Tive azar com a preparação deste prato! O que estava para ser o jantar apenas para mim e para o M., tornou-se em mais um jantar com os nossos amigos FV e AM. Até aqui nada de mais… Pena eu não saber (como foi possível!!!!???) que o FV não é muito dado a Bacalhau com Natas, e este prato é bastante semelhante a esse clássico da cozinha portuguesa. E como se não bastasse, ficou ligeiramente salgado. (Nada de especial, mas com umas pedrinhas a mais!) E para não pensarem que a mim me sai tudo bem, aqui fica a confissão!
De resto é um prato saboroso, simples de preparar, e uma versão ligeiramente melhorada – para quem gosta de camarão- do bacalhau com natas!
Ingredientes para 4 pessoas:
6 batatas médias
1 cebola grande
2 postas de bacalhau demolhado
1 folha de louro
3 dentes de alho
300gr de camarão calibre 20/30
2 colheres de sopa de creme instantâneo de marisco
250 ml de leite
150 ml de água
azeite
pimenta q.b.
200ml de natas (magras, de soja, normais…)
Preparação:
Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Frite as batatas até ficarem douradas ( Pode ser na actifry ou em algo semelhante!).
Entretanto, numa panela misture a água e o leite e, assim que levantar fervura coloque o bacalhau e deixe cozer 5 minutos. Retire e deixe arrefecer, reservando o líquido da cozedura. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas. Descasque os camarões. Reserve.
Corte depois a cebola em rodelas finas e leve a alourar no azeite juntamente com os dentes de alho picados e a folha de louro. Junte o bacalhau e o camarão e deixe cozinhar un s minutos temperando com um pouco de pimenta.
Num tachinho coloque o creme de marisco e vá regando com o líquido da cozedura do bacalhau(cerca de 300ml) até obter uma espécie de bechamel. Junte depois as natas, misture bem e rectifique os temperos desligando de imediato o lume.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque no fundo as batatas já fritas. Por cima ponha a cebolada de bacalhau e camarão, e termine com o molho de natas e marisco.
Leve ao forno quente apenas para gratinar, e sirva com uma salada de folhas verdes.
Bom Apetite!
19 respostas
Adoro teus pratos e especialmente os com bacalhau, afinal voce é a maestra deste prato, este é mais um que farei correndo, assim que meu genro comprar no Mercado Municipal de São Paulo, um belissimo bacalhau e os camaroes frescos.
Prezada amiga, gostaria muito que vc por favor me ensinasse a maneira correta de dessalgar o bacalhau pois já ouvi tantas maneiras que não consigui ainda saber qual é a justa.
Aguardo tua prezada resposta, receba uma carinhoso braço
Lore
Ena…e eu que adoro este pratinho. Mas realmente há quem não aprecie. Para mim é dificil perceber pois sou amante de bacalhau e especialmente bacalhau com natas!! Ficou lindo e se fosse eu ia adorar! Beijos
Humm, ficou com optimo aspecto!
Este eu vou experimentar de certeza.
Bjs
De certo que ficou muito bom na mesma :D:D
o aspecto está demais.. adorei!
beijinhos (*.*)
Eu sou completamente vidrada em bacalhau com natas. Faço um semelhante este que tb leva camarão mas não elva o molho de marisco.
Imagino que deve ficar uma delícia este bacalhau.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tem um óptimo aspecto…
Dá uma espreitadela no meu blog ;P
http://www.ocantinhodamimi.blogspot.com
Beijinhos*
Muito bom e sabia bem agora para o almoçinho, mas não vou ter essa sorte.
Beijinhos deliciosos
só tenho 1 palavra a dizer:
F*A*N*T*A*S*T*I*C*O
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cada vez que aqui venho surpreendo-me com mais uma receita fantástica. Todas as ideias e receitas que tirei daqui e fiz sairam sempre fantásticas! Obrigada pela partilha generosa e parabéns!
Acontece aos melhores 🙂
Eu por acaso faço parte desse reduzido numero de pessoas que nao gosta de bacalhau com natas e derivados!
Salgado ou não é um prato com uma apresentação execelente!
Bjitos
que prato delicioso..parabens
O bacalhau estava um pouco salgado, mas quanto ao resto das críticas não tens culpa nenhuma!
Por mim posso dizer que foi mais um óptimo e saboroso jantar, em boa companhia e que é sempre um prazer ser recebida com tanto carinho (e requinte!), porque por aqui nem sempre passa o aspecto das tuas mesas e o vosso cuidado com os convidados!
Obrigada,
AM
Olá!
Ontem fiz este prato!
Correu muito bem! Os meus amigos adoraram! Estava delicioso…
Obrigada!
Beijinhos
uauuuuuuuu.
lindo.
perfeito.
bem eu aprecuio este prato e nao me importava nada de o ter comido. e excelente eu ja comi mais ou menos assim e adorei mesmo.,
beijinhos
Isto é o que eu chamo de bacalhau pecaminoso, e faço-o recorrendo, como sugeres, à Actifry. Ainda não experimentei enriquecê-lo com camarões, mas acredito que deve ficar ainda mais escandaloso de bom 😉