Há uns tempos li algures, que as pessoas que fazem bolos, e cozinham para os outros são mais felizes.  Não sei se isso será verdade, mas é um facto que a cozinha, para quem gosta, pode ser até bastante relaxante. Por aqui, e sempre que possível, faz-se um bolinho para o fim de semana. E desta vez, com um pouco de puré de abóbora que tinha sobrado, com cenouras que havia no frigorífico e umas sobra de doce de ovos de umas cornucópias do Atelier do Doce, fez-se um bolo de cenoura, abóbora e amêndoa, que ficou muito húmido e aromático. Um verdadeiro bolo Outonal, muito apreciado por todos os que o comeram.

Acabei por colocar a cobertura de doce de ovos para acabar uma sobra que tinha cá em casa, mas fica igualmente delicioso simples, ou para os mais gulosos, uma cobertura de chocolate.

Aqui fica a receita.


Ingredientes:


50g de farinha de espelta

150g de puré de abóbora assada

200g de cenoura crua

250g de amêndoa com pele

3 ovos

150g de açúcar mascavado

150g de manteiga

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de fermento


Doce de ovos para a cobertura (opcional)


Preparação:


No robot de cozinha junte o puré de abóbora, as cenouras em pedaços, a amêndoa e truture até obter uma consistência de migalhas grossas. Reserve.

Bata depois a manteiga com o açúcar e os ovos até ficar com umas mistura homogénea, e junte depois a mistura de amêndoa, cenoura e abóbora. Junte depois a farinha, a canela e o fermento e envolva bem.

Unte e polvilhe uma forma e verta a mistura. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozido.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Depois de frio cubra, se gostar, com o doce de ovos.


Bom Apetite!

17 Responses

  1. E de um "quase nada", aparece um bolo delicioso e bastante vistoso, não só para estes dias outonais, como para uma mesa natalícia (ou outro tipo de festa)!
    Gosto de fazer bolos e bolachas, e também de os partilhar (seja "fisicamente" ou em receita). Normalmente, há sempre algo ao fim de semana, seja um bolinho simples/tarte ou bolachas para abastecer os frascos ("saudáveis" ou "gulosas qb").
    Por aqui, foi um bolo de iogurte, limão, azeite e marmelada em pedacinhos (que já desapareceu), e umas bolachas de batata doce e amêndoa (uma experiência que correu bem, e que serviu para usar um restinho de batata doce assada).
    Se cozinhar e fazer bolos faz as pessoas mais felizes, não sei, poderá depender dos casos. Mas no meu caso pessoal, ajuda a desanuviar um pouco e a colocar em prática algumas "ideias malucas" que aparecem, para dar uso aos ingredientes corriqueiros do dia a dia, ou mesmo testar a viabilidade das mesmas. E se nós estivermos felizes ou descontraídos, tudo o resto parece que corre melhor.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Parece-me muito bem, até p uma mesa em dia especial. Eu cá estou mais inclinada p a cobertura de chocolate, não gosto de doce de ovos 😛 Bjinhos.

  3. Concordo, Sara. Muitas vezes vou para a cozinha com um"telhado"completo (não só com a telha),e ao fim de cozinhar saio de lá com outro ânimo.
    Beijinhos
    Paula

  4. Olá Os Doces da Patii,

    Na sequência da pergunta acima, relacionada com o bolo de marmelada, experimenta ver as receitas do Sabor Intenso e do Cinco Quartos de Laranja.
    Fiz este bolo há muitos anos atrás, e a receita é parecida com estas. Se encontrar a receita da minha colega, deixarei aqui a partilha, pois o bolo é realmente bom.

    Espero que ajude,
    Sara Oliveira

  5. Os Doces da Patii,

    Aqui vai a receita, tal como foi dada pela minha colega, embora faça duas alterações: reduzo o açúcar e uso manteiga:

    225 g de açúcar
    250 g de marmelada
    200 g de margarina derretida
    5 ovos inteiros
    Rasoa de laranja ou limão
    220;g de farinha com fermento (ou farinha normal com 1 colher de chá de fermento)
    1 colher de chá de canela em op

    Bater o açúcar com a marmelada e margarina, até ficar desfeito. Juntar os ovos, a raspa, farinha e canela, e bater bem.
    Coze em tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 40 minutos a 180º C. Se gostar, polvilhar a massa com amêndoa picada ou lascada.

  6. Sara,

    É mesmo isso, cozinhar pode ser uma terapia de várias formas. E também fiquei curiosa com esse bolo de marmelada!
    Um beijinho,

    Joana

  7. O bolo é delicioso simples.
    A cobertura – a gosto – é para os gulosos!
    Um beijinho,
    Joana

  8. Levar a abóbora ao forno, cortada em cubos e sem casca ou sementes e deixar assar cerca de 45 m até esta macias. Depois é triturar.
    Espero ter ajudado.

    Um beijinho
    Joana

  9. Olá Joana,

    adoro o seu blog e tenho alguns dos seus livros maravilhosos. Posso dar uma sugestão? Gostaria muito de ver os bolos em fatia para podermos ver o interior…é pena as fotos são lindas mas não dá em algumas receitas, para ver como fica por dentro.
    Obrigado e tudo de bom