Caril de Salmão com Laranja

Como tudo, também a vontade e a inspiração para cozinha – e outras coisas – tem vindo devagarinho. A semana que passou a cozinha já andou mais animada, e mesmo o fim de semana cinzento deu lugar a agitação pela cozinha, a refeições no jardim, e a estar reunida com os amigos à volta da mesa.

Ainda durante a outra semana, saiu da cozinha um simpático caril de salmão com o toque de laranja, que me surpreendeu, pois nunca pensei que ficasse tão agradável.

Sem dúvida uma receita a repetir!


Aproveito para anunciar mais um workshop – provavelmente o último de verão – na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.


Ingredientes para 2 pessoas:


3 postas de salmão (ou lombos)

1 cebola

2 dentes de alho

1 pedacinho com cerca de 2 cm de raíz de gengibre

1 colher de sopa bem cheia de bom pó de Caril

200ml de leite de coco

1 laranja

sal e pimenta q.b.

azeite q.b. (ou óleo de coco)


Preparação:


Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e o gengibre e leve ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite ou óleo de coco. Junte depois a raspa da casca de 1 laranja e deixe começar a refogar. Acrescente o pó de caril e deixe cozinhar em lume muito brando para cozinhar a pasta de caril. Acrescente depois metade do sumo de 1 laranja e o leite de coco. Tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura.

Acrescente depois o salmão em pedaços não muito pequenos e previamente arranjado, ou seja, sem peles ou espinhas – se usar salmão em postas. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, ou até o salmão estar cozinhado e assim que desligar acrescente o restante sumo de laranja, envolvendo bem.

Sirva o caril com feijão verde cozido e arroz thai jasmin.


Bom Apetite!

mais receitas

3 respostas

  1. Uma ideia interessante e um pouco diferente do normal.
    Maia uma ideia para experimentar, consoante o que houver em casa, seja com carne, peixe ou mesmo legumes.
    Fico contente que a inspiração esteja a voltar aos poucos. Acontece a todos e pode haver o "click" em que aparece sem estar à espera. Nestas coisas, há que dar um pouco de tempo e não forçar a situação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *