A primeira ementa semanal do ano está em prática. Deixou de haver desculpas para as baldas na cozinha que ocorre sempre no final do ano. A primeira ementa semanal do ano serve para acabar de gastar o que ainda está no congelador e no frigorífico e as receitas são preparadas com sobras e restos disto e daquilo.

Já se fez arroz com sobras de frango desfiado num molho com um resto de polpa de tomate e um pouco de natas de soja – que acompanhamos com brócolos – e estava bem bom, apesar de nada apresentável para o blogue.

Comeu-se um pequeno caçoilo de chanfana que a mãe tinha enviado e que estava congelado, e já se acabaram uns douradinhos com arroz de ervilhas.

Agora foi de uns lombinhos de salmão. Com uns cogumelos que já estavam a ficar um pouco murchos, e uns brócolos que, entre outras coisas boas, foram uma oferta de ano novo da prima Delmira.

E como se anda enfartado de comidas muito “ricas” uma receita para acalmar dos excessos alimentares.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 ou 3 lombos de salmão (consoante o tamanho)

sal e pimenta q.b.

150g de cogumelos brancos

1 cabeça pequena de brócolos

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de molho de soja

1 dente de alho

óleo de sésamo tostado para temperar – opcional


Preparação:


Tempere os lombinhos de salmão com sal e pimenta e reserve.

Pique depois o dente de alho e lamine os cogumelos. Separe os brócolos em floretes pequenos – uma vez que não os vai cozer, mas apenas saltear.

Numa frigideira coloque 1 colher de sopa de azeite e o dente de alho picado. Assim que este começar a querer fritar acrescente os cogumelos laminados e os floretes de brócolos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe saltear um pouco até os cogumelos começarem a murchar e a largar líquido, e acrescente depois cerca de 30ml de água a ferver à frigideira quente. Isto vai libertar vapor que ajudará a cozinhar melhor os brócolos. Deixe cozinhar até os brócolos estarem macios mas ainda crocantes, e tempere depois com o molho de soja envolvendo bem.

Entretanto cozinhe o salmão, grelhando-o numa chapa quente com o restante azeite.

Sirva o salteado de cogumelos e brócolos com o salmão e regue, se gostar com o óleo de sésamo tostado. Acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!

10 Responses

  1. Uma ideia simples, prática, e boa para entrar nos "eixos"! O "exercício" de limpar o frigorifico/congelador, por vezes resulta em combinações surpreendentes e diferentes. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Olá adoro o seu blogue, mas nunca tinha comentado. Tenho uma dúvida e agradecia se me pudesse ajudar : como limpar os cogumelos? Lavar c água ou não? E como conservar? Podemos congelar?
    Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho

  3. Sara,

    é para mim um exercício habitual limpar o frigorífico no início do ano e antes de ir de férias.
    Isto foi o que se arranjou.
    Um beijinho,
    Joana

  4. Carla,

    Substitua por outro peixe que goste. DE certeza que também fica delicioso.
    Um beijinho,
    Joana

  5. Os cogumelos podem ser congelados depois de arranjados.
    Eu lavo sempre os cogumelos, porque sem os lavar é difícil conseguir retirar as areias e terras que costumam trazer. Não convém é deixar muito tempo dentro de água pois absorvem-na como se fossem uma esponja, e perdem sabor.
    Se conservar no frigorífico convém ser dentro de um saco de papel para respirarem.
    Espero ter ajudado,
    Joana