A D. Lurdes era uma senhora que tinha um restaurante mesmo ao lado da casa da minha Avó. Eram vizinhas e também amigas. E também partilhavam receitas. Esta uma uma delas. Segundo a minha avó este era um bolo que a D. Lurdes fazia muitas vezes (não sei se para o restaurante, se para a família) e que rendia muito – e fica mesmo um bolo bastante grande.Apesar de a D. Lurdes já ter morrido há alguns anos e de, depois da minha avó esta receita já ter passado também para mim, continuo sempre a lembrar-me da D. Lurdes de cada vez que faço este bolo. E por isso é assim que lhe chamo, o bolo da D. Lurdes!
Ingredientes:
500g de açúcar
6 ovos
400g de farinha
10 clh sopa de leite
250g de margarina
1clh sobremesa de fermento
raspa da casca de 1 laranja
Geleia de marmelo
Maçãs
Preparação:
Bate-se a margarina com o açúcar, depois as gemas, o leite, a raspa da laranja, a farinha e o fermento, e, por fim, as claras em castelo. Põe-se o preparado num tabuleiro bem untado e polvilhado. Por cima da massa colocam-se rodelas de maçã sem caroço nem casca, até todo a massa estar coberta. Leva-se ao forno. Depois de cozido, unta-se o bolo com a geleia aquecida para derreter.
Pessoalmente gosto de servir este bolo já partido aos quadrados!
Bom Apetite!
NOTA: Esta receita dá um bolo muito grande. Metade da receita dá um bolo de tamanho normal.
28 respostas
Eu até acho que as receitas mais antigas e simples ainda acabam por ser as melhores. Esta parece-me ser mesmo muito boa.
Lembro-me que em miúda, adorava geleia de marmelo que uma tia fazia depois da marmelada, e para aproveitamento das cascas dos marmelos. Marmelada não apreciava, mas a geleia….quando dava nela…
bom fim de semana
São também estas coisas que fazem com que as pessoas simplesmente não desapareçam, caindo no esquecimento…
Belo bolo o da D. Lurdes.
Gosto tanto de receitas com história. Obrigada por partilhar, o bolo parece uma delicia, já ia uma fatia. Bom fim de semana
Este bolo tem um aspecto delicioso para acompanhar um leitinho ou um cházinho…Adoro bolinhos caseiros e simples! :o)
Bolos, todos os tipos e sabores sou apaixonada…
Parabéns para a dona Lurdes e para você também!O bolo está LINDO!
Amiga mas que bolo é uma maravilha como tudo o que sai das suas mãos.um bjs Natércia…
Hummm que dotoso!!!
Menina, essas receitas das amigas da avó são infalíveis.
Olá, Colher de Pau! Tenho duas perguntas: dá para usar uma forma redonda com buraco, daquelas que dão para pão-de-ló? Em vez da geleia de marmelo (não gosto muito…), ficará bem uma compota ou doce? Obrigada, desde já, pela atenção.
A juntar às perguntas anteriores, gostava de acrescentar mais duas 🙂 – qual a temperatura adequada para a cozedura?
– quanto tempo demora o bolo a cozer?
Obrigada mais uma vez…
Vou tentar responder: sempre fiz o bolo em tabuleiro, nunca experimentei em forma com buraco. Mas nestas coisas de culinária não há nada como ir experimentando.
Não há problema de substituir a geleia por qualquer outro doce aquecido. O objectivo e ficar com aquele aspecto brilhante, e a compota faz o mesmo efeito!
Quanto ao forno uns 180ºC -200ºC durante talvez uns 40 minutos. Se vir que está a queimar coloque papel de alumínio por cima. Mas quanto ao tempo o melhor mesmo é ir experimentando com um palito se o bolo já está cozido, pois é uma coisa que varia de forno para forno.
Espero ter ajudado!
Olá.
Passei para dizer que esta tb certamente irei experimentar.
No dia da lasanha de frango era pra comentar mas depois fiquei sem net.
Ainda vou a tempo. Queria dizer que fiz essa lasanha no mesmo dia em que a vi. Ficou óptima. Mais uma das muitas receitas deste fabuloso blog que vai fazendo as delicias lá de casa e dos amigos.
Um beijo e continua com boas receitas que eu cá vou experimentando.
Adorei a simplicidade desta receita – sem contar a aparência deliciosa do bolo!
Obrigada pelas dicas e bom fim-de-semana!
Adorei o teu blog e esta receitinha chamou-me a atenção.Já adicionei o teu blog para poder visita-lo mais vezes.Beijitos.
Uma das minhas avós chamava-se Lourdes, e ela cozinhava super bem, daquelas senhoras que passava horas na cozinha, preparando quitutes e mais quitutes…. me fez lembrar dela agora… Teu bolo está lindo! Parabéns!
Beijinhos,
Adorei o bolo da D. Lurdes. Essa geléia por cima deve ser ótima.
Que linda estória. Adorei ler . e vou fazer esta receita.
Olá Colher!Experimentei o teu bolo com umas pequenas alterações e ficou muito bom. Como não tinha geleia de marmelo usei geleia de groselha e também ficou com uma apresentação bonita. A outra alteração foi retirar um bocadinho à quantidade de manteiga (menos 50 gr…uma ligeira “lightização”) que penso que não terá trazido grandes alterações à textura.Tal como disseste, é um bolo grande e que rende muito além de ser muito saboroso.Beijinhos
Adicionei o blog à minha lista de favoritos…são tantas sugestões e td s tão saborosas.Obrigada por compartilhares connosco!!
Que delicia, deve ter ficado muito bom e ainda mais com uma receita simples!!!
Tem um aspecto muito mimoso, deve ser fofinho e delicioso! bjs
Este bolo está com um aspecto divino…
Olá,
fiz o teu bolo com algumas alterações, nomeadamente utilizando a geleia e os próprios marmelos (temos muitos na minha horta), e ficou espectacular!
Foi a receita escolhida para o meu post do dia de culinária.
Mudei o nome do bolo também… espero que não haja problemas por causa da D. Lurdes.
Continuou avidamente a seguir o teu blogue, cda vez mais delicioso e irresistível!
Obrigado por todas as partilhas.
🙂
olá!
Fiquei muito contente por ver publicada uma receita da minha mãe.
Realmente é um bolo muito bom.Obrigada pela tua amabilidade.Beijinhos para todos e em especial para a tua avó, uma vizinha amiga da minha querida mãe.
Quanto tempo para cozer e a q temperatura???
Olá Tânia,
Demora cerca de 35 a 40 minutos a cozer em forno pre aquecido a 180ºC. Mas convém ir verificando pois cada forno é um forno e não cozinham todos da mesma maneira.
Espero ter ajudado,
Joana