Tabuleiro de Bacalhau e Camarão

Tive azar com a preparação deste prato! O que estava para ser o jantar apenas para mim e para o M., tornou-se em mais um jantar com os nossos amigos FV e AM. Até aqui nada de mais… Pena eu não saber (como foi possível!!!!???) que o FV não é muito dado a Bacalhau com Natas, e este prato é bastante semelhante a esse clássico da cozinha portuguesa. E como se não bastasse, ficou ligeiramente salgado. (Nada de especial, mas com umas pedrinhas a mais!) E para não pensarem que a mim me sai tudo bem, aqui fica a confissão!
De resto é um prato saboroso, simples de preparar, e uma versão ligeiramente melhorada – para quem gosta de camarão- do bacalhau com natas!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas médias
1 cebola grande
2 postas de bacalhau demolhado
1 folha de louro
3 dentes de alho
300gr de camarão calibre 20/30
2 colheres de sopa de creme instantâneo de marisco
250 ml de leite
150 ml de água
azeite
pimenta q.b.
200ml de natas (magras, de soja, normais…)

Preparação:

Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Frite as batatas até ficarem douradas ( Pode ser na actifry ou em algo semelhante!).
Entretanto, numa panela misture a água e o leite e, assim que levantar fervura coloque o bacalhau e deixe cozer 5 minutos. Retire e deixe arrefecer, reservando o líquido da cozedura. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas. Descasque os camarões. Reserve.
Corte depois a cebola em rodelas finas e leve a alourar no azeite juntamente com os dentes de alho picados e a folha de louro. Junte o bacalhau e o camarão e deixe cozinhar un s minutos temperando com um pouco de pimenta.
Num tachinho coloque o creme de marisco e vá regando com o líquido da cozedura do bacalhau(cerca de 300ml) até obter uma espécie de bechamel. Junte depois as natas, misture bem e rectifique os temperos desligando de imediato o lume.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque no fundo as batatas já fritas. Por cima ponha a cebolada de bacalhau e camarão, e termine com o molho de natas e marisco.
Leve ao forno quente apenas para gratinar, e sirva com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

19 respostas

  1. Adoro teus pratos e especialmente os com bacalhau, afinal voce é a maestra deste prato, este é mais um que farei correndo, assim que meu genro comprar no Mercado Municipal de São Paulo, um belissimo bacalhau e os camaroes frescos.
    Prezada amiga, gostaria muito que vc por favor me ensinasse a maneira correta de dessalgar o bacalhau pois já ouvi tantas maneiras que não consigui ainda saber qual é a justa.
    Aguardo tua prezada resposta, receba uma carinhoso braço
    Lore

  2. Ena…e eu que adoro este pratinho. Mas realmente há quem não aprecie. Para mim é dificil perceber pois sou amante de bacalhau e especialmente bacalhau com natas!! Ficou lindo e se fosse eu ia adorar! Beijos

  3. Eu sou completamente vidrada em bacalhau com natas. Faço um semelhante este que tb leva camarão mas não elva o molho de marisco.
    Imagino que deve ficar uma delícia este bacalhau.

  4. Cada vez que aqui venho surpreendo-me com mais uma receita fantástica. Todas as ideias e receitas que tirei daqui e fiz sairam sempre fantásticas! Obrigada pela partilha generosa e parabéns!

  5. Acontece aos melhores 🙂

    Eu por acaso faço parte desse reduzido numero de pessoas que nao gosta de bacalhau com natas e derivados!

    Salgado ou não é um prato com uma apresentação execelente!

    Bjitos

  6. O bacalhau estava um pouco salgado, mas quanto ao resto das críticas não tens culpa nenhuma!
    Por mim posso dizer que foi mais um óptimo e saboroso jantar, em boa companhia e que é sempre um prazer ser recebida com tanto carinho (e requinte!), porque por aqui nem sempre passa o aspecto das tuas mesas e o vosso cuidado com os convidados!
    Obrigada,
    AM

  7. bem eu aprecuio este prato e nao me importava nada de o ter comido. e excelente eu ja comi mais ou menos assim e adorei mesmo.,
    beijinhos

  8. Isto é o que eu chamo de bacalhau pecaminoso, e faço-o recorrendo, como sugeres, à Actifry. Ainda não experimentei enriquecê-lo com camarões, mas acredito que deve ficar ainda mais escandaloso de bom 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *