Batatas à Biguta

Esta receita faz parte do meu universo familiar. Biguta foi o nome pelo qual eu sempre chamei a minha Bisavó Augusta. Era ela que costumava fazer esta receitinha bem simples, e sendo assim estas batatinhas ficaram assim baptizadas.
É muito simples de fazer com ingredientes que todos nós temos sempre em casa.
Foi uma receita que passou da minha bisavó para a minha avó e para a minha mãe. E agora passou para mim.
E eu partilho-a com todos voçês!

Ingredientes:

Batatas
Ovos
Azeite
alhos
sal

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Leve uma frigideira ao lume com azeite e frite aí as batatas. A meio da fritura junte vários dentes de alho laminados, e deixe acabar de fritar as batatas.
Assim que estejam fritas, mas não em demasia, escorra o azeite da frigideira, e junte os ovos batidos temperados de sal (e se quiser junte um pouco mais nas batatas). Deixe coagular e começar a cozinhar e vá virando as batatas e os ovos sem desmanchar muito a mistura.
No final deverá ter não uma tortilha, mas sim “coagulos” de batatas, ovos e alho, de preferencia ligeiramente tostados.
Sirva com uma saladinha de alface!

Bom Apetite!

7 respostas

  1. Olha que giro! A minha mãe também me fazia isto quando eu era pequena. Chamava-lhe “pastelão” e eu adorava. Lambia-me toda… É delicioso!
    beijinhos

  2. Tb custumo fazer esta receita, gosto mto, e naqueles dias em que se quer fazer algo a pressa e ñ se tem mtos ingredientes em casa é optima!

    Troco só uns igredientes, uso Fiambre desfiado e quando tenhu meto um bocadinho d queijo mozzarella ralado, o alho já não é do meu agrado, faz mto bem mas se eu o poder não sentir, melhor 🙂

  3. A minha mãe também costuma fazer mas com batatas cozidas que tenham sobrado. Frita as batatas e depois coloca os ovos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *