Empada de Frango

A vontade de fazer empadas surgiu depois de uma ida ao supermercado. Ali estavam elas, alinhadas, douradas e apetitosas. E eu resisti à vontade de as comprar, pensando para com os meus botões (e com alguma presunção) que conseguiria certamente fazer melhor. Ficou então destinado que o frango acabado de comprar para o jantar do dia seguinte, seria para preparar deliciosas empadinhas.

Claro que no dia seguinte as empadas já não me pareciam assim tão boa ideia. Ainda me apetecia comê-las, mas não estava com grande vontade de forrar formas e forminhas de massa. Portanto, a solução encontrada, foi fazer uma empada em tamanho familiar! Aqui está ela.

Ingredientes para 1 empada familiar ou cerca de 12 empadas pequenas:

1/2 frango

1 cenoura

1 cebola

4 cravinhos

grãos de pimenta

1 raminho de salsa

5 colheres de sopa de vinagre

sal q.b.

1 pitada de noz moscada

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de maisena

2 gemas de ovo

350g de farinha

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água e acrescente o frango, a cenoura descascada, a cebola com os cravinhos espetados, os grãos de pimenta, a salsa, o vinagre e tempere de sal. Quando o frango estiver cozido retire, deixe arrefecer e desfie. Coe depois o caldo ca cozedura e reserve.

Leve um tacho ao lume com o azeite e junte o frango desfiado e a cenoura cozida previamente esmagada com um garfo. Desfaça a maisena e 1 gema de ovo num pouco de caldo da cozedura e acrescente ao frango. Deixe engrossar acrescentando mais caldo se necessário, de modo a ficar um bechamel grosso. Rectifique os temperos e acrescente a noz moscada. Deixe arrefecer

Prepare a massa. Numa taça coloque a farinha e acrescente, pouco a pouco, o restante caldo da cozedura do frango até obter uma massa que possa estender. Estenda a massa em dois discos e  forre com um uma tarteira de fundo amovível. Espalhe sobre a massa o recheio de frango e feche com o outro disco de massa pressionando bem as pontas para fechar.

Pincele com a outra gema de ovo desfeita numa colher de sopa de água e leve a forno quente (200ºC) cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.

Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

26 respostas

  1. a mim também me aborrece fazer as empadas pequeninas… e esta parece ser a solução para quem tem este problema 🙂 ficou com muito bom aspecto 🙂

    bjs

    ana

  2. O facto de ter que forrar as forminhas é o que por vezes me faz desistir da ideia.
    Mas agora que nos deste a dica de uma empada familiar acho que vai haver mais motivação =)
    Óptimo asepcto!
    Beijinhos

  3. Boa solução!
    Fazer empadas pequenas assusta sempre quando temos que forrar as forminhas, também me acontece e faço tal como tu, saí uma empada extra-large 😉
    Bjns

  4. realmente forrar as forminhas todas tira um pouco de vontade sobretudo depois de um longo dia de trabalho
    mas esta uma empda de tamnanho XL bem boa
    beijinhos

  5. Ola, sou fã das suas receitas, e confesso k adorei essa, e tenho uma pergunta,eu tenho um tabuleiro em formas pequenas, dividido em 24 formas, se fizer aí as empadinhas posso depois congelar as empadas em massa crua? Não tenho muita experiência na cozinha. Obrigada pela ajuda.:-)

  6. Alex:

    Sim, poderá congelar a massa em cru, apesar de pessoalmente achar sempre que ficam melhor congeladas depois de cozinhadas.
    Para congelar em cru no tabuleiro depois de prontas basta envolver bem o tabuleiro em película aderente (algumas voltas de preferência) e depois com papel de alumínio e assim congelar.

    Espero ter ajudado.
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *