Este receita de carne de porco, simplificado e adaptado da tradicional carne de porco à portuguesa é algo que me lembra sempre o verão. O sabor dos coentros que me avivam a memória para amêijoas à Bulhão Pato comidas com os pés na areia. A carne de porco que quase parece um pica-pau, daqueles que se comem ao final da tarde numa esplanada com uma bebida fresca a acompanhar. As batatas cozidas que são um dos acompanhamentos de eleição do peixe grelhado no carvão, depois da praia e comparado fresco no mercado durante as férias. A massa de pimentão que a avó preparava mais no final do verão, quando os pimentos do quintal eram muitos e grandes e vermelhos.
Esta carne foi preparada para o almoço, num sábado de sol, saboreada na varanda a desfrutar da companhia do Miguel e do pequeno Zé Maria que cada vez está mais independente, e que já vai comendo sozinho apesar do ocasional pedido de ajuda, à mamã ou ao papá.
Uma refeição que me soube a verão, a férias e a sol!
Entretanto aproveito para informar que este domingo, dia 7 de Junho, estarei na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h30, no pavilhão da Esfera dos Livros para os habituais autógrafos e dois dedos de conversa com todos aqueles que quiserem e puderem por lá passar. Terei todo o gosto em vos conhecer ou reencontrar!
Ingredientes para 2 pessoas:
300g de batatinhas tipo primor
500g de carne de porco em cubos
1 folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão
2 dentes de alho
50ml de cerveja ou vinho branco
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de pickles picados
10 azeitonas pretas
azeite q.b.
coentros frescos q.b.
Preparação:
Tempere a carne de porco com sal e pimenta, os dentes de alho picados, a massa de pimentão, a folha de louro em pedaços e o vinho branco ou cerveja. Deixe a marinhar durante alguns minutos.
Entretanto lave bem as batatinhas e leve-as a cozer, inteiras, em água temperada de sal.
Leve uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Escorra a carne da marinhada (mas reserve a marinada) e coloque-a no azeite quente, deixando cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando a carne estiver cozinhada e loura, junte o molho da marinhada e deixe fervilhar cerca de 2 minutos. Acrescente depois as batatas previamente cozidas e escorridas e envolva-as bem na carne. Junte os pickles, as azeitonas e envolva tudo.
Sirva de imediato, polvilhado com coentros frescos picados e acompanhe com uma salada.
Bom Apetite!
Adoro este prato, pois lembra o Verão e petiscos. E esta versão simplificada, mantendo os sabores "base", é muito adequada para o dia a dia, em que quase parece que não temos tempo para tudo. Um grande beijinho para si, Sara Oliveira
Que belo petisco! Gosto bastante 🙂
Beijinhos*
Ana Filipa Costa – Petiscana
Que bom! Como praticamente ñ como carne de porco, vou adaptar esta receita para fazer com nacos de soja 😉 Bjinhos!
Que belo prato 🙂
Belíssima opção. Agradável à vista =)
Sara,
Isto para mim é verão à mesa! E a simplicidade é tudo o que necessitamos.
Um beijinho,
Joana
Obrigada Ana Filipa.
Um beijinho,
Joana
Anjo de Mel,
Depois conta como ficou com essa adaptação.
Um beijinho,
Joana
Obrigada!
Um beijinho,
Joana
Os olhos também comem, não é verdade?
Um beijinho,
Joana
Que óptimo aspecto, mais uma excelente sugestão!!!!
Obrigada Borboleta!
Fica muito saboroso mesmo e bastante simples e rápido de preparar.
Um beijinho,
Joana