Gelado de Mirtilo

Está tanto, mas tanto calor que só sabem bem saladas, sumos naturais e gelados. E nada melhor do que dar uso a mais um quantos mirtilos, e preparar mais um fantástico gelado.

Curiosamente, uma das especialidades da Feira do Mirtilo era um gelado, mas teve tanto sucesso, que quando lá cheguei já tinha esgotado! Assim, fez-se o gelado em casa e ficou lindo e saboroso!

Ingredientes:

200gr de mirtilos

200ml de natas frescas (usei magras)

200ml de leite

5 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Lave e seque os mirtilos, junte-lhes o açúcar e triture bem com a varinha mágica.

Entretanto bata as natas até ficarem firmes. Junte-lhes depois o leite e os mirtilos triturados e misture bem. Se tiver a máquina de gelados,coloque a mistura na cuba previamente refrigerada e deixe-a a fazer o trabalho.

Se não tiver máquina coloque a mistura num recipiente e leve depois ao congelador. De duas em duas horas, bata a mistura com um garfo, ou batedeira ou vara de arames. Repita a esta operação quantas vezes as necessárias até a mistura apresentar a textura e cremosidade característica do gelado. (Bater a mistura serve para quebrar os cristais de gelo que se vão formando, e é essencial para formar o gelado!)

Dá para guardar vários dias no congelador, como os gelados de compra.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Babei =)
    Que apetitoso que ficou.
    Sei que ainda é de manhã mas com este calor imenso não me importava nada de já comer um.

    Beijinhos

  2. Estou a adorar estas receitas de mirtilos, espectaculares! Não fazia ideia que produzíamos este fruto. Sempre que encontro à venda é muito caro e vem de fora…

    bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *