Pizza Caseira


Quem me conhece bem, sabe a minha “aversão” a comida pré-feita, congelada e afins. Normalmente não incluo as pizzas nessa categoria. Ou as como em restaurantes, encomendadas das cadeias de Fast Food, ou das congeladas que costumo ter em casa.
Mas quando estou para aí virada, sim, porque isto é de dias, resolvo-me a fazê-las de raíz, desde a massa ao molho de tomate. Realmente valem o esforço!

Massa para Pizza ( dá para 4 Pizzas grandes)

Ingredientes:

500g de farinha (talvez um bocadito mais!)
40g de fermento de padeiro
4dl de água morna
4clh sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Desfaça o fermento na água morna e junte um pouco de farinha. Deixe levedar 10 minutos.
Peneire a restante farinha. Junte o sal, o azeite e o fermento e bata muito bem até obter uma massa fofa que se despegue da tigela. Se necessário junte mais farinha até ficar com a consistÊncia desejada.
Faça uma bola, cubra com um pano e deixe levedar em lugar ameno cerca de uma a duas horas.

Molho de Tomate

Ingredientes:

1 lata de tomate pelado (Se tiver tomate madurinho ainda melhor)
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal
Polpa de tomate
azeite
oregãos

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, sem queimar, junte o tomate pelado cortado em pedacinhos, e deixe levantar fervura. Tempere com sal e oregãos e com um pouco de polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

Agora é só estender a massa, cobrir com o molho de tomate e rechear com o que se quiser: as minhas foram recheadas com queijo mozzarela ralado, fiambre e cogumelos, e a outra, metade com com cebola, pimento, frango desfiado e queijo mozzarela, e a outra metado com chouriço, fiembre, mozzarela e cogumelos.

Bom Apetite!

37 respostas

  1. uma sugestão, eu no do refogado de cebola e alho, juntamente com o tomate e a polpa, costumo misturar um pouco de katchup, só para dar um gosto diferente

    1. Maior crime que ja ouvi ate' hoje. Devias ser preso. Se fosses para a minha terra natal, Napoles, eras logo enviado para a fossa.

  2. Olá! Conheci agora o teu blog e gostei muito. Vou cá vir visitar-te mais vezes. Agora em relação á pizza, que também é uma coisa que adoro, eu costumo fazer assim:
    Compro pizza “margerita” congelada. Na altura ed fazer, coloco todos os ingredientes que pretendo e termino com um fio de azeite e oregãos. Fica muito bom! Também por vezes compro massa de pão numa padaria e crio a pizza de raiz (pouco tempo na confecção da massa, lol).

    Bjs

    Mónica

  3. Ola!
    Sou frequentadora habitual do teu blog, as receitas são muito boas e gosto bastante da forma como descreves a confecçao dos pratos 🙂
    Agora queria saber, metes a pizza no forno, certo? Achas que poderá ser feita no microondas?

    Obrigada! Beijo.

    Joana

  4. Olá!
    Vim comentar esta receita antiga pois quis fazer esta massa de piza (vi a receita no livro) e ela ficou muito mole, impossível de trabalhar. juntei muita mais farinha e depois de cozer ficou dura e sem gosto. O que posso fazer para melhorar?

  5. Olá Joana,
    Eu fiz esta receita, onde fiz duas pizzas: uma de queijo, atum e milho e outra de queijo e salsichas. Ficou fantástica e a massa ficou super fofinha. Acho que nunca mais compro pizzas feitas!

  6. Experimentei no fds e adorei=) Nunca tinha feito a massa em casa mas acho que não vou querer outra coisa, relativamente simples e o resultado não tem nada a ver, muito melhor que as outras=)

    Obrigado por todas estas sugestões tão boas! beijinho

    1. ora bem 1 litro = 10 decilitros = 100 centilitros = 1000 mililitros
      ou seja, 4 decilitros são 40 centilitros = 400 mililitros aconselho um copo medidor

  7. ola eu fiz pela primeira vez esta receita da pizza eu nao gosto porcausa do queijo mas descubri que podemos por o que quiser as minhas filhas e que gostam mas eu gostaria de saber quanto tempo leva no forno ou no microondas

  8. 40g de fermento para 500g de farinha é um abuso não? Fermento em pó ou fermento fresco? Já agora qual a temperatura do forno? Partindo do principio que a pizza coze no forno.

    1. Caro anónimo.
      A receita explica que foram preparadas duas pizzas.Uma com o recheio igual todo por igual e a outra – a segunda – com dois recheios diferentes, um em cada metade.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *