Bolo de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila

Eu gosto do Outono e estava cheia de saudades dos dias mais curtos, do tempo mais fresco, da chuva e dos dias cinzentos. Tal como daqui a uns meses terei saudades do Verão e do calor. Mas agora não. Ainda não. Agora é tempo das tardes de domingo no sofá, com uma manta pelas pernas, e de sair de lá apenas para fazer bolos saborosos para comer com um chá quentinho. Como este que trago hoje!

Ingredientes:

4 ovos

1 iogurte natural  – 125g – (ou de limão se conseguirem encontrar )

3x a medida do iogurte de açúcar (mal cheia)

3x a medida do iogurte de farinha

1x a medida do iogurte de óleo

sumo e raspa de 1 limão

2 colheres de sopa de sementes de papoila

1clh chá de fermento

Preparação:

Numa taça misture o iogurte, a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente depois os ovos, as sementes de papoila, o óleo e o sumo e raspa do limão. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.

Unte e polvilhe com farinha uma forma de buraco. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade antes de servir.

Bom Apetite!

24 respostas

  1. Olá! Tem muito bom aspecto. Eu costumo comer o do Starbucks e adoro. Onde posso encontrar as sementes de papoila?

    Obrigada e um beijinho

  2. Fica um bolo bonito e bom! 🙂
    Lembro-me de quando o vi pela primeira vez no 5 quartos de laranja e não resisti. Desde então tb tenho feito muitas vezes.

  3. Que belo bolo, amiga! Também tenho saudades do tempinho fresco, com os dias escuros e o quentinho da nossa casa de onde nem sequer apetece sair… Mas esse tempo tinha eu quando vivia "no continente"; aqui na Madeira o clima é mais ameno e faz-me ter saudade do frio e da chuva!! Beijinhos.

  4. Parece ser delicioso, gostava de esperimentar mas era preciso saber onde encontro as sementes de papoila se alguem conseguir me dar a resposta agradeço

    bjinhos

  5. As sementes de papoila usadas são próprias para usar em bolos e pães (inclusivamente vem designado na embalagem "para panificação") e odem comprar-se em lojas de produtos naturais como o Celeiro e também na área de produtos naturais do continente, jumbo ou Pingo Doce.

  6. Gasparzinha e Joana:

    Realmente não reparei (ou não sabia, ou não me podia sequer lembrar…)que a laranjinha já tinha colocado um bolo quase igual. Estive a lêr, e realmente acho que só difere na quantidade dos ovos. Curiosamente tivemos a mesma ideia: pegar numa receita de bolo de iogurte e juntar a fantástica combinação de sementes de papoila e limão.
    Isto só mostra o quanto 1 bolo pode ser versátil e como não há nada como experimentar e inventar. E além disso prova que na cozinha dificilmente se imagina ou cria algo que alguém nunca tenha feito!
    (Só para não haver mal entendidos – eu nunca tive nenhum tipo de problemas em utilizar receitas de outros blogues ou livros, e nunca deixei de colocar a fonte. Neste caso aconteceu 2 pessoas lembrarem-se de fazer a mesma coisa com um simples bolo de iogurte. É impossível ter registo de todas as receitas publicadas em todos os blogues de culinária existentes.Eu até tenho de confirmar se não me repito a mim mesma…..)

  7. Parabéns pelo bom gosto pela escolha desta receita.

    Já experimentei tanto a versão original do 5/4 de Laranja ( http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/03/bolo-de-iogurte-com-limo-e-sementes-de.html ) como a versão com cobertura de mascarpone feita pelas simpáticas Three Fat Ladies ( http://threefatladies.blogspot.com/2010/09/bolo-de-iogurte-com-sementes-de-papoila.html ) que também aconselho. Vai ver que vai gostar!

    Gostei muito do seu texto, especialmente aquela parte do "Mas agora não. Ainda não.". Fez-me lembrar a prodigiosa prosa a que estamos habituados a ler no Gourmets Amadores. Não sei se conhece: http://gourmets-amadores.blogspot.com/2010/10/robalos-com-tomilho-limao.html ?

    Parabéns pelo seu blogue que tento acompanhar com regularidade.

    Beijinhos,

    Cristina.

  8. este bolo tem um aspecto delicioso mas onde é que eu vou procurar as sementes de papoila???? posso fazer o bolo sem esse ingrediente??? mil beijinhos amiga, bom fim-de-semana!! vou deixar-te aqui os links dos meus blogues para que tu possas ir visitando e comentando tambem.
    http://coisinhasdaavonsandra.blogs.sapo.pt meu blogue pessoal onde escrevo tudo o que me vem à cabeça
    http://mundodamusicadois.blogs.sapo.pt
    http://reflexoesmaisreflexoes.blogs.sapo.pt para as pessoas reflectirem
    http://vidadosanimais-vida.blogs.sapo.pt se fores comentar ganhas uma plaquinha
    http://mundodepoesiadois.blogs.sapo.pt

  9. Olá, por acaso quando li a receita lembrei-me que também já tinha feito este fantástico bolo… e por acaso foi no cincoquartosdelaranja.blogspot.com que tinha visto pela primeira vez!

    Muitos parabéns pela selecção desta receita! :o)

  10. Olá Bom Dia!
    antes de mais, parabéns pelo seu livro, só reflecte o reconhecimento do seu empenho aqui no blog! Já fiz muitas receitas e fui sempre bem sucedida, então este bolo é sempre um sucesso. Gostava de fazê-lo para o aniversário da minha irmã (já que ela gosta tanto) e estava a pensar se posso recheá-lo com lemon curd (a receita que postou aqui é tentadora). fico à espera de resposta!
    Obrigada e muito sucesso

  11. Olá.
    Estou encantada e deliciada. 🙂
    Fiz este bolo, e ficou uma maravilha.
    Parabéns pelo fantástico blog (e pelo livro também).

    Obrigada 🙂

  12. Olá!
    Que blog e receitas maravilhosas!
    Tornou-se o meu principal motor de pesquisas sempre que preciso de boas receitas.. estou desejosa de ter o livro.
    Ontem foi a vez de experimentar este bolo de limão (sem as sementes de papoila porque não as tinha) e é divinal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *