Bolo de Natal

Os afazeres de Natal aqui por casa são mais que muitos. Presentes para embrulhar e os cabazes de natal para terminar.

A minha mesa da sala de jantar parece um verdadeiro atelier, cheio de cestos e latas, fitas coloridas, tesouras, etiquetas..o que não é habitual para mim que gosto de ter sempre tudo arrumado. Mas é Natal, ninguém leva a mal!

Aos poucos vão-se fazendo mais umas coisinhas para oferecer. Desta vez um bolo de natal!

O ano passado, depois de ver o Bolo da Lata preparado pela Margarida, do Figo Lampo, decidi de fazer algo semelhante este ano. Mas apesar de a receita usada pela Margarida me parecer deliciosa, eu queria uma receita diferente, mais ao estilo do “Christmas Fruit Cake”. Até porque tinha a necessidade de que os meus bolos pudessem ser feitos com alguma antecedência para me pouparem correrias de ultima hora. Procurei e pesquisei diversas receitas e decidi criar o meu próprio bolo de natal, com base no que tinha visto. E aqui está ele! Um bolo que pode e deve ser feito com algumas semanas de antecedência para “envelhecer”. Que se conserva perfeitamente e que fica mais delicioso a cada dia que passa.

Os meus foram feitos esta semana, estarão perfeitos para oferecer no Natal e ainda podem aguentar mais algumas semanas  antes de serem consumidos. (Sim, eu testei a receita antes de a colocar aqui e de a ir oferecer!)

Este não é um bolo muito grande – foram cozidos numa lata de 17cm de diametro – e fica baixinho e consistente, (como o bolo de mel da Madeira). E não roubem na quantidade de whisky, pois é o alcool que permite que o bolo se conserve por várias semanas!

Ingredientes para 1 bolo pequeno:

90g de manteiga à temperatura ambiente

90g de uvas passas (usei sultanas douradas e passas)

60 + 60ml de whisky

50g de açúcar amarelo

1 ovo

75g de farinha de trigo

60ml de mel

1 pitada de sal

1/2 colher de chá de canela

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de leite

25g de nozes

Preparação:

Ponha as passas de molho em 60ml de whisky.

Barre uma lata de 17cm de diametro (ou mais pequena) com manteiga e forre-a com papel vegetal.

Entretanto bata a manteiga com o açúcar e junte o ovo. Acrescente depois a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela. Misture bem. Junte agora o mel e o leite, acrescente as passas e o líquido onde estiveram de molho e as nozes.

Coloque a mistura na lata forrada com papel vegetal e leve ao forno quente (175ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado e bem dourado. Retire e deixe o bolo arrefecer na lata 10 minutos.

Ao fim deste tempo pique o bolo com um palito e regue com os restantes 60ml de whisky. Deixe arrefecer completamente.

Retire depois o bolo da lata embrulhe-o no papel vegetal onde cozinhou e depois volte a embrulhar, desta vez em papel de alumínio e volte a colocá-lo dentro da lata. (Se fizer para oferecer embrulhe-o também em papel de seda, e não se esqueça de juntar um pequeno cartão de boas festas!)

 Feche a lata e deixe “envelhecer” entre 2 até 6 semanas antes de consumir.

Bom Apetite!

34 respostas

  1. Que interessante!!!Adorei e vou pensar nisso para o ano que vem,
    estão lindos, adoraria estar aí por perto e ganhar uma lata dessas, hummm.Bjs querida!

  2. Também adorei amiga quando ela o fez,mesmo muito,agora acabaste-me de convencer,bjokinhass

    p.s.-fiz o teu bolo de azeite e mel fantástico,bjokinhas

  3. Parabens amiga lindas ofertas, podemos oferecer prendas sem gastar muito dinheiro e estas caseirinhas sam as mais apreciadas(no meu ponto de ver).

    Beijocas

  4. Uma idea fantástica. Ser possivel fazer com tempo, com a vantagem de quanto mais tempo melhor fica, mnham… :)como sempre sugestões fantasticas

  5. olha lá, maria colher-de-pau, como é que eu faço para me habilitar a um bolinho desses?
    é que com tanta publicidade que eu faço ao teu blog e às tuas receitas, bem que podias mandar uma latinha para a minha casa… eh eh eh
    estou a brincar, claro!
    a receita é fantástica e ainda por cima pode ser feito com muito tempo de antecedência.

  6. Ola bom dia
    Sou uma admiradora de todas as paginas de culinaria e gosto mto de voltar sempre aki e ver tantas delicias k aki nos mostra e esta ideia foi genial, gostava só k me dissesse se for possivel pk é k nos meus bolos de fruta, as frutas vao sempre para o fundo do bolo gosto tanto de ver os bolos com todos akeles coloridos pelo meio
    obg

  7. Eu tenho uma pergunta.
    A lata com tantas decorações não se estraga em ir ao forno?
    A ideia parece-me excelente para qualquer altura do ano 😉
    Beijo

  8. Cá nos Açores o nosso típico bolo de Natal é deste género, com frutas cristalizadas, frutos secos e alguma bebida alcoólica. Há diversas versões, mas é imprescindível na mesa de Natal!
    Como referiu, deve ser feito com antecedência (fiz o meu no dia 3) e há quem costume congelar de um ano para o outro e diz que fica delicioso.
    Muitos parabéns pela sua ideia!

  9. Parabéns pelo blog fantástico ! Não passa um dia sem eu cá vir ! Aprecio muito todas as receitas e sobretudo a apresentação que têem , afinal os olhos também comem. Já tinha feito a minha pesquisa para as ofertas de natal e já me tinha deparado com as caixas com os bolinhos do blog da Margarida. Achei uma idéia magnifíca, mas surgiu-me na altura a mesma dúvida que agora… Onde posso encontrar essas caixinhas tão giras e vistosas ? Obrigado e continuação de bons cozinhados

  10. Olá Colher-de-Pau,
    Antes de mais, deixe-me agradecer a sua generosidade por partilhar todas estas receitas deliciosas connosco. E deixe-me dizer-lhe que gostei muito de a "conhecer" na INDEX deste fim-de-semana… 🙂
    Tenho uma pergunta: esta lata que utiliza, é uma daquelas latas de bolachas? E leva ao forno com tampa? E será que o bolo pode ser feito numa forma normal?
    Obrigada pela atenção e pela partilha!
    Bjs
    Sandra

  11. Olá:-)
    fico de boca aberta com cada post teu.Estou viciada nos teus blogs,nem sempre comento,o que faço mal,pois tu mereces toda a nossa atenção.Obrigada por nos partilhares sempre ideias fabulosas.Beijinhos

  12. Mais uma das tuas fabulosas ideias e receitas!!! Que giro! Sabes que tenho tido o mesmo dilema: encontra receitas que possa fazer com alguma antecedência! Acho que esta me vai ajudar! Um beijinho 🙂

  13. Adoro! Mais uma boa ideia!

    E têm mesmo de ser guardados na lata? Não basta o papel de alumínio? É que essas latas não são fáceis de encontrar…

    Muitos parabéns pelo blog!

  14. que belo bolinho
    acho e esquisito sem ver se se aguenta
    nos ca e que nao temos esse habito mas este bolo seduziu-me tenho que tentar
    beijinhos

  15. Acabei agora mesmo de fazer o bolo de Natal. É fácil e cheira muito bem! Forro sempre as formas com papel vegetal, mas desta vez forrei
    um tachinho de barro, pq era mais pequeno e mesmo à medida para uma lata de bolos que já tinha. Veio mesmo a calhar, pq ingredientes tb havia… Mais uma vez obrigada pelo blogue. Estamos ansiosos por ver o resultado daqui a 2 semanas! BOM NATAL para si, colher de pau!

  16. Parabéns pelo Blogg.
    Tive acesso a ele porque calhou passar os olhos pela TV …. e despertou a minha curiosidade. Isto pq também sou uma adepta das coisas "hand made"….
    E a sua partilha é já uma PRENDA !

    Mas tenho uma dúvida…. as latas de bolo podem ser as dos biscoitos de compra? E será q tb se podem embalar só em papel ….que não perde as qualidades?

    Vou ser sua fã….

  17. Belinhas Gulosa:
    Já tinha visto no teu blogue que tinhas feito o bolo. Ficou lindo. E é delicioso, não é?

    Rosa:
    Se passar as frutas por farinha antes de as colocar nos bolos, vai ver que elas não vão todas parar ao fundo dos bolos.

    Orquídea:
    Por mais surpreendente que possa parecer, as latas da foto foram as que foram ao forno com o bolo. E mantiveram-se impecáveis.

    Elsa:
    Estas latas foram compradas no De Borla, mas em qualquer loja de artigos de casa, nas lojas chinesas e até supermercados encontrará latas à venda.

    Saudita:
    Sim, é utilizada uma lata normal de bolachas, mas vai ao frono sem tampa. A tampa só é colocda depois para guardar o bolo enquanto este envelhece.

    Ana e Gota de água:
    Se não encontra as latas, depois de as embrulhar com papel de alumínio, o melhor mesmo é colocá-las numa caixa plástica ou noutro recipiente fechado.

  18. Adorei a idéia …

    Pro ano que vem já sei como me programar …

    Aqui em casa vai ter um Natal bem português…

    Um abraço e feliz festas…

  19. Mas que rica idéia, ando sempre a "vasculhar" coisas diferentes e deparei-me com este bolo, pró ano serei eu a fazer sucesso. Obrigada 😉

  20. Boa Tarde!

    Joana, essas latas (as que vemos nas fotografias) aguentam ir ao forno com os bolos? Não ficam amareladas no interior nem perdem as cores exteriores?

  21. Olá, Joana
    Graças às tuas brilhantes ideias, este ano estou a pensar oferecer o bolo de Natal em lata. Só tenho duas dúvidas que gostava muito que me esclarecesses.
    1ª Este bolo leva algum tipo de fermento?
    2ª Se fizer esta semana o bolo será que o mesmo estará comestível daqui a 4 semanas? (Tens noção do tempo médio de validade?) Tenho mesmo receio que o bolo não se aguente tanto tempo em boas condições.
    Obrigada pela tua resposta e continuação de óptimas inspirações.

  22. luarte:

    o bolo não leva nenhum tipo de fermento, e acredita que podes perfeitamente fazer com antecedência que dura e fica ainda melhor. Mas tens de seguir todas as indicações mesmo. Não cortes no alcool, nem no açúcar e segue mesmo estes passos para a conservação.
    o ano passado fiz em novembro para oferecer no dia 25 de dezembro e ficaram deliciosos e foram muito elogiados. Até porque estes bolos podem durar cerca de 10 semanas.
    espero ter ajudado
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *