Bolo de Ananás

Ainda do jantar de sexta-feira, e depois de uns deliciosos morangos com chocolate, tivemos como sobremesa este bolo de ananás, receita antiga da minha mãe, e que durante muitos anos fez parte de todas as mesas de festa lá por casa.

Aqui fica como sugestão para o fim-de-semana!

Ingredientes:

(usei uma chávena com 250ml de capacidade)

1 lata de ananás em calda

1,5 chávena de açúcar

3 ovos

0,5 chávena de margarina derretida

1 chávena de calda de ananás

2 chávenas de farinha peneirada com 3clh de chá de fermento

¼ chávena de açúcar

cerejas em calda

¼ chávena de margarina

Preparação:

Abra a lata de ananás. Deite dentro da forma o ¼ da chávena de margarina e barre muito bem a forma com toda ela. Depois, deite-lhe o ¼ de chávena de açúcar e espalhe muito bem no fundo da forma. Coloque-lhe no fundo rodelas de ananás, e cerejinhas nos intervalos.

Bata o restante açúcar com as gemas. Junte ao batido a margarina derretida, mexa bem, e depois, adicione-lhe a calda de ananás. Bata as claras em castelo e misture ao preparado alternando com a farinha, mexendo sem bater. Quando tudo estiver ligado, deite na forma e leve a cozer em forno médio 50 a 60 minutos.

Deixe arrefecer, descole cuidadosamente em volta e desenforme.

Bom Apetite!

18 respostas

  1. Este bolo ficou lindissimo!! Com muito bom aspecto e deve ter ficado delicioso. E como é receita de família ainda mais importância tem. Beijinhos e bom fim de semana

  2. Adoro este bolo, a minha sogra faz um muito parecido. Mil sobremesas, assim é que eu gosto. A minha linha é que não!

    Beijinho

  3. =) este bolo (ou algo com o mesmo aspecto) também é uma das receitas típicas da minha mãe… sabe-me sempre a festas de família de infância!!!

  4. Olá,
    este bolo lembra-me a minha infância 🙂
    Já agora pergunto-lhe se sabe a receita de Roti (Indiano). Comi há dias num Restaurante Vegetariano (que recomendo vivamente, em Lisboa, Restaurante Psi junto ao Hospital dos Capuchos.
    Gostei imenso e fiquei com vontade de aprender a fazer.
    Obrigada

  5. Não sei se referiste esta receita em "homenagem" às mães nas vésperas do seu dia…Sendo ou não,tive emoção ao lembrar-me de tantas festinhas, especialmente feitas para vós ,filhas, e por isso e pelo lindo bolo que apresentaste, quero-te dizer bem-hajas! Bjo Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *