Biscotti de Nozes

Os “biscotti” são uns biscoitos originários de Itália e têm como particularidade, para além de  não levarem nenhum tipo de fermento ou de gordura, serem cozinhados duas vezes,. São muito crocantes o que os torna perfeitos para servir com café, chá e até licores e Vinho do Porto.

Estes que aqui trago têm ainda a vantagem de não levarem gemas, o que os torna óptimos para aproveitamentos de claras.

Deixo-vos esta sugestão para este fim de semana, e quem sabe, para os vossos cabazes de natal!

Ingredientes para cerca de 35 unidades:

3 claras

75g de açúcar

1 colher de chá de canela

110g de farinha de trigo

110g de nozes

Preparação:

Ligue o forno e regule-o nos 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (com cerca de 25cm) e forre-a com papel vegetal.

Bata as claras em castelo até ficarem firmes mas não muito duras. Acrescente depois o açúcar aos poucos até ficar bem incorporado, e sem parar de bater. Acrescente depois a canela, a farinha e as nozes e mexa bem.

Coloque a mistura na forma alisando a superfície e leve a assar cerca de 30 minutos ou até estar ligeiramente dourado e cozido. Retire do forno e deixe arrefecer.

Com uma faca de serrilha corte o bolo em fatias de cerca de 3mm, e coloque depois as fatias num tabuleiro.

Leve novamente ao forno (150ºC) durante cerca de 15 minutos (virando-os a meio tempo) até os biscotti estarem levemente dourados, crocantes e secos. Deixe arrefecer e guarde num recipiente fechado.

Sirva como acompanhamento de café ou chá.

Bom Apetite!

30 respostas

  1. Que maravilha amiga,já tinha feito com outro género de bolos uns palitinhos crocantes,mas os teus ficaram olha na lista de espera,bjokinhas

  2. Que belos!…
    há que tempo que ando para experimentar uma receita destas!…
    Ah, e uma curiosidade: o nome "biscotti" vem precisamente do facto de serem bolos cozidos duas vezes: bis (duas vezes) cotti (cozinhados / cozidos)
    Babette

  3. Gostei muito desta receita….E, já que falas de cabazes de natal, correndo o risco de me tornar repetitiva e de já não me puderes aturar, achas que se conservam bem? Com que antecedência achas que posso cozê-los? Bem….preciso de me organizar e prometo uma foto dos meus cabazes, inspirados nos teus e nas tuas dicas, boa? Um beijinho grande 🙂

  4. Que delicia!! Gosto muito de biscott.
    Então acompanhados por um chazinho,
    são uma delicia 🙂 Os teus ficaram
    prefeitos e muito bonitos.
    Beijinhos

  5. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e sucesso

  6. Os biscotti estão há muito tempo na minha 'to do list', mas ainda não consegui passar da teoria à prática… pela descrição, estes ficaram óptimos! Costumo ver mais versões com amêndoa, mas estes com noz estão igualmente apetitosos!
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

  7. Já experimentei, ficaram mesmo muito bons, recomendo!!! embora tenha substituído as nozes por amêndoas porque não gosto de nozes..

    Obrigada pela partilha, já consta também do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *