A 6 dias do Natal a azáfama é enorme. Acabar os cabazes que estão todos ainda por terminar. Decidir finalmente a ementa final para as festas e fazer as ultimas listas de compras. 

As decorações da mesa já foram decididas, encomendadas e compradas e já encomendei os fios de ovos e o cabrito. 

Começa agora os encontros/jantares/ lanches/ cafés com os amigos para entregar os cabazes ou miminhos de natal. (Sim, ainda tenho que acabar os cabazes que vou entregar hoje!) E até ao natal tenho ainda o dia de fazer bolachas com os sobrinhos mais crescidos.

Mas o fim de semana está à porta e, apesar do cansaço desta época sempre tão cheia de afazeres já se estar a fazer sentir, não me podia sentir mais cheia de espirito de Natal!

E ainda há muitas receita natalícias que quero partilhar e que podem sempre ter lugar à vossa mesa, como esta coroa doce que é perfeita e bonita para qualquer mesa.

Não quer fazer a massa? Experimente fazer a coroa usando massa folhada retangular pronta a usar de compra. Siga as mesmas indicações na confecção do rolo e da coroa sem perder tempo a preparar a massa! Fica igualmente deliciosas!

Ingredientes:

300g de farinha

1 saqueta (11g) de levedura seca – usei fermipan

sal q.b.

2 colheres de sopa de açúcar

200ml de leite morno

30g de manteiga

raspa de limão

Recheio:

doce de gila (aproximadamente 1 frasco pequeno)

doce de ovos (feito com 8 gemas)

100g de amêndoa laminada

canela em pó q.b.

Preparação:

Numa taça misture a farinha, a levedura, o sal e o açúcar. Adicione depois o leite morno, a manteiga derretida e a raspa de limão. Misture bem – se necessário acrescente um pouco mais de farinha – e amasse bem, à mão ou com a ajuda de uma batedeira.

Coloque a massa numa taça, tape e deixe duplicar de volume, (cerca de 1h30).

Assim que a massa tenha crescido, estique-a numa superfície enfarinhada com  a ajuda de um rolo da massa em forma de rectângulo, com cerca de 45x20cm.

Espalhe depois o dcd de gila pela massa, seguido pelo doce de ovos e depois polvilhe com a amêndoa laminada e com um pouco de canela em pó.

Enrole depois a massa, como se fosse uma torta, pela extremidade mais comprida – para que o rolo fique com o maior comprimento possível e aperte bem para que a borda fique presa e o recheio não escape.

Com uma faca afiada corte o rolo ao meio, no sentido do comprimento, deixando uma das pontas por cortar. Enrole depois as pontas, como se estivesse a fazer uma trança e comece a formar uma coroa, de moda a unir as duas pontas. Assim que tiver a coroa formada, corte a ponta que tinha deixado unida e una as duas pontas da massa, pressionando para que fique um ciclo unido e fechado.

Coloque cuidadosamente num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe a massa levedar maia cerca de 45 minutos.

Pincele a massa com um pouco de leite e polvilhe com um pouco mais de amêndoa laminada, e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.

Decore depois a gosto.

Bom Apetite! 

14 Responses

  1. Gosto da sua sugestão, com os dois tipos de massa. É bom ter uma alternativa quando o tempo está escasso, ou porque apetece mudar a massa. Já vi que a minha amiga secreta (Joana Bouça) gostou das bolachas, agora fico a aguardar as minhas…Este fim de semana, voltarei a repetir a dose e continuar com as ofertas de Natal. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

  2. Olá! Estou com uma dúvida.. Ao cortar no sentido do comprimento o doce não começa a sair todo? Mesmo quando começamos a fazer a trança?

  3. Sara,

    Nem todos têm tempo ou paciência para fazer a massa de raiz. A coroa não fica exatamente igual, mas é sempre uma boa alternativa, e ainda por cima rápida.
    Um beijinho,
    Joana

  4. Carla,
    Sim, o recheio escorre um pouco, quer quando corta, quer quando começa a enrolar, mas é mesmo assim. Dá jeito usar papel vegetal logo quando se está a montar a trança. E quanto ao recheio que escapar é voltar a colocar por cima da trança.

    Espero ter ajudado,
    Joana

  5. Olá Joana. Eu já fiz esta receita 2 vezes e queria perguntar qual a consistencia da massa, porque a minha ficou super mole e para conseguir montar a coroa não foi fácil de nenhuma das vezes. Será que fiz alguma coisa errada? Eu mexo a massa com uma colher e depois é que amasso com as mãos. ela tem de despegar ou nao? Obrigada