Açorda de Alho e Coentros

Devo dizer que já andava com saudades de cozinhar!
É verdade. Nas férias ando sempre longe dos tachos, e nesta primeira semana também não houve tempo nem oportunidade de garndes cozinhados. Mas, com este delicioso fim de semana de 3 dias, houve tempo e vontade para voltar aos tachos e panelas.
Hoje é dia de açorda. Ideal para aproveitar restos de pão duro, e óptima como acompanhamento ou até de prato principal. Neste caso acompanhou uma carne de porco “tipo” alentejana.

Ingredientes para 2 pessoas:

350gr de pão duro ( de preferência alentejano, mas pode ser de mistura)
4 dentes de alho
1/2 molho de coentros
sal q.b.
azeite q.b.
água quente
1 ovo

Preparação:

Começe por partir o pão em fatias finas. Reserve. (Eu comprei um pão de propósito para fazer açorda, que deixei ficar 2 dias. Depois escavei o pão, aproveitando o miolo para fazer a açorda e a “casca” para servir de recipiente para a servir.)
Num almofariz coloque os dentes de alhos previamente descascados, o sal e esmague bem.
Leve um tacho ao lume com azeite e coloque a mistura do alho, deixe fritar um pouco e junte as fatias de pão. Envolva com a mistura de azeite e alho, acrescente metade dos coentros e vá acrescentando a água quente de modo a amolecer o pão. Vá acrescentando água e mexendo com a colher de pau de modo a ir formando uma papa, que não deverá ficar nem muito sólida, nem muito líquida.
Assim que a açorda estiver no ponto rectifique os temperos, e acrescente o ovo batido sem parar de mexer a açorda.
Polvilhe com os restantes coentros e sirva de imediato.

Bom Apetite!

25 respostas

  1. Menina que rica açorda…gosto tanto e qual o Alentejano que não gosta neste caso uma Alentejana!Nunca fiz assim como a tua mas fica linda…um bjo Natércia…

  2. Nas férias eu sempre sinto falta de cozinhar também.
    Que ótima receita hein?! Adoro receitas onde possa usar algo para o proveito de restos.
    Beijos

  3. Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Quiche com macaxeira, Comadre Fulozinha, La Cucinetta etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    http://www.slowfoodbrasil.com

  4. Olá, boa tarde

    Gosto muito de açorda com "jaquinzinhos". Não sei cozinhar muito bem mas, vou fazêr o melhor possível.
    Depois, direi o resultado.
    Obrigado.

    Rouxinol

  5. Passei pela net e coloquei no google: receita de açorda. Apareceu-me este belo blog, e vou já fazer aqui esta bela açorda para o almoço!

    1. Para nós… os Alentejanos é. Devemos de lembrar da canção do Pinto Bastos…. "à açorda chamam Migas". O problema não são os pratos… é antes a evocação de nomes de comida alentejana, para pratos que não tem nada a ver. Não é este o caso.

  6. ora,quando ha eleiçoes as pessoas vao a correr para votar.as vezes ainda me pergunto se o mal esta nas telenovelas,quem sabe,algum virus cerebral.pois bem meus amigos aqui esta o que se vai comer daqui a 30 anos.—- açorda —-

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *