Pasteis de Batata Doce e Frango no Forno

Esta semana está a ser uma semana muito “fora do comum”. O dia do pai. O aniversário do Miguel, e sinto que parece que hoje é que a semana está a começar e afinal já vai a meio. Por circunstâncias várias, não em organizei como gosto e, portanto, sinto-me num autêntico caos. Quem gosta de começar a semana organizada como eu, sente muitas diferenças quando isso não acontece.

Para ajudar à festa, decidimos há umas semanas fazer o batizado do António e da Maria Benedita este sábado, e portanto, no meio de tudo isto ainda andamos a organizar esta festa, o que nem sempre tem sido a coisa mais fácil. Faço o melhor que posso, e como qualquer pessoa com demasiados projectos em mãos, algumas coisas ficam para trás. Espero que tudo melhore a partir da próxima semana…

Entretanto há receitas… mesmo fora de horas.


Ingredientes para cerca de 12 pasteis:


200g de sobras de frango picado ou bem desfiado

300g de batata doce (pesadas em cru depois de descascadas)

1 ovo

2 ceboletas (spring onions)

pimenta q.b.


Preparação:


Coza as batatas e água  com uma pitada de sal. Depois de cozidas, esmague-as com um garfo e junte a carne de frango picada e as ceboletas também bem picadinhas. Retifique de sal e pimenta,, acrescente o ovo e envolva tudo muito bem. 

Molde depois os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 25 minutos) ou até ficarem dourados.

Sirva com uma salada verde e um pouco de maionese caseira de caril



Bom Apetite!

mais receitas

10 respostas

  1. com amor, esforço e dedicação tudo se consegue e á Joana não falta nada disso!
    vai correr tudo bem e será com certeza um evento maravilhoso e a recordar.
    Beijinhos e os pastéis são uma óptimo sugestão primaveril.
    Beijinhos

  2. Por vezes, temos tendência de querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem conseguir fazer parte delas.
    Por isso, "cabeça fria", muita calma, respire fundo, e com a organização que está no "sangue", vai conseguir levar as tarefas a bom porto! Descomplique e simplique as festas, com receitas simples e vistosas. Lembre-se que "menos é mais"!
    Vou guardar a receita destes pasteis (e que tinha dado muito jeito neste fim de semana, quando tive umas sobras de frango assado!), pois é algo que é bastante prático.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  3. Ola Joana! Esta receita parece-me otima para o meu bebé que tem 9 meses. Só que ele ainda não introduziu o ovo. Posso substituir por outro ingrediente? Obrigada Inês

    1. Inês, o ovo serve apenas para ligar.
      Provavelmente consegue fazer sem ele… Tudo o que me lembro para substituir não dá nesta fase da introdução alimentar… (Se necessário e estiver muito seco, junte um pouco de água de cozedura das batatas ou molho da carne, se tiver)
      Um beijinho,
      Joana

  4. Olá! Adoro o seu blogue e só não comento porque na maioria das vezes só tenho mesmo tempo para ler as receitas e procurar inspiração. Mas nesta receita queria saber se há hipótese de substituir o frango por outra proteína. O que ficaria bom com a batata doce também? Beijinhos e uma ótima semana para si e para a sua linda família!

  5. Maria João:
    Obrigada pelas suas palavras.
    Pode gaze com atum ou com bacalhau que fica muito bom também – ou com qualquer outras carnes ou peixes também não fica mal..
    Um beijinho,
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *