Marmelada Rápida

Acho que depois de ter feito marmelada desta maneira, nunca mais a farei de outra forma. É muito mais fácil, pois não é preciso descascar os marmelos – a pior parte – e ainda por cima demora apenas 10 minutos a cozer! Uma receita ideal para estes tempos modernos.

Ingredientes:

Marmelos

açúcar

água

Preparação:

Lave muito bem os marmelos com a ajuda de um esfregão para retirar o “pêlo” que parecem ter. Corte-os depois em quartos e retire-lhes o caroço (guarde os caroços para fazer geleia de marmelo). Não os descasque.

Pese os marmelos, e por cada quilo junte 800g de açúcar e 1dl de água.

Coloque tudo na panela e pressão e feche-a bem. Leve ao lume e assim que a vávula de pressão estiver no máximo (quando começar a deitar vapor) deixe cozinhar 10 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. (Quando abrir a panela vai-lhe parecer que tem líquido a mais, mas é mesmo assim)

Passe depois tudo com a varinha mágica e coloque depois a marmelada em tacinhas para secar. Ao fim de alguns dias embebe um pouco de gaze em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco ou como de imediato.

Bom Apetite!

49 respostas

  1. Adorei a receita, pois para fazermos um bom doce por vezes temos de ficar horaaaaaaaaaaaaaas de volta do fogão.

    boa semana

    beijos marmita

  2. Fantástico! Apesar da marmelada ser um dos mitos culinários cá de casa 🙂 Esta é a forma de me fazer querer quebrar o mito e experimentar! Grande dica! Um beijinho

  3. Então para ser na panela de pressão., tem que ser mesmo só os 800 g… não cabe mais pois não ? e não fica com "grumos" por causa da casca ??

  4. Pois não sabia que se podia fazer marmelada com casca.
    É que dá taaaaannnnnto trabalho descascar o raio dos marmelos. Já para não falar que ficamos com as mãos feitas num 8.
    Assim q tiver marmelhos por aqui a abundarem vou experimentar 🙂

    1. Olá Francesca!

      Já experimentou cozinhar os marmelos inteiros na panela de pressão ( não precisa de ser muito tempo), esperar esfriar e descascar e cortar depois? É muito mais fácil e evita acidentes como já me aconteceu a mim.
      Confesso que evitava fazer marmelada porque a parte em que empunhava a faca para "assassinar" o raio dos marmelos era o mais complicado!

  5. Caro Anónimo:

    Não, a marmelada não fica com nenhum grumo. Fica exactamente igual à feita sem casca.
    Quanto à quantidade a fazer na panela de pressão, depende da capacidade desta, que nunca deve ser utilizada com mais de 2/3 da sua capacidade.
    Eu, como tenho uma panela de pressão grande consegui fazer de uma vez só 2 quilos de marmelo (+ 1600g de açúcar e 2 dl de água).

  6. A marmelada fica muito melhor com passe-vite do que com varinha magica.

    Deve-se usar recipientes de vidro que tenham sido fervidos e desinfectados porque se alguma bacteria estiver presente nos cantos do recipiente pode causar problemas de saude.

    Tambem gostaria de avisar que o uso de plásticos policarbonato (transparentes) porque o calor faz libertar uma toxina chamada Bisfenol A, um disruptor endócrino. (na foto parecem ser recipientes de plastico).

  7. Já faço a marmelada assim há alguns anos. É muito mais fácil e rápido.
    Com o passar do tempo, há tendencia ao aparecimento de bolor na marmelada (por cima). A aguardente, é para evitar a formação desse mesmo bolor.

  8. Podemos utilizar a tecnica da aguardente em todos os doces ou compotas de fruta? obrigada por responderem a estas questões de uma pricipiante.

  9. A minha receita de marmelada é quase igual a esta. A única diferença é que a coloco numa panela ao lume e depois de levantar fervura conto 30 minutos. No final tituro tudo com a varinha mágica.

  10. Adorei a receita.
    A cor esta linda e a consistência
    prefeita. Tenho que experimentar
    esta receita assim que tiver um tempinho. Beijinhos

  11. Olà !
    obrigada por esta receita muita simples de fazer !!! Foi um prazer de a fazer e de ver o resultado que parece exatamente como a marmelada que a minha mae fazia quando eu era pequena… uma beleza !
    Muita obrigada !!!
    Jà partilhei esta receita sua com conhecidos aqui em França !!!
    Beijos,
    Aletria

  12. Não gosto de marmelada mas o meu pai já me disse que tem uns marmelos para eu fazer a dita… acho que vou seguir a tua receita, como sempre 🙂

    1. eu tamb faço assim,mas como nao se come a marmelada de uma só vez meto a restante no congelador e kando a kizer consumir é só tirar e nao ganha belor,fica a ideia!

    1. Nazareh,
      Obrigada pelas palavras. Também voltei a fazer hoje.
      É a minha receita favorita de marmelada.
      Um beijinho,
      Joana

  13. Ontem à noite pus esta receita em prática. É realmente rápida e fácil e a marmelada fica encarniçada e docinha… pena ter feito o dobro da receita e a panela de pressão não ter achado muita piada 🙂 🙂
    Marmelada para os cabazes de Natal – ok 🙂
    Obrigada pela partilha desta e de tantas maravilhosas receitas.
    Votos de sucesso.
    Beijinho

    1. Obrigada Lipa.
      É preciso ter atenção à capacidade da panela de pressão!!
      Mas se no fim tudo correu bem….
      Um beijinho,
      Joana

  14. Antes de mais obrigada pelo fantástico Blog. Adoro. Cada vez que quero cozinhar e não tenho ideias é este o meu primeiro recurso! Nunca tive foi coragem de postar nada! E por falar em coragem, aqui vai a minha história relativamente a esta receita. Ofereceram-me +/- 1,5kg de marmelos e eu ia fazer a marmelada do modo tradicional (já tinha descascado os marmelos e tudo) quando decidi ir ao Blog ver ser havia alguma receita diferente. Conclusão: eu tinha pavor à panela de pressão. Estava arrumada no armário à alguns meses à espera de ser utilizada! E hoje, foi o dia e que decidi deitar o medo ora trás das costas.
    A marmelada ficou excelente!
    Obrigada minha querida!
    As maiores felicidades.

  15. Antes de mais obrigada pelo fantástico Blog. Adoro. Cada vez que quero cozinhar e não tenho ideias é este o meu primeiro recurso! Nunca tive foi coragem de postar nada! E por falar em coragem, aqui vai a minha história relativamente a esta receita. Ofereceram-me +/- 1,5kg de marmelos e eu ia fazer a marmelada do modo tradicional (já tinha descascado os marmelos e tudo) quando decidi ir ao Blog ver ser havia alguma receita diferente. Conclusão: eu tinha pavor à panela de pressão. Estava arrumada no armário à alguns meses à espera de ser utilizada! E hoje, foi o dia e que decidi deitar o medo ora trás das costas.
    A marmelada ficou excelente!
    Obrigada minha querida!
    As maiores felicidades.

  16. Sou Brasileiro, mas tenho ascendência portuguesa (o vô era imigrante). Adorei a sua receita. Aqui no Brasil, as marmeladas enlatadas estão difíceis de encontrar (e caras). Se come muita goiabada no Brasil (para quem não sabe, goiabada é um doce brasileiro igual a marmelada, mas se usa a fruta goiaba, no lugar do marmelo). Tem a bananada (de banana), marron glacê (não o de castanhas, e sim de batatas-só o nome),cajuada (de cajú) abobora com coco (de corte). E muitas receitas, no Brasil, também fazemos na panela de pressão, especialmente o feijão e a mandioca (um tipo de raiz). Pois aqui o gás (a base dos fogões brasileiros) é caríssimo. Dúvida: Dá para fazer com outros tipos de frutas?

  17. Boa noite Joana,
    Também eu fui uma feliz contemplada com vários marmelos caseiros, e confesso que costumo fazer a marmelada (com casca) mas uso robot de cozinha – a bimby.
    Adorei a tua ideia, principalmente o tempo que demora.
    Aproveito para questionar se aconselhas alguma panela de pressão… é daquelas coisas que nunca tive mas que estou tentada a pedir como presente. Sugeres alguma em especial?

    Muitos beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

  18. Muito obrigada pela receita fiz como publicou a sua receita e ficou uma ótima marmelada por isso venho agradecer imenso porque não precisamos estar ali imensas horas o meu mais sincero agradecimento e um beijo enorme

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *