Camarão no Forno com Pimentos e Cebola com Maionese de Alho Assado e Pimentão Fumado

Hoje, dia mundial da alimentação e do pão, uma receita de camarão. Daquelas receitas simples e práticas para os jantares de todos os dias, mas também uma receita simples para receber amigos, para petiscar ao fim de semana, ou como uma entrada. 

Servi assim, simples, com a maionese e uma salada. Mas outra forma de servir poderia ser sem a maionese e envolvida em esparguete.

Espero que experimentem e celebrem o dia da alimentação com uma refeição caseira, com a família reunida à volta da mesa!


Ingredientes para 4 pessoas


3 pimentos não muito grandes

1 cebola

1 limão

4 dentes de alho

50g de bacon em cubinhos

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de tomilho seco

1 colher de chá de pimentão fumado

1 kg de camarão cozido com casca


Maionese de alho assado e pimentão fumado

1 cabeça de alho assada (c        orte-a ao meio e asse-a embrulhada em papel de alumínio ao mesmo tempo que cozinha a mistura de pimentos, cebola e limão)

150g de maionese caseira ou de compra

1/2 colher de chá de pimentão fumado


Preparação:


Corte os pimentos em cubos não muito pequenos. Corte a cebola em meias luas e o limão em pedaços. Coloque o pimento, a cebola e o limão numa assadeira. Junte o bacon em cubos e os dentes de alho picados. Tempere de sal, pimenta, pimentão fumado, o tomilho e regue com azeite. Misture bem e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

Entretanto descasque o camarão desxando apenas os rabinhos. Retire os legumes do forno e envolva bem. Junte o camarão e volte a mexer. Leve ao forno mais uns 5 minutos.

Prepare a maionese. Esprema o alho assado de modo a ficar com a polpa adocicada e junte na maionese, assim como o pimentão fumado (pode triturar tudo na maionese enquanto a faz, se fizer maionese caseira).

Sirva os camarões com a maionese e uma salada verde.


Bom Apetite!

mais receitas

7 respostas

  1. Uma sugestão bastante versátil, que pode ser petisco ou refeição.
    Fico com a sugestão, embora esta possa ter que ser adaptada, uma vez que ninguém lá de casa gosta de camarão, exceptuando eu.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *