Pastéis de Nata

Nem parece coisa minha… 3 post seguidos apenas de coisinhas doces.
Andava à imenso tempo para fazer pastéis de nata em casa, e nunca mais me decidia. Desta foi de vez. O sabor ficou tal e qual, só a massa folhada é que não ficou tão crocante como nos originais, mas de certeza que com a pratica vou chegar lá!
Um bom fim de semana a todos!

Ingredientes para cerca de 24 pasteis:

2 rolos de massa folhada
60 g de farinha de trigo
0.5l de leite
1 casquinha de limão
1 pau de canela
500g de açúcar
2,5dl de água
6 gemas de ovo

Preparação:

Num tacho desfaça 60g de farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos. Ferva o restante leite com a casca de limão e a canela.
Deite o leite fervido em fio e mexendo sempre sobre a farinha dissolvida e leve a ferver em lume moderado, mexendo sempre para não agarrar. Quando levantar fervura retire do lume.
Misture o açúcar com a água e leve-os a ferver 3 minutos. Misture ao preparado anterior em fio e mexendo bem.
Enquanto este preparado arrefece, forre as formas com a massa folhada, de modo a que a borda fique um pouco mais grossa e o fundo e os lados mais finos.
Quando o creme já tiver arrefecido e quase frio, misture-lhes as 6 gemas, mexa e passe tudo por um passador de rede.
Encha quase até aos bordos as forminhas, tendo atenção para que não caia creme na borda da massa.
Levar a cozer em forno muito quente (250ºC), durante 15 minuto. Não deixe estar muito tempo para não caramelizar, mas deixe tostar.

Bom Apetite!

22 respostas

  1. Para uma primeira experiência até que nem te saíste nada mal! Os pastéis ficaram óptimos, com um aspecto delicioso!Beijinhos e um bom fim de semana para ti também.

  2. há já algum tempo que consulto o seu blogue, sempre com curiosidade e já foram muitas as receitas que fizeram as delicias da minha família.
    Hoje tenho uma sugestão (truque) para os pasteis de nata: enrole a massa folhada e depois corte às rodelas e coloque uma no fundo da forminha e com a ponta dos dedos molde a massa à forma.

    CC

  3. Ola.
    Os pasteis de nata tem um aspecto maravilhoso.
    Queria colocar-lhe um aquestão, que não tem nada a ver com este post, mas cá vai…
    Quando fala em carne ou peixe grelhada, refere-se a grelhar numa chapa, num grelador eléctrico, daqueles que tem tabuleiro de colocar agua ou grelga em brasas???
    Obrigada
    Beijinhos

    http://susel.blogs.sapo.pt

  4. Gosto muito desses pastéis…..
    E que tal irmos tomar um cafézinho com esses pastéizinhos ??
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

  5. Eu moro a 500m dos Pastéis de Belém. Claro que nunca fiz, aliás eu sou bem pouco boleiro, um nabo!
    No entanto a dica da Cristina é fulcral para a massa. ´Há um youtube mt bom a mostrar o processo.
    O segundo ponto é a questão do “muito quente” que realmente se consegue nos fornos de casa. Aqueles 250º devem na verdade ser 300ºC ou, pelo menos, 250 reais. E o facto é que nunca são e o creme ferve e coze, quando só devia tostar por cima.

    Obrigado pela visita e comentário. As claras em castelo foi a última “aquisição” que fiz (eu tb fazia com os ovos inteiros)e a diferença o resultado final é enorme (para melhor) 🙂

  6. Pastéis de Nata, quem é que não gosta? Ainda morninhos e bem polvilhados com canela e açúcar em pó, são irresistíveis! Eu vou com certeza experimentar, já apontei 🙂

    Beijinhos e bom fim de semana!!

  7. Boa tarde!!

    Estou aqui para divulgar o lançamento de um produto que vai facilitar a vida de quem tem na gastronomia o seu momento de lazer.

    Visite o site (www.maletadobomgourmet.com.br) e conheça esta novidade, que para nós significou anos de dedicação no desenvolvimento deste produto.

    Nada mais frustrante do que não ter em mãos o tempero ou o utensílio necessário na preparação da receita desejada. A Maleta do Bom Gourmet vai resolver esta situação!

    Visite, conheça e tire suas dúvidas:
    http://www.maletadobomgourmet.com.br
    http://www.maletadobomgourmet.blogspot.com

  8. Que saudades de ir a Belém comer uns pastelinhos acompanhados dum chá de limão!
    Mas não havendo essa possibilidade há que fazê-los em casa, não é verdade? 🙂

  9. Estes fazem parte do Tesouro da Doçaria Portuguesa. E nem são assim tão difíceis de confeccionar. Uma boa ideia para o lanchinho de Domingo.E os seus ficaram a fazer inveja aos nossos melhores pasteleiros! Bjs. Bombom

  10. Boa receita de pastéis de nata. Só tenho um problema, é que quando ponho no forno os meus têm tendência para quererem ferver. Isto mesmo com com resistência (forno eléctrico), acima dos 250º. 🙁 Mas ei de conseguir apanhar o jeito… 🙂 Continue com as boas receitas, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *