Bolos de Bacalhau


Há quem os compre já feitos e congelados e seja só fritar! Eu pessoalmente não gosto. Prefiro o “prazer” de os fazer, apesar de também guarda alguns para congelar.
Esta é a receita que a minha avó costuma fazer, e que me ensinou. É sempre assim que os faço. Só sei que nunca me rebentaram, abriram ou qualquer outra coisa. Saem-me sempre bem! Se é da receita ou da cozinheira, já não posso afirmar!

Ingredientes:

750g de bacalhau grosso
1,200kg de batatas
4 ovos
1 cebola média
1 ramo de salsa picada
pimenta q.b.

Preparação:

Cozem-se as batatas com o bacalhau. Depois de cozido, escorre-se tudo muito bem. O bacalhau limpa-se de peles e espinhas e embrulha-se num pano, fazendo uma bola, e esfrega-se e aperta-se sobre a mesa, até ficar desfeito.
As batatas, depois de escorridas, põe-se novamente na panela, onde vão ao lume para ficarem bem secas. Passam-se então pelo passe-vite.
Junta-se as batatas ao bacalhau, a cebola e a salsa, mexe-se bem e tempera-se com pimenta.
Seguidamente juntam-se os ovos e amassa-se tudo muito bem. Moldam-se os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa e fritam-se em óleo bem quente. Acompanha com uma salada verde, ou, melhor ainda com uma Saladinha de Feijão frade ensalsado!

Bom Apetite!

11 respostas

  1. Também adoro bolinhos de bacalhau e aqui comem-se com arroz (solto) de estrugido e salada de alface. Desaparecem como cerejas… Fica a receita para comparar com a da família, que também é bem boa. Se nunca me faltou a vontade de comê-los, faltou-me sempre a vontade de os fazer. Se não houvesse ninguém que mos fizesse, já os teria feito cem vezes 🙂

  2. Adoro as tuas receitas e esta n é diferente, mas n tive foi sorte nenhuma pois os pasteis que fiz rebentaram todos, uma desgraça tenho a cozinha cheia de óleo por todo o lado lol, tou neste momento a limpar a porcaria que fiz. A massa e saborosa óptima, mas eu n consegui. É a primeira receita tudo que n consigo fazer tou mm triste. Será que me podes ajudar a perceber pk n consegui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *