Entremeada com Erva Doce e Alecrim

Tal como a Marizé, também eu fiz esta receita de carne deliciosa que encontrei na revista Olive de Janeiro de 2010.
Apesar de por estas bandas ser mais usual utilizar a entremeada para grelhar, a utilização da peça inteira assada lentamente no forno é realmente algo que não devem deixar de experimentar.

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de Olive, Janeiro de 2010, pág.54)

1 peça de entremeada inteira com cerca de 1,5 Kg
3 dentes de alho
folhas de 2 raminhos de alecrim
2 colheres de chá de erva doce em semente (também conhecida como funcho)
1 colher de sopa de azeite
200ml de vinho branco
sal

Preparação:

Com uma faca bem afiada corte o courato da peça de porco de modo a fazer uma quadricula. Coloque depois a peça de carne numa bacia com a pele virada para cima e deite sobre esta água a ferver. Isto vai fazer com que a pele retraia e os cortes da carne fiquem mais “abertos” para receberem melhor o tempero.
Num almofariz misture os dentes de alho, as folhas de alecrim, as sementes de erva doce, o azeite e o sal. Faça uma espécie de pasta e barre a peça de carne já seca com esta mistura.
Num tabuleiro coloque o vinho branco e sobre este a carne já temperada.
Leve a assar em forno quente, 200ºC, durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, reduza a temperatura do forno para 140ºC e deixe cozinhar durante 2 a 3 horas até a carne estar cozinhada e a pele crocante.
Sirva com legumes cozidos e batatas assadas.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Cada vez que por aqui passava e via esta receita crescia-me àgua na boca. No passado fim-de-semana pus as mãos nos tachos e é simplemente deliciosa! O cheiro que invade a cozinha e optimo e de sabor ainda é melhor!

    Obrigada pela partilha!

    É verdade, e os queques de iogurte também já fazem parte dos favoritos lá por casa!

    Beijinhos! Continue!

  2. Olá. Tenho uma questão em relação ao prato entremeada com Erva doce. É que vi na receita erva doce tb conhecida como funcho. Desculpe a ignorância, mas compro erva doce moída ou funcho. É que o funcho aparece-me na parte dos chás. Queria fazer esta receita, mas para isso preciso da sua ajuda. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *