Eu gosto do Outono e estava cheia de saudades dos dias mais curtos, do tempo mais fresco, da chuva e dos dias cinzentos. Tal como daqui a uns meses terei saudades do Verão e do calor. Mas agora não. Ainda não. Agora é tempo das tardes de domingo no sofá, com uma manta pelas pernas, e de sair de lá apenas para fazer bolos saborosos para comer com um chá quentinho. Como este que trago hoje!
Ingredientes:
4 ovos
1 iogurte natural – 125g – (ou de limão se conseguirem encontrar )
3x a medida do iogurte de açúcar (mal cheia)
3x a medida do iogurte de farinha
1x a medida do iogurte de óleo
sumo e raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1clh chá de fermento
Preparação:
Numa taça misture o iogurte, a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente depois os ovos, as sementes de papoila, o óleo e o sumo e raspa do limão. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.
Unte e polvilhe com farinha uma forma de buraco. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade antes de servir.
Bom Apetite!
24 respostas
Bom dia,
Que delícia, vou fazer no fim de semana 🙂
beijos
Que lindo ficou o bolo, parabéns!
Adoro o efeito das sementes de papoila.
Olá! Tem muito bom aspecto. Eu costumo comer o do Starbucks e adoro. Onde posso encontrar as sementes de papoila?
Obrigada e um beijinho
Olá, já retirei a receita, para fazer um destes dias. Obrigada 🙂
Fica um bolo bonito e bom! 🙂
Lembro-me de quando o vi pela primeira vez no 5 quartos de laranja e não resisti. Desde então tb tenho feito muitas vezes.
Realmente as sementes dão um toque bem engraçado, combinadas com o limão fica um bolo bem delicioso!
Que belo bolo, amiga! Também tenho saudades do tempinho fresco, com os dias escuros e o quentinho da nossa casa de onde nem sequer apetece sair… Mas esse tempo tinha eu quando vivia "no continente"; aqui na Madeira o clima é mais ameno e faz-me ter saudade do frio e da chuva!! Beijinhos.
há sementes de papoila no P.Doce?
Parece ser delicioso, gostava de esperimentar mas era preciso saber onde encontro as sementes de papoila se alguem conseguir me dar a resposta agradeço
bjinhos
lisarcDeve ser muito gostoso…mas onde posso eu encontrar as sementes de papoila?
As sementes de papoila usadas são próprias para usar em bolos e pães (inclusivamente vem designado na embalagem "para panificação") e odem comprar-se em lojas de produtos naturais como o Celeiro e também na área de produtos naturais do continente, jumbo ou Pingo Doce.
Mais uma receita fresquinha no meu blog 🙂
http://mefrancesca.blogspot.com/
Fiz ontem esta receita mas usei sementes de chia em vez das de papoila (não tinha em casa).
Ficou muito bom!
bjs
DB
Ja esta no forno!!!! Ja cheira. So falta provar!!! Obrigada pelas receitas.
Presumo que a Gasparzinha se estivesse a referir a esta receita que já foi feita cá em casa inúmeras vezes com excelentes resultados: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/03/bolo-de-iogurte-com-limo-e-sementes-de.html
Parabéns à Colher-de-pau por tão bom gosto nesta "reprise"!
Gasparzinha e Joana:
Realmente não reparei (ou não sabia, ou não me podia sequer lembrar…)que a laranjinha já tinha colocado um bolo quase igual. Estive a lêr, e realmente acho que só difere na quantidade dos ovos. Curiosamente tivemos a mesma ideia: pegar numa receita de bolo de iogurte e juntar a fantástica combinação de sementes de papoila e limão.
Isto só mostra o quanto 1 bolo pode ser versátil e como não há nada como experimentar e inventar. E além disso prova que na cozinha dificilmente se imagina ou cria algo que alguém nunca tenha feito!
(Só para não haver mal entendidos – eu nunca tive nenhum tipo de problemas em utilizar receitas de outros blogues ou livros, e nunca deixei de colocar a fonte. Neste caso aconteceu 2 pessoas lembrarem-se de fazer a mesma coisa com um simples bolo de iogurte. É impossível ter registo de todas as receitas publicadas em todos os blogues de culinária existentes.Eu até tenho de confirmar se não me repito a mim mesma…..)
Parabéns pelo bom gosto pela escolha desta receita.
Já experimentei tanto a versão original do 5/4 de Laranja ( http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/03/bolo-de-iogurte-com-limo-e-sementes-de.html ) como a versão com cobertura de mascarpone feita pelas simpáticas Three Fat Ladies ( http://threefatladies.blogspot.com/2010/09/bolo-de-iogurte-com-sementes-de-papoila.html ) que também aconselho. Vai ver que vai gostar!
Gostei muito do seu texto, especialmente aquela parte do "Mas agora não. Ainda não.". Fez-me lembrar a prodigiosa prosa a que estamos habituados a ler no Gourmets Amadores. Não sei se conhece: http://gourmets-amadores.blogspot.com/2010/10/robalos-com-tomilho-limao.html ?
Parabéns pelo seu blogue que tento acompanhar com regularidade.
Beijinhos,
Cristina.
este bolo tem um aspecto delicioso mas onde é que eu vou procurar as sementes de papoila???? posso fazer o bolo sem esse ingrediente??? mil beijinhos amiga, bom fim-de-semana!! vou deixar-te aqui os links dos meus blogues para que tu possas ir visitando e comentando tambem.
http://coisinhasdaavonsandra.blogs.sapo.pt meu blogue pessoal onde escrevo tudo o que me vem à cabeça
http://mundodamusicadois.blogs.sapo.pt
http://reflexoesmaisreflexoes.blogs.sapo.pt para as pessoas reflectirem
http://vidadosanimais-vida.blogs.sapo.pt se fores comentar ganhas uma plaquinha
http://mundodepoesiadois.blogs.sapo.pt
Olá, por acaso quando li a receita lembrei-me que também já tinha feito este fantástico bolo… e por acaso foi no cincoquartosdelaranja.blogspot.com que tinha visto pela primeira vez!
Muitos parabéns pela selecção desta receita! :o)
eu tambem andava cheia de saudades deste tempo
e tao bom ficar a preguiçar no sofa
que bolo tao bom
beijocas
VISITE BLOGDASUTILIDADESDIARIAS.BLOGSPOT.COM
LA TEM RECEITAS DELICIOSAS.
Olá Bom Dia!
antes de mais, parabéns pelo seu livro, só reflecte o reconhecimento do seu empenho aqui no blog! Já fiz muitas receitas e fui sempre bem sucedida, então este bolo é sempre um sucesso. Gostava de fazê-lo para o aniversário da minha irmã (já que ela gosta tanto) e estava a pensar se posso recheá-lo com lemon curd (a receita que postou aqui é tentadora). fico à espera de resposta!
Obrigada e muito sucesso
Olá.
Estou encantada e deliciada. 🙂
Fiz este bolo, e ficou uma maravilha.
Parabéns pelo fantástico blog (e pelo livro também).
Obrigada 🙂
Olá!
Que blog e receitas maravilhosas!
Tornou-se o meu principal motor de pesquisas sempre que preciso de boas receitas.. estou desejosa de ter o livro.
Ontem foi a vez de experimentar este bolo de limão (sem as sementes de papoila porque não as tinha) e é divinal!