Doce de Abóbora com Nozes e Doce de Abóbora com Laranja

Este ano já tenho a minha conta de abóboras…. ela foi para doce, para arranjar aos bocadinhos e congelar, para sopa e fritos de Natal….
Os doces já lá estão arrumadinhos e prontos a usar!

Doce de Abóbora e Laranja

Ingredientes:

1kg de abóbora amarela limpa
800g de açúcar
3dl de água
3 laranjas grandes

Preparação:

Corte a abóbora em pedaços pequenos. Misture o açúcar com a água e leve a ferver 3 minutos. Retire do lume e misture-lhe a abóbora e o sumo das laranjas. Leve novamente ao lume e deixe ferver lentamente, mexendo de vez em quando com a colher de pau, até que o doce esteja no ponto (ponto de estrada).
Retire do lume e encha os frascos com o doce, tapando apenas quando estiver frio.

Doce de Abóbora com Nozes

Ingredientes:

1kg de abóbora amarela limpa e sem casca
1kg de açúcar
250g de miolo de noz
Pau de canela e canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em pedacinhos. Leve ao lume num tacho com o açúcar a canela e o pau de canela e deixe cozer sobre lume brando até a abóbora se começar a desfazer.
Reduza a puré com a varinha mágica e leve de novo ao lume.
Deixe ferver um pouco mais para apertar o ponto de açúcar e, assim, prolongar o período de conservação do doce.
Pique as nozes grosseiramente e junte-as ao doce. Ferva mais uns minutos mexendo sempre.
Sirva a acompanhar requeijão.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Oi, vi teu endereco no blog da Andreia e corri para conhecer. Como sou fanática por cozinha, sempre gosto de apreciar a arte de outras que como eu, dividem seus conhecimentos. Adorei e já peguei umas receitinhas.
    Eu tenho um site http://www.anjodeluz.de que tem uma página com receitas e recentemente abri este blog, para registrar minhas receitas.
    Meu outro blog é: http://www.verloreneworte.blogspot.com
    Terei prazer em receber sua visita e fique à vontade se quiser copiar as receitas.
    Bjao

  2. Parece-me óptima a ideia do sumo de laranja, que foge ao vulgar do limão. Não sei que abóbora usou, se foi da amarela. Se a esmagasse com um garfo, sentir-se-iam os fios, o que torna muito agradável o doce. Enfim, como só fiz uma vez doce de abóbora, e muito pouco, só para aquele aquele gelado salgado de requeijão, não posso falar muito 🙂

  3. Parece-me óptima a ideia do sumo de laranja, que foge ao vulgar do limão. Não sei que abóbora usou, se foi da amarela. Se a esmagasse com um garfo, sentir-se-iam os fios, o que torna muito agradável o doce. Enfim, como só fiz uma vez doce de abóbora, e muito pouco, só para aquele aquele gelado salgado de requeijão, não posso falar muito 🙂

  4. Caro avental:
    Por acaso usei abóbora menina para fazer os dois doces …. a amarela guardei para fazer uma sopa de abóbora e coentros agora para o natal!

  5. experimenta fazer dcoe deabóbora com côcô. é um espectaculo !
    deixa ver se consigo explicar o que é o ponto de estrada……para veres se o doce está em ponto de estrada e bom para tirar do lume colocas umacolherzinha de doce num prato e com a colher traças um risco no doce se ele “abrir um caminho” , tipo estrada está bom…nao sei se percebestes mas é o melhor que sei

  6. Fiz ontem este Doce de Abóbora com Nozes. Do que provei do tacho, ficou deliciooooosooooo!! Fiz um truque, que li algures, de virar o frasco de “pernas para o ar” durante 24 horas. A ver se não se estraga até ao Natal…

    Obrigada pelo blog, é uma inspiração diária para mim. Mesmo que não siga muitas receitas, só de vê-las é um regalo!!

  7. Olá boa noite,

    Hoje fiz o doce de abóbora mas ficou mais tipo caramelo de abóbora como diz o meu marido… será que deixei passar o ponto? Há alguma maneira de o colocar mais liquido?
    Tenho outra dúvida que não sei se me poderá responder e que é se o doce pode ficar na panela a noite toda porque não tenho frascos suficientes para o doce todo que fiz….
    Obrigado pelas receitas óptimas que põe aqui… já experimentei várias e são todas uma maravilha.

    Obrigado

    Mafalda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *