Pavlova com Maracujá da Nigella

Já devem ter visto o programa da Nigella Lawson que passa no canal Sic Mulher, o “Nigella Bites”. Se ainda não viram aconselho-vos a verem. Apesar de a senhora ter umas maneiras “curiosas” na cozinha, as receitas apresentadas são bastante interessantes, para além de ter umas boas dicas para aplicarmos nas nossas casas.
Num desses programas a Nigella, que também congela as claras de ovo para usar mais tarde, fez uma Pavlova que me ficou debaixo de olho. A mim e à minha mãe, que no dia seguinte não me falava de outra coisa.
Os anos do meu pai foram a ocasião ideal para experimentar a tal Pavlova. E o facto é que foi um sucesso.
Bom Fim de Semana!

Ingredientes:

4 claras de ovo
16 colheres de sopa de açúcar (4 colheres por cada clara)
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
1 colher de chá de extracto de baunilha
200ml de natas frescas
2 colheres de sopa de açúcar em pó
8 maracujás

Preparação:

Bata as claras de ovo até estas ficarem em castelo, mas não demasiado firmes (a formarem uns picos suaves).
Adicione depois o açúcar e bata um pouco mais com a batedeira. Junte o vinagre, o amido de milho e o extracto de baunilha e envolva cuidadosamente com uma colher de pau.
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de um prato desenhe um circulo no papel vegetal e sobre o circulo disponha a mistura de claras de modo a formar um disco.
Leve a forno quente (180ºC). Logo que coloque a mistura de claras no forno regule-o para 150ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Desligue o forno e deixe a mistura de claras no forno.
Retire apenas quando estiverem frias.
Depois de fria coloque a Pavlova no prato de servir, invertendo-a sobre o prato.
Bata as natas com o açúcar em pó até ficar em chantilly e coloque sobre a base de claras.
Decore com a polpa dos maracujás, ou qualquer outra fruta a seu gosto.

Bom Apetite!

40 respostas

  1. Olá, bom dia.
    Esta Pavlova tem óptimo aspecto, e parece bastante simples de se fazer! Costumo ver a Nigella na SIC Mulher e realmente… É parecida com o Jamie Oliver nos jeitos em como lidar com tachos, comida, a banca da cozinha, o provar… 🙂 Mas são autênticos mestres na sua arte!
    Parabéns por mais uma óptima dica! Vou experimentar! Um bom fim-de-semana!

  2. Esta Pavlova é deliciosa feita com maracujá ou frutos vermelhos é doce para "formigas" e sua está linda e já agora o livro “Nigella Bites”, vai ser publicado em Portugal pela Civilização Editora em Abril de 2010…

  3. Também falei dela no outro dia e postei uma receita da Nigella 😉
    E esta Pavlova também me ficou debaixo de olho :))
    A tua está com óptimo aspecto!
    Beijinhos.

  4. Embora nunca tenha experimentado as pavlovas sempre me encantaram!
    Acho-as lindas!
    Acho que já está na altura de deitar também as mãos na massa!
    Com maracujá deve ser excelente!
    Beijinhos.

  5. Eu tenho visto o programa e sou da mesma opinião, a senhora tem umas maneiras "estranhas", mas deve ser feitio dos chef's ingleses.

    E a rapidez com que ela fala. hufa, eu fico cansada só de a ouvir a falar.

    Ainda ontem tive com o livro dela na mão e andei e espreitar, acho que na próxima vou comprar o livro.

    Bjs

  6. A minha filha tem destas coisas… antecipa-se à mãe a experimentar receitas que acho me irão sair bem e com as quais me identifico no palacar e esta foi uma delas!E ainda bem, porque nos surpreendeu com esta delícia que é económica e até relativamente pouco calórica comparada com outras sobremesas. Por isso não deixem de fazer E não liguem aos modos pouco "ortodoxos" da Nigella na cozinha, porque ela é Geniall…

  7. curioso…

    eu nunca tinha visto esse programa mas a 1ª vez que vi foi exactamente ela a fazer esta receita… pareceu-me bastante interessante…tambem hei-de experimentar….adoro tudo o que tenha maracujá….bjinhos e bons cozinhados….aproveito para fazer publicidade ao meu blogiii que é novinho….

  8. "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER…" está dando uma volta nessa culinária impecável: quanta coisa boa.Parabéns pelas delícias aqui expostas. Hum… só de olhar já engordei "cadinho".
    Vou anotar essa e tentar fazer, depois te conto.
    Certamente voltarei mais vezes, eu adoro cozinha.
    Beijo grande.
    Ochê, perdição !
    Saudações Florestais !

  9. Neste fim do mundo não há tvcabo. Infelizmente nunca vi nem tenho como ver 🙂 Mas ainda bem que as receitas vêm cá parar de outro modo. Abençoada internet 🙂

  10. pois eu nao conheço esta com maracujá mas outra que é deveras delicios feita com frutos silvestres .óptima! esta pavlov tambem é interessante ,bom fim de semana !

  11. tenho pena de nao ter tv por cabo pois adoraria ver esse programa. via as vezes o jamie quando o namorada coa esta em casa dele
    esta sobremesa tem muito bom aspecto
    beijinhos e um bom fim de semana

  12. hum…deve ser deliciosa! Adoro a Nigella! Muito menos atabalhoada do que o Jamie mas, ainda assim, não se importa com as más línguas. E é por isso mesmo que eu gosto, pois mostra-nos que qualquer um de nós pode ser um "chef", sem aqueles preciosismos nem técnicas delirantes.

    É o oposto do que as nossas mães nos ensinaram enquanto "protocolo" na cozinha. Sabe bem quebrar regras! God Bless Nigella.

  13. Nossa fiquei com água na boca só de olhar a foto…rs
    Ótimo seu blog, várias receitas maravilhosas!!!
    Adorei aqui…

    Se puder passa lá pelo Sook depois…
    BjO

  14. Primeiro parabéns pelo blog. Pelas receitas, pelas fotos… é tudo uma delícia!
    Também sou fã da Nigella, aliás a minha prenda de Natal para mim foi o livro dela… meu Deus que perdição!
    Esta pavlova tem óptimo aspecto e como dizes é óptimo para aproveitamento de claras, que comecei a congelar graças a ti, obrigada pela partilha de conhecimentos e continua com o bom trabalho, todos os que seguem o teu blog agradecem.
    Rute

  15. Sou fã de Pvlova, e esta de maracujá ecantou-me. Por flar em Nigella, viu-a fazer pudim Yorkshire? Como cresce sem levar fermento? Tentei fazer, mas não consegui. Não cresceu nada.
    Se puder ajudar agradeço.
    Margarida CF

  16. Que coincidência! Eu também vi o programa "Nigella Bites" na passada sexta feira e fiquei cheia de vontade de experimentar a Pavlova. Eu que sou uma inexperiente na cozinha.
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos

  17. Antes de mais queria de dar-lhe os parabens,acho o seu blog genial!! Eu moro em bruxelas e costumo encomendar a pavlova de frutos vermelhos porque e uma delicia e ja experimentei fazer e ficou um desastre!!Eles apresentam-na de uma forma invulgar:fazem o creme alternando com uma camada de suspiros e frutos vermelhos,no minimo tres camadas e isto tudo numa taça conica!Aspecto visual garantido!! Mas garanto-lhe a sua deixou-me com agua na boca…

  18. Boa tarde
    Também vi o programa da Nigella na Sic Mulher e fiquei com "àgua na boca" ao ver esta Pavlova.
    Fiquei encantada quando vi a receita na Internet, hoje resolvi experimentar mas a minha Pavlova ficou toda "achatada" e mesmo muito baixinha,não percebi porquÊ!!!! Pode-me ajudar?! A Pavlova da Nigella ficou alta e bonita. Obrigado por ter passado a receita, a sua ficou linda!

  19. Experimentei esta delicia,mas com morangos…apenas morangos ralados com umas gotas de sumo de limao. Ficou mesmo uma delicia!!

  20. Que doce delicioso!! Acho que vou experimentar!!!
    Eu sou nova por aqui, o meu blog ainda está muito pobrezinho,mas convido-a a fazer uma visitinha, e deixar sua opinião.
    Vi-a na televisão recentemente,e achei-a uma pessoa magnifica.Parabéns pelos seus cozinhados.
    Um resto de Domingo maravilhoso.
    Bjs

  21. Sim esta receita é perfeita ! na minha opiniao morangos e frutos dos bosque combina mais do que o maracuja. Ja agora fica aqui outra ideia, todos os dias tambem na sic mulher dá um programa que é o master chef Australia e ainda a 2 dias eles fizeram esta receita, é um programa delicioso 🙂

  22. Dúvida de pricipiante disto das pavolvas e de quem nunca as comeu, é normal os grãozinhos de açucar ficarem bem visiveis na superficie da pavlova quando esta ainda está a cozinhar no forno?

    Gracias muchas

    1. carolina,

      Nota-se sempre um bocadinho o açúcar, mas durante a cozedura dissolve completamente.

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *