Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Finalmente! Depois de ter feito este bolo umas 3 ou 4 vezes, finalmente consegui tirar uma fotografia para o poder aqui partilhar.
É um dos meus bolos favoritos e é muito simples de fazer.
A receita foi publicada na Revista Blue Cooking de Fevereiro de 2007.
Bom fim de semana!

Ingredientes:

3 colheres de sopa de leite
3 ovos grandes
1 e ½ colher de chá de extracto de baunilha
1 e ½ chávena de farinha sem fermento peneirada
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal fino
1 colher de sopa de raspas de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila
185 gramas de manteiga sem sal amolecida

Para a calda de limão:
¼ de chávena de açúcar
¼ chávena de sumo de limão

Preparação:

Num recipiente misturar o leite, os ovos e o extracto de baunilha.
Noutra tigela, misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, a raspa de limão e as sementes e bater na velocidade mais baixa durante meio minuto. Juntar a manteiga, e a seguir metade da outra mistura, aumentando, aos poucos, a velocidade. Bater dois minutos. Juntar o resto da mistura dos ovos em duas vezes.
Vai ao forno cerca de 50 minutos, a 180º, em forma de bolo inglês.
Para preparar a calda misture em lume brando o sumo do limão e o açúcar, até que ele se dissolva completamente.
Retira-se o bolo do forno, coloca-se numa grade para arrefecer e fazem-se uns pequenos furos no topo. Pincela-se com a calda e deixa-se arrefecer.

Bom Apetite!

37 respostas

  1. Adorei! Fez-me lembrar uns muffins que comia sempre ao pequeno-almoço numa viagem que fiz. Vou fazer! E adorei também a baguete verdinha ali de baixo! Deixou-me com uma fome!…

    Beijoca *
    Mariana

  2. Olá!
    Além do seu blog ser o meu favorito, quero dizer-lhe que gostei muito desta alteração que fez quanto á actualização de outros blogs. Obrigada.
    Só faltava mesmo colocar um atalho com palavras-chave das diversas receitas, para conseguir encontrá-las mais facimente… “Já estás a abusar…” eheheh

  3. Para a Sofia Reis:
    Também coloquei recentemente, não sei se reparou, a possibilidade de pesquisar por etiquetas, que facilita muito o trabalho de procura de algumas receitas.Encontra-se logo após os links para outros blogs e sites.
    Quanto à pesquisa por palavra passe, se reparar, no canto superior esquerdo do blogue, está uma janela para pesquisa do bloguer. Se escrever por exemplo chocolate e carregar no link pesquisar no blog, vão aparecer todos as receitas apenas deste blogue, onde o chocolate é referido.
    Espero ter ajudado.
    Colher de pau

  4. Gosto do Aspecto, também devo gostar do sabor, mais uma coisa a experimentar para gastar as sementinhas que estão na despensa ;))
    Bjs
    Moira

  5. Começo por lhe dar os parabéns pelo blog repleto de deliciosas receitas! obrigada por partilhar conosco as suas maravilhas!Este bolo tem cá um aspecto!Mas eu, que o queria tanto fazer…não sei onde posso encontrar as sementes de papoila…podia por favor ajudar-me? Obrigada!

  6. Valeu a pena esperar pela foto, ficou muito bonito. Há muito que desejo experimentar as sementes de papoila mas não são fáceis de encontrar. Bjs

  7. Este bolo tem todo o aspecto de parecer fabuloso! Ficou com uma forma muito bonita e as sementes dão-lhe, sem dúvida, um toque muito especial! Eu ainda tenho de as comprar para poder experimentar este bolo 🙂

    Beijinhos e bom fim de semana!!

  8. Eu compro as sementes de papoila (e também as de sésamo) nas lojas Celeiro.
    Não sei se nos hipermercados haverá, mas no Celeiro há de certeza!

  9. já fiz a versão iogurte e maçã com sementes de papoila, já fiz em muffins… agora acho que vou ter que experimentar esta tua versão também.
    beijos

  10. Eu gostava de ter todo o tempo do mundo para poder fazer e provar todas estas maravilhas!
    Adoro limão, adoro sementes de papoila… adoro papoilas…
    e adoro este blog, parabéns!

  11. Olá,

    Eu sou uma completa nulidade na cozinha, mas fiquei com muita vontade de experimentar este bolo de aspecto delicioso, mas tenho algumas dúvidas (básicas, claro).

    Assim, 1 e ½ chávena de farinha e ¾ chávena de açúcar, correspondem mais ou menos a quantas gramas?

    Para fazer a calda, ¼ de chávena de açúcar, corresponde mais ou menos a quantas gramas?
    E finalmente, quando é que eu sei que a calda está pronta? É quando o açucar se dissolve todo?

    Desculpe estas perguntas de marinheira de 1ª viagem.
    Obrigado.

  12. Olá!
    Fiquei com bastante vontade de provar este bolo e ontem meti as mãos na massa, mas fiquei bastante desiludida.Ficou muito massudo!
    Não costumo fazer receitas em que não venham especificadas as quantidades, pois saem-me sempre mal. Acho que as minhas chávenas devem ser muito grandes… Lol Seria muito pedir-lhe que me diga as quantidades exactas de farinha e açucar?

    Obrigada e beijinhos

  13. As medidas desta receita vêm especificadas. Simplesmente a medida usada é a cup, que é uma medida americana. No Ikea, bem como nas lojas Casa existem uns medidores para estas unidades, que são muito baratos.
    Se no entanto não quiser investir o dinheiro, 1 cup = 1 chávena de chá com cerca de 240 ml

  14. Pois eu experimentei o bolo de limão com sementes de papoila que alguém me ofereceu. Devo dizer que é uma VERDADEIRA DELÍCIA, só tenho pena é que a receita leve tanta manteiga…

  15. Olá!
    Já fiz este bolo algumas vezes e todos os que provaram até agora têm gostado. Uma delícia!
    Sei que saiu na revista blue cooking, mas gostaria que me dissesse, se possível, qual o número da edição e a página, e ainda o nome do autor/autora, no caso de estar especificado. Agradeço desde já pelas informações que me puder dar!

    Mais uma vez parabéns por esta receita e por todo o resto do blog, que é divinal!

  16. Também o experimentei e é mesmo uma delícia=) Partilhei-o hoje no meu blog, com a devida referência como sempre=) bom domingo Joana

  17. Olá 🙂 Queria fazer este bolo mas nos hipermercados só encontro essência ou aroma de baunilha, e não extrato…existe alguma diferença? Se sim, onde posso comprar o extrato? Beijinhos e obrigada

  18. Já experimentei e gostei muito, mas por preguiça e por não resistir ao cheirinho do bolo quente acabei por não fazer a cobertura.

    obrigada pela partilha 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *