Na mesa ainda há as sobras dos doces de natal. E ainda está  vestida de festa com a toalha de natal dos azevinhos bordados a ponto cruz, o centro de mesa e as velinhas que ainda acendemos todas as noites.

O estômago está cansado de comidas festivas e uma canja de frango caseiro ou uma sopa de legumes quentinha, ou ainda uma chávena de chá à lareira, são agora os melhores amigos, enquanto ganhamos coragem para mais umas comidas festivas daqui a uns dias, na noite da passagem de ano. Depois disso, e apesar dos inúmeros aniversários que o mês de Janeiro nos trazem, é altura de retomar a alimentação equilibrada e ponderada. Agora não é altura de pensar em calorias, dietas, ou exageros alimentares. Em breve tudo voltará ao normal!

Apesar dos estômagos mais pesados, é sempre preciso ir fazendo o almoço ou o jantar. Aproveitando esta pequena pausa entre festas é dia de limpeza ao frigorífico. De acabar o frasco do tomate seco, os últimos cogumelos que vieram do cercadinho e um rostinho de rucula…. e juntar tudo com massa.  Uma sugestão pós festas!

Ingredientes para duas pessoas.

200g de massa penne ou outra massa curta

10 cogumelos frescos

3 tomates secos

1 colher de sopa de mostarda (tipo savora)

100ml de natas ligeiras

1 mão cheia de rucula selvagem

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água temperada de sal e, quando estiver a ferver junte a massa e deixe cozinhar até ficar al dente.

Entretanto lamine os cogumelos e leve-os a saltear numa frigideira com um pouco de azeite. Junte depois o tomate seco cortado em pedaços e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta, junte as natas e a mostarda e deixe começar a fervilhar.

Assim que a massa esteja cozida envolva-a bem no molho e acrescente a rucula misturando tudo. (Se necessário acrescente um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a soltar o molho.)

Sirva de imediato

Bom Apetite!

9 Responses

  1. Tenho uma dúvida sobre os cogumelos: devemos lavá-los antes de saltear?
    Já ouvi várias teorias e não consigo perceber qual delas está correta!

    Parabéns pelas maravilhosas receitas que tem por aqui 🙂

    Ana Margarida

  2. E a mim também me parece bem para desenjoar dos "excessos" do natal!
    Um beijinho,
    Joana

  3. Margarida,
    Teorias há muitas e em tudo.
    Eu lavo-os sempre, porque passar apenas um pano, como alguns alegam, continua a deixar os cogumelos com terra ou areias que ninguém gosta de encontrar no prato.
    um beijinho,
    Joana