 Adoro receitas com nozes! Mais uma vez, muitos Parabéns e q tenham sempre mts motivos para sorrir pela vida fora 🙂 Bjinhos e bom fds!

  3. Estás tão elegante!! Tão bonita!! Deves ter perdido imenso peso… Também preciso… O que fizes-te?? Faz um post sobre a tua alimentação… Beijinho e muitas felicidades

  4. Parabéns a você(s) e muitas felicidades para o Zé Maria!!!
    O bolo tem um óptimo aspecto, mas infelizmente decobri que tenho hipertensão e não vou poder abusar, caso contrário ia aproveitar o f-d-s e experimentar essa receitinha.

  5. Olá !!! mulher abençoada !

    Seu espaço é maravilhoso…amei….
    seus mimos são lindos…que capricho.
    te seguindo, espero ser aprovada, desejo
    voltar com tempo, para ler, aperciar seu cantinho.
    uma semna cheia de alegrias e paz……beijos !!!

  6. Olá Joana!
    Parabéns pelo Zé Maria! Sei tão bem aquilo que sente…
    Posso dizer, pelo que leio, que que temos muito em comum… Muitos ttt de infertilidade, a mesma idade, e um final feliz… O meu foi em Julho de 2013 e veio a duplicar.
    Agora a vida sorri de outra maneira e tem um gosto muito especial.
    Desejo que continue esta jornada sempre acompanhada de muito amor e felicidade.
    Maria

    1. Das Infinitos!

      Obrigada. Eu não tive essa "sorte" – e o meu final veio em solo, mas veio.
      Felicidades também para a Maria e os seus rebentos.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *