O outono finalmente chegou. Ainda bem para mim, que gosto mesmo muito deste tempo, de mantas, robes, casacos, pantufas e lareira acessa. O frio, a chuva e todas as restantes coisas maravilhosas: marmelos, abóboras, castanhas, nozes, romãs, uvas, clementinas, tangerinas e afins. E chá quente. Muito chá quente.

Os dias são também mais pequenos – também gosto!, e sabem ainda melhor comidas de forno, estufados quentinhos e outras comidas de tacho. Como a sopa.

Esta que vos trago hoje é, para mim, uma agradável supresa. Poucos ingredientes e muito sabor. Fez as maravilhas de todos os que as provaram no último workshop, das receitas sem carne nem peixe, e achei por bem, partilhar aqui também, para que fiquem curiosos de estar presentes nos proximos workshops. Como o frio finalmente chegou, o tema é agora de receitas quentes para dias frios. E no dia 10 de Novembro e já em Lisboa. (O pessoal do Norte lá terá de esperar até dia 24 de Novembro para o mesmo tema! ) 


Tema: Receitas quentes para Dias Frios


Lisboa – 10 de Novembro – 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 

inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com



Ingredientes para 4 pessoas:


Sopa:

1 courgete média

1 tomate grande maduro

1 cebola pequena

sal q.b.

1 colher de sopa de azeite

água q.b.

coentros frescos para servir


Bruchetas:

4 fatias de pão de

2 tomates

8 azeitonas pretas

2 colheres de sopa de coentros picados

sal e pimenta q.b.

vinagre balsâmico q.b.

Azeite q.b.



Preparação:


Comece pro preparar a sopa: lave e corte a courgete em pequenos pedaços. Pele o tomate e corte-o em pequenos pedaços, e descasque a cebola cortando-a em quartos.

Leve uma panela ao lume com o azeite e junte a courgete, o tomate e a cebola, deixando refogar um pouco. Acrescente depois a água, apenas para cobrir os legumes, tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.

Triture depois com a varinha mágica até ficar com um creme homogéneo. Rectifique de sal e sirva quente com umas folhinhas de coentros frescos.

Para as bruchetas:

Lave os tomates e corte-os em cubinhos. Corte também as azeitonas em pedaços. Coloque tudo numa taça e tempere com os coentros frescos picados, azeite, vinagre balsâmico e sal e pimenta a gosto. Misture bem.

Entretanto,torre ligeiramente as fatias de pão. Regue-as depois com um fio de azeite e coloque-lhes a mistura de tomate.

Sirva com a sopa para uma refeição ligeira.


Bom Apetite!

13 Responses

  1. Esta sopa é muito simples de fazer, muito saborosa (especialmente com as bruschetas), e talvez apareça hoje em casa.
    Gosto de todas as estações do ano, cada uma com o seu encanto, mas o Outono, é a "preparação" para os dias mais frios, com as cores "calorosas" a dar conforto aos dias mais curtos. As frutas e legumes são diferentes, cada um com a sua cor e sabor próprio: abóboras, romãs, batata doce (faz parte das minhas recordações do Outono, as primeiras batatas doces da estação), castanhas, uvas, os primeiros citrinos, as várias variedades de legumes de folha verde (couves e nabiças), as primeiras maçãs e peras da época, os marmelos, dióspiros (nas duas versões: moles ou de roer) alguns frutos tropicais que vêm do Algarve (estes são uma novidade, mas aparecem na praça da minha zona nesta altura: abacates, manguitos, goiabas, por vezes algumas limas).
    E o frio, remete para doses "maciças" de chá acompanhados de um bolinho ou bolachas, bem como pratos mais "calorosos"!
    Outra coisa que associo ao Outono é o cheiro do café torrado/moído nas casas de chás/cafés, que perfumam as ruas da baixa lisboeta, especialmente naqueles dias frios, escuros e por vezes, chuvosos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Hmm, parece lindamente! Hei de fazer! Não gosto de sentir as extremidades (nariz, mãos e pés) frias, mas q tb já estava c saudades de meias fofas, pantufas, malhas polares e o saquinho de água quente nas costas lá isso estava 😉 Bjinhos e feliz Outono (escusava de ter vindo com tanta força duma vez só, mas pronto!)

  3. receitinha boa essa, eu te confesso que nunca comi,mas quero experimentar pra ver o gosto…parabéns pelo blog. Bjo