Croquetes de Batata da Avó Cila

Quando a Mafalda Pinto Leite me convidou para participar na rubrica do “Blogger do Mês”, do seu blogue “Dias com Mafalda”, não foi muito díficil decidir qual a receita a escolher. Teria que ser uma receita de família, daquelas que cresceram comigo, e que me fizeram aquilo que sou. Sim, porque se gosto de cozinhar, se tenho algum jeito para a cozinha, as únicas responsáveis são a minha mãe e a minha avó, com quem aprendi tudo o que sei.

Não foi difícil, portanto, decidir que receita partilhar. E ainda bem que a Mafalda também gostou desta ideia. E já agora, obrigada pelo convite. É com muito orgulho que participo no blogue de alguém que tanto admiro.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas médias

1 ovo

Sal e pimenta q.b

1 colher de sobremesa de manteiga

1 pitada de Noz moscada

Farinha

Óleo para fritar

Preparação:

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que estiverem cozidas escorra-as e passe-as pelo passe-vite até ficarem em puré. Junte a gema de ovo e a manteiga e misture bem. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta e noz moscada.

Deixe arrefecer um pouco e tenda bolinhas com o puré. Passe-as depois por farinha e pela clara de ovo ligeiramente batida com um garfo e leve a fritar em óleo abundante.

Estes croquetes são deliciosos a acompanhar carnes assadas ou comidas simples, como um aperitivo.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Parabéns pela rubrica no blogue do mês, no blogue da Mafalda. Parabéns pelo seu blogue e pelo amor e carinho, que diariamente, nos entram em casa através da sua cozinha.
    bj

  2. Esses croquetes são uma delicia. A minha mãe costumava recheá-los com carne. Aliás, para mim, croquete de carne era sempre de batata e não os de pão.
    Beijinhos.
    Carla

  3. Obg. filha pela singela mas amorosa referência que fazes às duas primeiras mulheres que te ensinaram a "mexer" nos tachos…
    Hoje os grandes chefes são homens…mas de certo foram as suas mães. avós e tias que os inspiraram a apurar a nobreza de fazer comida, a mesma que muitos povos e gerações trasmitiram pela sua experiência e fazem dela, actualmente, quase uma moda com ar "chique". Contudo, não nos esqueçamos dos muitos que sofrem e morrem com fome!

  4. Colher de Pau muitos parabéns pelo convite e pela receita!
    É destas receitas que gosto mais. De comidas que além de ancantarem o paladar aquecem o coração – sim, porque a dedicação implicita nestes croquetes traduzem muito amor! São mesmo receita de família!

    É aqui que fico com uma pontinha de inveja… É que não tive essa sorte, a inspiração que tu tivéste… confesso!

    Muito obrigada por partilhares receitas de família! Adoro receitas das avós!
    Beijinhos.

  5. Tem um aspecto fenomenal, impossivel de resistir a estes croquetes, obrigado por partilhar a receita e foto.

  6. eu opntem vi a tua receita no blog da mafalkda e bem adorei
    e estas de parabens pelo convite
    eu tambem admiro o trabalho da mafalda
    beijinhos

  7. Gosto imenso destes croquetes, mas eu meto-lhe um recheio de carne picada preparado tipo bolonhesa que aprendi com a minha avó materna e servem de refeição acompanhados com uma salada verde.

  8. Tal como a Teresa Araujo, também os fazia (há anos que não faço disto..) com o recheio de carne e panados com farinha,ovo e pão ralado.É receita muito antiga na família e deliciosa!
    Tenho de voltar aos croquetes de batata rapidamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *